segunda-feira, 20 de julho de 2009

Recordar é viver - Fluminense 3, Peñarol 0

Rio de Janeiro, 20 de julho de 1952.

Amigos, vocês se lembram da derrota de 1950. Foi uma humilhação pior que a de Canudos, uma vergonha que ainda dói na carne e na alma de cada brasileiro. Os uruguaios ganharam da nossa Seleção, no grito e no dedo-na-cara. E não me venham dizer que a Seleção é apenas um time. Não. Se uma equipe entra em campo com o nome do Brasil e tendo por fundo musical o hino nacional, é como se fosse a pátria em calções e chuteiras, a dar botinadas e a receber botinadas.

Pois bem, no último dia 16 a tragédia completou dois anos, embora tenhamos a dolorida impressão de que foi ontem. Mas hoje tivemos a reedição da batalha: o Brasil vestido de branco, e o Uruguai vestido de preto e amarelo. Escorria gente pelas paredes do Maracanã: eram dezenas de milhares de fanáticos sedentos com o desejo da revanche. Desta feita, são os uruguaios que possuem a melhor campanha, e portanto o direito de empatar. Os brasileiros do Fluminense tinham que vencer. Era essa a atmosfera do confronto que encerraria a primeira fase da Copa Rio, o Campeonato Mundial de Clubes.

O Peñarol, campeão do Uruguai, era o adversário do pó-de-arroz na decisão da chave. O quadro tricolor vem de uma campanha irregular no certame, após o empate com o Sporting Lisboa e a magra vitória sobre o Grasshopper-Club. Resultados pouco convincentes, que faziam o Fluminense entrar no gramado sem a credencial de favorito.

Todavia, desde os momentos iniciais da peleja, o time das Laranjeiras, com uma atuação impetuosa e homogênea, mostrou que o esquadrão campeão carioca ainda estava vivo.

Então surgiu o primeiro gol tricolor, com Marinho, aos 36 minutos de jogo. E ninguém mais duvidava do triunfo sobre o campeão do Uruguai. O jogo prosseguiu movimentado e atraente, com o poderoso esquadrão aurinegro resistindo e valorizando a vitória do Fluminense. Mas, aos 44, Orlando Pingo de Ouro amplia para o Tricolor: 2 a 0.

No jogo do time carioca, mais uma vez se destacava, pelo seu jogo de alta classe, o meia Didi. No quadro de Montevidéu, estavam lá várias estrelas campeãs em 1950. Rodríguez Andrade ficou famoso por anular Zizinho há dois anos, mas hoje não conseguia anular ninguém. Schiaffino e Ghiggia cravaram seus gols na final de 1950, mas hoje esbarravam em Castilho, Píndaro e Pinheiro. Romero, Vidal e Míguez, outros co-autores da tragédia de dois anos atrás, também tinham suas potencialidades amenizadas pela eficiente marcação tricolor.

E então surge o terceiro e definitivo tento, novamente por meio de Marinho. Os 3 a 0 eram a sentença da revanche tupiniquim. Enfiando três gols goela abaixo do Peñarol recheado de heróis de 1950, o Fluminense vingou cada lágrima brasileira do Maracanazo. A revanche verde e amarela estava consumada, para sempre, em verde, branco e grená.

PC

Ficha técnica: Fluminense 3 x 0 Peñarol
Data: 20/07/1952.
Local: Maracanã, Rio de Janeiro.
Fluminense: Castilho; Píndaro e Pinheiro; Jair, Édson e Bigode; Telê, Didi, Marinho, Orlando Pingo de Ouro (Villalobos) e Róbson. Técnico: Zezé Moreira.
Peñarol: Nattero; Davoine e Colturi; Rodríguez Andrade, Nardeli e Romero; Ghiggia, Hohberg, Romay (Míguez), Schiaffino (Abadie) e Vidal. Técnico: Juan Lopez.
Árbitro: Eugen Dinger (Alemanha).
Público pagante: 51.436.
Público presente: 63.536.
Renda: CR$ 1.445.643,30.
Gols: Marinho aos 36 minutos do primeiro tempo; Orlando Pingo de Ouro aos 44 do primeiro tempo; e Marinho aos 30 do segundo tempo.

Fontes de pesquisa:
[1] Anuário do Esporte Ilustrado 1953.
[2] Livro "Fluminense Football Club, Histórias, Conquistas e Glórias no Futebol" (Antonio Carlos).
[3]
Pesquisa de Alexandre Magno Barreto Berwanger.
[4]
Wikipedia.
[5]
Flumania.
[6]
Estatísticas Fluminense.
[7] Documentário do Canal 100 (vídeo abaixo).

Vídeo:

Jogos anteriores do Fluminense na Copa Rio de 1952:



Jogos seguintes:





3 comentários:

  1. URL curta para esse post:
    http://bit.ly/Ete2C

    ------

    No orkut:
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5360609322781381846&na=1&nst=1

    ResponderExcluir
  2. Só por esse jogo o Fluminense já mereceria ser chamado de campeão mundial.
    Só faltava o Didi pro Brasil ganhar em 50.
    Em 52 não faltava mais!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.