quinta-feira, 16 de julho de 2009

América 4, Bonsucesso 0

Amigos, começou hoje a caminhada do Mequinha na Segunda Divisão do Campeonato Carioca de 2009. No acanhado mas ajeitado Estádio Giulite Coutinho, a equipe rubra iniciou bem sua longa jornada, diante de 930 pessoas. Os quatro a zero sobre o Bonsucesso foram facilitados, obviamente, pela expulsão do goleiro adversário, com sete minutos de jogo. Romário, agora dirigente do seu clube do coração, assistiu à partida nas tribunas de Édson Passos.

Os jogos desses certames de divisões inferiores despertam um sentimento único de dramaticidade no torcedor. As semelhanças com as peladas do Aterro do Flamengo aproximam a batalha de sua platéia. Vejam que patético: o Bonsucesso não tem goleiro reserva! E o juiz, sem pena, deu cartão vermelho ao arqueiro titular. E agora, o que fazer? O atacante Gil Bala, resignado, resolveu se oferecer para defender a meta de sua equipe. E que tarefa ingrata ele assumiu, afinal ainda havia o jogo todo pela frente. No primeiro tempo, Gil Bala foi heróico. Nenhum atacante do América conseguiu vazar sua meta. Ele foi uma bastilha inexpugnável, amigos, segurando o zero a zero.

Porém, Gil Bala sucumbiu no segundo tempo. A vantagem numérica passou a fazer a diferença para a equipe rubra, que foi metendo um gol atrás do outro. Gérson, nome de craque, saiu do banco para mudar o jogo. Entrou com a camisa 14, tal qual Johann Cruijff, e meteu dois gols. Gérson foi o primeiro herói do América na longa jornada da ressurreição.

Mas o meu personagem da quinta-feira é mesmo Gil Bala, só pode ser Gil Bala, o arqueiro improvisado. Ele envergava o uniforme do Bonsucesso, mas teve seu nome gritado pela torcida do América, que não é ingrata com os ídolos do passado. No Torneio Rio-São Paulo de 2002, o Mequinha terminou na lanterninha, mas teve em Gil Bala seu artilheiro, com incríveis doze gols.

Gil Bala, na entrevista de fim de jogo, revelou até que o seu filho é torcedor do América, porque escolheu o time quando o pai vestia o uniforme vermelho. Quis o destino que ele fosse para o gol exatamente contra o Mequinha. E ele, com coragem e ousadia, aceitou o desafio. Gil Bala mereceu mesmo a minha ilustre indicação.

PC

4 comentários:

  1. URLs curtas para esse post:
    http://bit.ly/3Nq97
    http://bit.ly/5a3GB

    ResponderExcluir
  2. Time sem goleiro reserva...é tão difícil assim encontrar um Zé Ruela que agarre mais ou menos e dar um dinheirinho a ele???

    Mesmo assim essas diretorias não estão muito longe da dos times grandes, afinal o Flu só tem JP de lateral esquerdo...

    Parabéns pro Mequinha, tomara que retorne a primeira divisão do carioca.

    ResponderExcluir
  3. Eu ri demais com a reportagem do Globo Esporte hiauhauiahiah coisas que só acontecem na Série B do Carioca!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.