sábado, 11 de julho de 2009

Recordar é viver - São Paulo 2, Flamengo 0

São Paulo, 28 de abril de 1993.

Quase cem mil pessoas lotam o Estádio Cícero Pompeu de Toledo. Afinal, vale vaga na semifinal da Taça Libertadores da América. O tricolor paulista luta pelo histórico bicampeonato continental. O rubro-negro carioca é o atual campeão brasileiro. Em suma, um verdadeiro clássico do futebol tupiniquim!

No jogo de ida, no Maracanã, o Flamengo não conseguiu se aproveitar do fato de jogar em casa, e acabou apenas empatando (1 a 1). Assim, o clube da Gávea precisava da vitória no Morumbi: era vencer ou perecer.

Mas o São Paulo de mestre Telê joga fácil. A equipe tem jogadas trabalhadinhas, passes rápidos e precisos, puro futebol-arte. O primeiro gol são-paulino surge de passe espetacular de Palhinha. Quanta classe, amigos, quanta classe! Müller surge na cara do gol, dribla o goleiro Gilmar, e toca para as redes flamengas. São Paulo 1 a 0!

O lateral-direito Vítor fez grande partida, bagunçando o lado esquerdo da defesa do Flamengo. Em um centro perfeito, ele acha Cafu, que manda para o gol: dois a zero. Era a última pá de cal, o golpe final na esperança rubro-negra.

E quem é o grande personagem do jogo? Amigos, não tenho como escolher outra pessoa, que não o mestre Telê Santana. Seu comando inteligente, sereno e firme é o principal segredo do sucesso são-paulino.

O São Paulo Futebol Clube é o Brasil na Libertadores. Faltam quatro jogos para o bi!

PC

Ficha técnica:
São Paulo: Zetti; Vítor, Válber, Gilmar e Ronaldo Luís; Dinho, Pintado, Cafu e Raí; Palhinha e Müller. Técnico: Telê Santana.
Flamengo: Gilmar; Wilson Gotardo, Júnior Baiano, Rogério e Fabinho; Uidemar (Djalminha), Marquinhos, Júnior e Nélio; Marcelinho (Paulo Nunes) e Gaúcho. Técnico: Carlinhos.
Árbitro: Renato Marsiglia (RS, Brasil).
Estádio: Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), São Paulo, SP.
Público presente: 97.831 (97.160 pagantes).

Vídeo dos melhores momentos:

4 comentários:

  1. Fontes:
    - http://spfcpedia.blogspot.com/2007/11/tops-10.html
    - http://www.rsssf.com/sacups/copa93full.html
    - http://br.geocities.com/nacaotricolorspfc/estatisticas.htm

    ResponderExcluir
  2. Estamos precisando mesmo recordar para viver. Saudades desse tempo em que os jogadores do tricolor davam show em campo sob o comando do genial Telê. Valeu pelo post. Saudações tricolores (o de São Paulo).

    ResponderExcluir
  3. Esse time do São Paulo era sinistro!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.