domingo, 5 de julho de 2009

Rio de Janeiro


"Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil,
Cidade Maravilhosa, coração do meu Brasil..."


Quando conheço alguém e digo que moro no Rio de Janeiro, os olhos da pessoa começam a emitir um brilho intenso. Não consigo explicar o fascínio que a Cidade Maravilhosa exerce sobre as pessoas. É muito difícil expor em palavras toda a magia da capital fluminense, que já foi capital do Brasil inteiro.

Não se trata apenas das paisagens de tirar o fôlego, como a da foto. Não, é algo mais. A doce terra carioca é diferente de todas as outras terras do mundo. O mundo pode estar acabando-se em guerras fúteis e eternas, mas o Rio de Janeiro continua lindo...

O leitor já andou pela Rua do Ouvidor deserta, em algum domingo de sua vida? Se ainda não, aconselho que o faça. Há todo um charme especial naquela viela estreitinha, localizada bem no coração do Centro da cidade.

E o que dizer do calçadão da Praia de Copacabana? Uma caminhada por ali salva qualquer dia. O sujeito pode estar na mais profunda depressão, que conseguirá sorrir ao observar aquelas pedrinhas desenhando ondas no chão.

Já tive o prazer de estar no topo de três montanhas com vistas deslumbrantes da Cidade Maravilhosa: o Pão de Açúcar, o Corcovado e o Sumaré. Aí estão três passeios que eu recomendo muito. As paisagens vistas desses pontos turísticos tiram o fôlego de qualquer ser humano.

Confesso que já tive uma implicância com a Barra da Tijuca. Eu achava, e talvez ainda ache, tudo muito distante na Barra. Mas, quando estou por lá, ainda sinto na minha respiração o doce ar carioca. E então percebo que, sim, a Barra também faz parte da Cidade Maravilhosa.

Não posso deixar de falar sobre o Maracanã. Ah, o Estádio Mário Filho! O Maior do Mundo merece uma crônica inteira. O que sinto quando subo aquelas rampas, junto com os vivos, doentes e mortos, junto com os torcedores de hoje e os fantasmas de velhíssimas batalhas, é indescritível. Sempre digo aos estrangeiros que conheço: se você não presenciou um clássico no Maracanã, ah, você simplesmente não viveu todas as emoções que a vida pode proporcionar!

Há também o povo do Rio de Janeiro. Nós somos inteligentes, nós somos simpáticos, e nós somos bonitos. Mas é melhor do que isso: um estrangeiro burro, antipático e feio que aqui chegue acaba se transformando em inteligente, simpático e bonito. Eis o milagre carioca, que transforma amargos estrangeiros em doces cariocas.

O leitor já deve ter percebido que eu poderia passar o dia aqui, a descrever as belezas da Cidade Maravilhosa. Certamente não conheço nem metade delas. Abençoada seja a terra de São Sebastião, que a cada dia se revela mais bonita, e mais surpreendente. O pôr-do-sol no Arpoador é a visão com a qual quero encerrar esta minha singela homenagem ao Rio de Janeiro.

PC



Dois lindos comerciais do Shopping Rio Sul, sobre a cidade do Rio de Janeiro:



7 comentários:

  1. Comentários na comunidade do Fluminense:

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5355041383013422294&na=4

    ResponderExcluir
  2. Po, eu realmente te admiro por pensar assim... Fico contente em saber que o rj desperta tantos sentimentos postivos em vc!!

    Infelizmente associo RJ com violência / trânsito majoritariamente...

    Qd vc mandou aquela de andar naquelas ruazinhas do centro domingo eu ri pacas!!! haiuhaiuahia Eu já andei por lá domingo mas me caguei!!! Deserto daquele jeito?!!? Tá doido! Se eu fosse assaltante iria é para um lugar assim esperando que alguém por ali passasse :) hauihahaiahaauia

    Fiquei feliz por vc e meio preocupado por mim, vai que o problema é comigo msm...

    Abração paulinho!!!

    ResponderExcluir
  3. haha concordo com o Nikolas!
    Quando eu fazia um curso aos sábados no centro, eu odiava andar por lá. As ruas são tomadas por mendigos e pivetes, não há um policial, todas as lojas ficam fechadas e o movimento é zero. Os cenários descritos pelo PC realmente são muito bonitos. Quando o Botafogo jogava no Maracanã e o estádio ficava vazio, eu gostava de me sentar nas cadeiras brancas. Sem ninguém ao seu lado naquele estádio imenso, você se sente muito pequeno.

    ResponderExcluir
  4. É sobre o Rio, mas só friburguenses comentam...

    ResponderExcluir
  5. Po, Ramon, não entrega a gente...

    ResponderExcluir
  6. Caramba, até o Nikolas apareceu aqui pra comentar!!! hahahaha

    Só falta o Massami para completar os friburguenses-botafoguenses!

    :D

    Sobre o trânsito, Friburgo tá horrível também...

    Sobre a violência, infelizmente a gente se acostuma...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.