sexta-feira, 10 de julho de 2009

Por Carlos Alberto Parreira

"Aceito esse desafio pelo Fluminense. Sua grandeza, seu real propósito de se reorganizar, de comprovar que não há qualquer mácula na história em chegar a essa condição, desde que haja espírito para lutar e melhorar. Não faria isso por mais clube algum."

É com essa frase de Carlos Alberto Parreira, dita em 1999, quando ele aceitou ser o técnico do Fluminense na terceira divisão, que eu inicio a minha crônica de hoje. Escrevo motivado por opiniões que tenho escutado de torcedores tricolores, de que Parreira deveria ser demitido. Se fosse uma ou outra voz isolada, eu não daria atenção. Mas, de forma preocupante e perigosa, o coro começa a aumentar. E eu me sinto obrigado a responder.

No mês passado, publiquei aqui o excelente texto E Parreira chorou, do Marcelo Rezende, sobre a conquista do Campeonato Brasileiro de 1984. A quem não leu, aconselho que o faça: é de arrepiar, uma verdadeira lição que ensina a importância do pé-de-uva naquele título. O troféu de 84 é o mais importante dos últimos 30 anos no Fluminense. O simples fato de Parreira ter comandado a conquista já confere a ele o status de ídolo eterno. Sua participação no resgate do fundo do poço, em 1999, apenas fez aumentar a idolatria por ele. Amigos, se há um homem além de Preguinho que merece uma estátua ao lado da de Castilho em Laranjeiras, é Carlos Alberto Parreira.

Mas o pé-de-uva não se acomodou com a condição de ídolo pó-de-arroz. A Rua Álvaro Chaves é pequena para a magnitude de Parreira, de modo que ele conseguiu, em 1994, fazer toda a nação brasileira feliz. Com uma pressão de 24 anos sem conquistar a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira conseguiu finalmente o tetra-campeonato. Há uns idiotas da objetividade por aí que espalham a mentira de que Romário ganhou a Copa sozinho. Eles parecem não saber que o futebol é um esporte coletivo, e que para a bola chegar ao Baixinho era necessária toda uma arrumação tática. Ainda mais no momento de entressafra que o futebol tupiniquim vivia, com poucos talentos na armação de jogadas no meio-campo. Quem mesmo organizou - brilhantemente - o escrete verde-amarelo? Ele, Carlos Alberto Parreira.

No início desse ano, escutei um pó-de-arroz dizer uma frase que merecia uma placa. "Todo tricolor deveria se benzer ao ouvir o nome de Carlos Alberto Parreira". Não sei o nome do autor da preciosidade, mas peço licença para ampliá-la: "Todo brasileiro deveria se benzer ao ouvir o nome de Carlos Alberto Parreira". Se não fosse pelo pé-de-uva, provavelmente estaríamos na fila até hoje. Imaginem, 39 anos sem conquistar a Copa do Mundo... insuportável, não?

A principal crítica atual a Parreira o chama de ultrapassado. Essa eu não consigo engolir. O pé-de-uva está presente em quase todos os eventos que discutem o futebol no país e, mais do que isso, é o organizador do principal deles. Parreira nunca se acomodou, jamais parou de estudar, sempre encarou desafios. Esse ano, quando assumiu o comando técnico tricolor, ele deixou bem claro que cobraria estrutura. Como craque que é, o pé-de-uva sabe que o futebol moderno também se ganha fora das quatro linhas. Estrutura, profissionalização, planejamento, trabalho de longo prazo - são essas as diretrizes do trabalho de Parreira. Torcida tricolor, por favor, não deixe que maus resultados temporários abalem esta receita de sucesso. O pé-de-uva merece nosso apoio. Todos nós sabemos disso.

Parreira é muito mais que um técnico. Especialmente para o Fluminense. Quem viveu 1984, sabe. Quem viveu 1999, sabe. Quem vive 2009, há de um dia reconhecer.

PC
(com colaboração de Diego Bellato e Marcelo Arantes)

21 comentários:

  1. Excelente texto! Parreira é, sem dúvidas, um dos maiores tricolores de todos os tempos!

    ResponderExcluir
  2. Sou tricolor e brasileiro, por isso sempre serei grato ao Parreira.
    O que ele fez em 1999 não tem preço... E ainda tem tricolor que fala mal dele.

    ResponderExcluir
  3. Belo Texto PC,Como sempre...
    Parreira é 1 Mito da História tricolor,sem +...

    ResponderExcluir
  4. Bellato, obrigado pelo comentário e pelas contribuições ao texto em si.

    --

    Fabiano e Gaijin, valeu pelo prestígio de sempre!

    --

    Alisson, exatamente: "o que ele fez em 1999 não tem preço".

    --

    Links curtos para o post:
    - http://bit.ly/3tJqPk
    - http://siga.st/1jsq

    --

    Na comunidade do Fluminense:
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5356913653747029206&na=1&nst=1

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto! Concordo com tudo! Tb acho de uma ingratidão imensa o que alguns tricolores falam do Parreira.
    Não é culpa dele se o clube não soube contratar bons reforços,salvo raras exceções.

    ResponderExcluir
  6. Sou imensamente grato ao Parreira por tudo o que eu vi ele fazer pelo Fluminense, e pelo que não vi também!

    Não sei o que a mídia anda falando dele, sinceramente dessa imprensa sai muito lixo, só leio reportagens que tragam notícias, as interpretações dos fatos ficam por minha conta. Nada contra quem lê as opiniões dos "especialistas", mas aconselho profundamente que critiquem, ou seja, tentem entender o que estão dizendo e ver se realmente faz sentido.

    Voltando ao tema, o grande Carlos Alberto Parreira. Abrindo só mais um parêntese, o nome Carlos Alberto só traz boas lembranças aos Tricolores...

    Voltando mesmo ao assunto, Parreira é grande, fez história (pelo Flu e pela seleção), mas não é perfeito.

    De cabeça quente, durante o confronto com o Corinthians, chamei Parreira de técnico do passado, não penso verdadeiramente assim. Mas é inegável que o pé-de-uva (por que o apelido?) é teimoso! A teimosia é um defeito (que tenho, graças ao Santíssimo), mas é um defeito virtuoso, pois é vital para que muitas coisas boas aconteçam. Sem a insistência da teimosia, acredito que a humanidade estaria muito atrasada em relação ao que vivemos hoje.

    Mas o Parreira tem umas teimosias difíceis de engolir, por que sempre jogar com uma linha de 4 na defesa? Por que não adaptar a tática aos talentos e limitações do elenco? Por que insistir em laterais que não sabem defender nem atacar? Entre outras que me fugiram da memória...

    Temos um fato incontestável, o time não se entrosa!!! Parreira está no cargo desde o início do ano, e o time ainda é um bando, um pouco mais arrumado que no início, é verdade, mas um bando.

    O grupo precisa de mudança, e eu não a vejo!!! Aí reside a minha crítica ao atual trabalho do Parreira.

    ResponderExcluir
  7. Quanto ao texto, está excelente!!!
    Ótimo pra (tentar pelo menos) botar algum peso na consciência de quem o critica por não ganharmos a Copa de 2006 ou por qualquer outro motivo besta.

    ResponderExcluir
  8. Himpar e Ramón,

    Obrigado pelos comentários elogiosos! :D

    Eu não concordo 100% com os atos do Parreira. Aliás, ninguém concorda 100% com ninguém.

    Por exemplo, eu prefiro 3 zagueiros, e o Parreira 2. Eu substituiria antes que ele costuma fazer. E etcetera...

    O que eu não admito é falta de respeito. É ver tricolores (e brasileiros) xingarem o Parreira, ou chamarem-no de burro, ou de ultrapassado. É jogarem a culpa da Copa de 2006 nas costas dele. É negarem o mérito dele na Copa de 1994, ou no Brasileiro de 1984, ou na Copa América de 2004, ou na Copa das Confederações de 2005, ou na Copa do Brasil de 2002, ou no Carioca de 1975... (vou parar de listar os títulos do pé-de-uva por uma limitação de espaço)

    OK,
    PC

    ResponderExcluir
  9. Quanto aos gritos de que o Parreira é burro, o que me conforta é que em 94 ele foi campeão e era muito criticado.

    Quanto ao Parreira sua história está ligada ao Flu e isso é inegável, ele merece todo o respeito de nossa parte, embora eu também o xingue durante alguns jogos =P.

    Quanto ao Flu atual, me digam quais as opções que seguramente dariam certo? Nós expeculamos substituições que poderiam dar certo, mas certeza mesmo não há. Ele trabalha atualmente na profissionalização do futebol do Flu, e isso é o mais importante no momento, há muito que se pede que o time vá treinar em Xerém e agora parece que isso vai acontecer em grande parte devido ao prestígio e cobrança dele.

    ST

    ResponderExcluir
  10. Aceitar o desafio na série C, para um técnico com Copa do Mundo no currículo, e ainda dizer que é uma honra pra ele... caramba, ainda há coração e paixão nesse esporte.

    ResponderExcluir
  11. Fernanda, Euripedes e Zito,

    Obrigado pelos comentários. Vcs tbm percebem a importância de Parreira. :)

    ResponderExcluir
  12. Parreira é o melhor para o flu msm. é como o PC disse no fim do texto, quem viveu 84 sabe, quem viveu 99 sabe...

    ResponderExcluir
  13. Os atuais "torcedores críticos " de Parreira com certeza não viveram a epopéia tricolor de 1884 ,não sabem o que é um "time" organizado e perfeito taticamente. Se contentam com um vice-campeonato de Libertadores e vislumbram isso como melhores momentos de suas vidas de torcedores e ainda por cima enaltecem um dublê de técnico . Fico entristecido , pois não sabem o valor que Parreira tem que ter e o cargo que poderia ocupar somente poderia ser o de presidente do clube .
    Gostei muito de seu texto , vc está mais uma vez atento a tudo e fazendo comentários serenos e verdadeiros . Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  14. ..Como reconhecimento ao que ele fêz concordo, assim mesmo em parte até porque nõa foi ele quem montou o time de 84...pelo que ele faz,há muito que não concordo, muito pelo contrário...

    ResponderExcluir
  15. Ele tb deve muito ao Fluminense clube que quando era organizado o projetou no futebol...é tricolor como eu mais nunca o vi como salvador da patria de nada...com relação ao brasileiro de 84 ja pegou o time formado...e quanto ao seu trabalho atual os numeros falam por si...pessimo..!!!!

    ResponderExcluir
  16. Maurício, concordo com quase tudo o que disse. Mas chamar Renato de dublê de técnico beira o ridículo.

    ResponderExcluir
  17. Mauricio e Winter, obrigado pelos comentários.

    Mauricio pensa como eu (exceto por certa ingratidão com relação aos resultados do Renato Gaúcho no comando do Flu).

    Winter, vc é um cara que eu respeito muito, já deve saber disso. Mas não concordo com vc. Essa história de já pegar time montado não cola comigo. Parreira comandou os 10 jogos finais de 1984, e o time voou em campo. O jogo com o Corinthians no Morumbi é exemplo de tática até hoje.

    ResponderExcluir
  18. Meu caro, nasci em 87..vi a copa de 94 e a partir dai comecei a gostar de futebol. Em 95, com o nosso Flu campeão carioca, escolhi meu time. A partir daí tive que me contentar apenas com 2 campeonatos cariocas, 2 rebaixamentos e uma copa do brasil. Com um finalizador como o Fred no time, um meia de excelente qualidade tal qual o Conca e uma experiência de campeão mundial não dá pra montar um time que vença em casa?
    Gostaria de saber sua opinião à respeito do setor defensivo do nosso Flu, e se existe alguma forma de acertá-lo com as peças existentes no nosso elenco, ou se devemos apenas eximir o Parreira de alguma culpa pela fase que o clube passa.

    ResponderExcluir
  19. Rodrigo,

    Eu acho o elenco do Fluminense fraco, principalmente na defesa, nas laterais e no meio-campo (ainda mais após a saída do Thiago Neves).

    Repito: não acho que o problema fosse o Parreira. Se não vierem reforços, tenho muito medo mesmo do rebaixamento. Agora ainda mais, sem o Parreira.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.