terça-feira, 6 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 6 de junho


1926: o Fluminense derrotou o Syrio e Libanez por 2 a 1, no Estádio de Laranjeiras, em jogo do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Coelho e Alfredinho.

1957: iniciando excursão pela América do Sul, o Fluminense, recém-coroado campeão do Torneio Rio-São Paulo, derrotou o Alianza Lima por 4 a 3, no Estádio Nacional de Lima, capital do Peru. Os gols tricolores foram de DejairWaldo (2) e Robson.

1960: seguindo seu giro pelo norte da Europa, o Fluminense goleou o AIK de Estocolmo por 4 a 1, no Estádio Råsunda, na capital da Suécia. Os gols tricolores foram de Jair Francisco, Waldo, Paulinho Omena e Telê.

1963: após jogar partidas na Suécia e na Finlândia, o Fluminense estreou na União Soviética com uma vitória por 1 a 0 sobre o Dínamo de Moscou, gol de Joaquinzinho aos 11 minutos do segundo tempo. O jogo aconteceu no Dinamo Stadion, na capital do país.

1965: o Fluminense venceu o Botafogo (do Rio de Janeiro) por 3 a 1, no Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto. Os gols tricolores foram de Amoroso, Evaldo e Antunes.

1971: o Fluminense empatou com o Bangu em 0 a 0, diante de 22.522 pessoas no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Nas quatro rodadas seguintes, o Tricolor arrancaria para o título, com quatro vitórias sobre America, Vasco, Flamengo e Botafogo.

1973: na sequência da sua excursão pela África, o Fluminense goleou o Benfica de Luanda por 7 a 0, com gols de Marquinhos, Dionísio (3), Manfrini (2) e Kléber. O Tricolor terminou sua passagem pela capital de Angola com 3 vitórias em 3 jogos, e partiu para a Tanzânia.

1979: o Fluminense ganhou de 2 a 0 do Goytacaz, no Maracanã, em jogo do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Nunes e Zezé.

2007: o Fluminense venceu o Figueirense por 1 a 0, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, e é o grande campeão da Copa do Brasil de 2007! O gol do título foi marcado por Roger Machado, logo aos 3 minutos do primeiro tempo da decisão, após assistência de Adriano Magrão. Na campanha, o Fluminense eliminou, na sequência, Adesg do Acre, América de Natal, Bahia, Atlético Paranaense, Brasiliense e Figueirense. A campanha tricolor teve 12 jogos, com 6 vitórias, 5 empates e 1 derrota, 22 gols-pró e 11 gols-contra. É campeão!

2012: o Fluminense empatou com o Santos em 1 a 1, na Vila Belmiro, em partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, alcançando assim os 5 pontos ganhos na tabela de classificação. Era o início da campanha que culminaria na conquista do quarto Brasileirão da história tricolor.

****

Aniversariantes do dia:

Fábio Carneiro de Mendonça (1896), presidente do Fluminense Football Club no período de 14 de janeiro de 1949 a 12 de janeiro de 1953. Sob sua gestão, o Tricolor foi campeão carioca de 1951 e mundial de 1952, além de ter sido agraciado com a Taça Olímpica em 1949. Fábio chegou a atuar três vezes pelo time principal do Fluminense, entre 1914 e 1916. Ele era irmão de Marcos Carneiro de Mendonça, lendário goleiro do Fluminense e também presidente do clube. Seu filho Gil Carneiro de Mendonça também viria a ser presidente do Fluminense.
Fábio em jogo de 1916.

Paschoal Cozza, o Pascoal (1923), médio direito com 21 gols em 123 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1945 e 1947. Fez parte do time supercampeão carioca de 1946.

Mauro Raphael, o Maurinho (1933), ponta-direita com 40 gols em 119 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1959 e 1963. Foi campeão do Carioca de 1959 e do Rio-São Paulo de 1960.

Rodrigo Oliveira Lindoso (1989), meio-campista que teve 5 atuações com a camisa tricolor, entre as temporadas de 2011 e 2012, ano em que fez parte do elenco campeão carioca.

PCFilho

6 comentários:

  1. Você poderia fazer um livro só com as efemérides: muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, meu amigo, a ideia é essa. Vamos ver se alguma editora topa. :)

      Vai preparando o prefácio. :D

      Excluir
    2. Comecei essa "seção" do blog no dia primeiro de maio, o que significa que já fiz 37 efemérides - 10% do caminho percorrido. Vamos ver se consigo manter o ritmo até o dia 30/04/2018. :)

      Se conseguir, acredito mesmo que será um bom material para um livro.

      Excluir
  2. Será um livro fantástico e conte com o meu apoio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela divulgação diária. Só isso já ajuda um bocado. :)

      Coloquei um link ali acima para o calendário das efemérides, viu? :)

      Excluir
    2. Obrigado. A memória tricolor agradece!

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.