domingo, 6 de setembro de 2009

Lágrimas amargas

Amigos, não sei como iniciar a crônica de hoje. Assim sendo, começarei contando os dois lances que definiram a partida.

No primeiro tempo, aos 27 minutos, Mariano passou rasteiro para o meio, e Conca fuzilou para o gol, em forte chute de perna direita. Fluminense 1 a 0.

No segundo tempo, com menos de um minuto, Patrick apareceu pela direita após bonita tabelinha, e chutou cruzado. O goleiro Rafael espalmou, em difícil intervenção. No rebote, Carlinhos Bala empatou para o Náutico. 1 a 1.

Aos 48 minutos do segundo tempo, o árbitro Sandro Meira Ricci pediu a bola, e encerrou a partida. Fluminense e Náutico morriam ali, abraçados, à beira do abismo da segunda divisão. Os pouco mais de 20 mil presentes no Maracanã também morriam, incrédulos, nas arquibancadas e cadeiras.

No caminho de volta para a casa, vieram as lágrimas. Não eram lágrimas como aquelas choradas no ano passado. Aquelas eram doces, tão doces... As de hoje eram amargas, e escorriam ferindo a pele, rasgando o rosto.

Os matemáticos de plantão aumentarão a probabilidade de o Fluminense cair. E eu vos digo: eles podem chegar a 100%, que eu continuarei empunhando a bandeira tricolor. Porque a certeza é que eu nunca vou te abandonar, Fluminense.

Malditos sejam os responsáveis por trazer o Tricolor ao atual estado. Não se brinca com essa instituição centenária. Eles hão de, um dia, pagar caro por isso.

E o Fluminense? Ah, o Fluminense há de um dia voltar a ser grande. É como dizia o Profeta: se quiser saber o futuro do Fluminense, olhe para o seu passado. A história tricolor traduz a predestinação para a glória. E só.

PC

19 comentários:

  1. VC consegue expressar o sentimento de todos nós Tricolores! Parabéns! Tb continuarei torcendo muito, mas sem esperanças. Saudações Tricolores!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Temos que continuar torcendo...rebaixados ou não.

    ResponderExcluir
  3. As vezes é preciso dar um passo para trás para no futuro dar 2 para frente, com o Fluminense para todo sempre.

    ResponderExcluir
  4. Seu texto me fez lembrar do mestre Nelson Rodrigues, você é bom, parabens.

    ResponderExcluir
  5. mesmo que eu tente esconder,minha preocupação a tempos não e permanecer na primeira divisão,e sim estou preocupado,pois se continuar com esse time,temos SÉRIOS riscos de cair para a terceira.

    o coitadinho do campeonato ja caiu a tempos,vou ao maracanã,gasto meu dinheiro,canto,e eu sinceramente nem sei porque faço isso,não adianta nada.

    ResponderExcluir
  6. Cecília e .ah.

    Obrigado pelos elogios, de coração.

    Renato

    Não caia nesse discurso terrorista de que cairemos pra Terceira. A Segundona de hoje é bem diferente da de 1998... só uma catástrofe "nuclear" faria um clube do G-12 cair pra Série C de novo.

    ResponderExcluir
  7. Exelente texto, simples, breve e porem bonito.. !

    ResponderExcluir
  8. Emocionante sua cronica de hoje PC, parabéns por representar tão bem o sentimento de todos nós.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. PC, realmente ficou bem difícil agora. O jogo que vem, contra o Botafogo continua sendo decisivo pros dois times. Insisto que ainda é possível se fazer 23 ptos nos 15 jogos que faltam. Porém, realmente tá difícil de se fazer esses 23 ptos, e eles tbém não garantem a permanência. Mas, ainda é possível, e vc está certo em manter a postura resiliente.

    ResponderExcluir
  10. Pois é, PC!!!
    A situação complicou de vez...
    Estava trabalhando, nervosa por não ter como saber do jogo, e assim que terminei meu horário, liguei para um amigo que sempre me informa dos jogos quando estou trabalhando... aí veio a decepção!!!
    Mas o sentimento é exatamente esse que descreveu...
    Mas se cairmos, que seja de cabeça erguida, para que no próximo ano consegamos subir, nos reerguer e voltar a ser a velha MÁQUINA TRICOLOR, que convenhamos, não somos há pelo menos 15 anos...
    Exceto pelo título da Copa do Brasil, não conquistamos quase nada desde que caímos para e terceira e só conseguimos subir pela João Havelange... como o Juliano disse: um passo atrás às vezes é necessário para andarmos pra frente!!!

    Parabéns pelo texto!!! E não se preocupe: as lágrimas são inevitáveis!!!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. Olho pro passado vejo 3 rebaixamentos e uma dívida com a Série B

    ResponderExcluir
  12. Obrigado a todos pelos comentários. Com leitores tão maravilhosos, me sinto obrigado a continuar escrevendo. :)

    ResponderExcluir
  13. Ingrid,

    Dívida com a série B?

    Vamos a uma "pequena" lista de viradas de mesa na história do futebol brasileiro:

    - 1981: o Palmeiras saiu da Segunda pra Primeira no mesmo ano.

    - 1983: Santos, Vasco e Guarani não se classificaram para o campeonato brasileiro, e entraram pela janela.

    - 1986: o Santos, penúltimo em 86, foi salvo pela Copa União. O Botafogo também.

    - 1987: Flamengo e Internacional descumpriram o regulamento, e deveriam ser rebaixados por isso, como foi o Coritiba em 1989.

    - 1992: o Grêmio ficou em oitavo na Segundona, e o que fez dona CBF? Mudou o regulamento para subir 8 times!

    - 1993: Botafogo e Atlético-MG ficaram nas últimas posições, mas não foram rebaixados.

    - 1996: a virada de mesa da vez salvou Corinthians e Atlético-PR, envolvidos em um escândalo de arbitragem.

    - 1999: a Copa João Havelange foi criada para salvar São Paulo (que escalou Sandro Hiroshi irregular), Botafogo e Internacional (clubes que fugiram do descenso no tapetão).

    Portanto, se quiserem rebaixar o Fluminense em nome da "moralização", por favor nos rebaixem! Mas a gente leva todo mundo junto!

    ResponderExcluir
  14. Corremos o risco de virar o Mequinha !

    ResponderExcluir
  15. Rebaixamento nunca foi solução... não precisamos ser rebaixados para mudarmos...as mudanças estão acontecendo, e seria ideal que o FLU ficasse na primeira divisão, apesar do quadro ser desfavorável...o numero de sócios está aumentando...a mudança partirá de nós...o que adianta o FLU na segunda com a gestão atual??? Tricolores, esta em jogo muito mais que um rebaixamento...A situação do tricolor já estrapolou em muito a esfera do futebol...é a existência de um FLU forte de verdade que esta em jogo...ou vocês querem torcer por um time com a cara do futebol carioca atual para sempre???? Torço para um CLUBE que já contariou muita coisa. Porque não, contrariar a matemática!? Torço e continuarei torcendo, porque sou FLUMINENSE. Vou torcer até o fim, mas ciente da nossa realidade...Somos diferentes, sempre fomos...nos destacamos dos demais por um simples fato: TORCEMOS PARA O FLUMINENSE...E por esse diferencial, sonho com nossa torcida fazendo um FLU imbatível dentro e fora das quatro linhas...Quis o destino entregar o FLU em nossas mãos de forma completa...vamos abondanar o FLU agora??? Tanto no maraca como influenciando nas decisões do clube, precisamos tomar posse do que é nosso: O FLUMINENSE. Lembrem-se das palavras do poeta:
    " A verdade incontestável é que ninguém ganha da forma como nós ganhamos. As vitórias dos outros são simples, quase sem graça... As nossas vão da extrema falta de perspectiva, do máximo sofrimento, da crueldade, ao êxtase, ao épico, ao apoteótico. Tudo junto, quase sem fronteiras entre esses opostos... Seria loucura pensar numa vitória certa ou fácil. A vitória terá de ser umedecida, com um suor forte, épico! Se quereis saber o futuro do tricolor, olhai para seu passado. A história do Fluminense traduz a predestinação para a glória!"
    Querem fazer parte desse futuro? Bom, vocês já sabem como.

    ResponderExcluir
  16. Parabens pelo texto,pois ele expressa o nosso sentimento.
    AMAR dói. O verdadeiro amor ,se conhece na adversidade.Isto é Amor,O FLUMINENSE é nosso , e Nós somos totalmente dele.
    Não importa a divisão (espero que não desçamos),mas somos TRICOLOR de todo coração.
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  17. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=5335742&tid=5378448452265448662&na=4

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=28077&tid=5378435120686961878&na=1&nst=1

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.