Amigos, escrever sobre os jogos da Seleção é muito bom, é bom demais. Pela décima-primeira vez seguida, o escrete venceu. A vítima da vez foi o Chile, no Estádio de Pituaçu, em Salvador. Os 4 a 2 foram construídos com três gols de Nilmar e um de Júlio Baptista, contra dois de Suazo.
A nota triste do dia é a péssima atuação de Felipe Melo, perdido em campo. Fez um pênalti infantil, e depois foi expulso, quase atrapalhando a vitória da Seleção. Confesso que nunca fui favorável à sua convocação, mas suas atuações anteriores estavam me convencendo de que Dunga estava certo ao mantê-lo.
Dignas de aplausos as atuações de Júlio César, bastilha quase inexpugnável sob os arcos brasileiros, e Nilmar, que fez o seu hat-trick, praticamente carimbando seu passaporte para a África do Sul. Daniel Alves também está aprovado, mostrando que pode ser útil também no meio-campo. Em 1994, Leonardo também possuía essa versatilidade, que é muito importante para um time na Copa do Mundo.
Hoje, todos aplaudem o trabalho de Dunga. Antes dos onze triunfos do escrete, este espaço era um dos únicos em território nacional a apoiar Dunga. Ainda me lembro das gargalhadas que eu ouvia quando dizia que a Seleção estava no caminho certo. Que bom que eu estava certo, e os outros quase todos errados. Afinal, se fosse o contrário, estaríamos na perigosa situação da Argentina. As derrotas para Brasil e Paraguai complicaram de vez a situação de nossos hermanos. Será que eles não vão à África do Sul?
Quem está garantido é o Brasil. Vale lembrar que nosso escrete é, até hoje, o único a ter vencido o Campeonato Mundial fora de seu continente (em 1958 e 2002). Com um argumento desses, a profecia ganha força: ano que vem, o capitão Lúcio levantará a Copa do Mundo na África do Sul.
PC
******
Meu amigo Rafael Amaro, jornalheiro fundador deste blog, propôs a brincadeira de convocar o escrete. Eu levaria os 23 nomes a seguir. Só quatro "surpresas" figuram na minha lista: Hélton, Júlio César (Goiás), Hernanes e Cícero.
Goleiros: Júlio César, Victor e Hélton.
Laterais: Daniel Alves, Maicon, Marcelo e Júlio César (Goiás).
Zagueiros: Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva.
Volantes: Gilberto Silva, Elano, Hernanes e Ramires.
Meias: Kaká, Diego, Cícero e Júlio Baptista.
Atacantes: Luís Fabiano, Robinho, Nilmar e Vagner Love.
E você? Qual seria a sua Seleção, leitor? Aguardo ansiosamente os seus comentários.
Concordo que o Cícero merece uma chance, mas discordo do Robinho. Há tempo que ele deve um atuação razoável. Além disso o Diego Souza pode ser também uma possibilidade. O fato é que escalar o Brasil é complicado, sempre fica alguém de fora que causa certa dúvida.
ResponderExcluiracho que tava na hora de dar outra chance pro Diego
ResponderExcluirVagner Love e Victor é sacanagem né?
ResponderExcluirDe resto, a base é a mesma que a minha seleção!
Nos lugares desses acima, levaria Ronaldo (Fenômeno)e Diego Cavarielli.
Acho que o Diego Souza e o Ronaldinho(o gaúcho, mesmo que na reserva) têm vaga nesse time. Também tiraria Love e deixaria o Adriano.
ResponderExcluirNilmar poderia ser titular do Robinho...
A atuação do mulambinho Felipe Mello foi horrorosa, começou com um passe de calcanhar displicente, passou por um pênalti infantil e depois a expulsão. Acho que ele pode ser convocado sim, mas o Dunga tem que chamar atenção dele seriamente...uma atuação pífia como essa numa Copa do Mundo é inadmissível!!!
Porrrrr Vagner Love, PC?
ResponderExcluirEu levaria o Fábio Aurélio no lugar do André Santos (e titular, Marcelo na reserva)
Colocaria o Elano nos meias, tirando o Cícero, e lançando até mesmo o Sandro na cabeça-de-área, que me surpreendeu positivamente ontem (Denílson e Lucas tb seriam opções)
No ataque eu levaria LFabiano, Nilmar, Robinho (bom reserva) e...Ronaldo!