
Amigos, não foi apenas mais uma vitória do Fluminense. O Alianza Atlético, time sem condições de disputar uma competição internacional de futebol, apelou para a violência. E os jogadores tricolores mostraram que futebol se ganha na bola, e não na pancadaria. O juiz argentino expulsou três peruanos e um brasileiro, mas poderia ter aplicado mais cartões vermelhos aos peruanos, que distribuíram bordoadas durante os noventa minutos. Lembro-me de uma jogada na lateral, em que um dos peruanos bateu em Ruy, e saiu correndo para fora do campo. Achei que ele ia agredir também o gandula e o bandeirinha. Mas eles foram poupados, ainda bem.
Chega de falar de violência, quero escrever sobre futebol, que é o importante. Quando o Alianza Atlético fez 1 a 0, eu me lembrei da maior zebra da história tricolor. Em 1971, o Fluminense, campeão brasileiro de 1970, fazia campanha irretocável na Libertadores, com quatro vitórias em quatro jogos. Bastava vencer o Deportivo Itália no Maracanã para obter a classificação. Na Venezuela, o quadro pó-de-arroz massacrara o mesmo time por impiedosos 6 a 0. Mas no Maracanã, o Deportivo Itália fez 1 a 0, e o Fluminense não conseguiu nem empatar. Fiquei receoso: será que viveríamos novamente uma zebra tão melancólica?
Não, não viveríamos zebra nenhuma. Darío Conca, ícone da raça argentina, empatou ainda no primeiro tempo, com um golaço espetacular de falta. A cobrança foi perfeita, e é bom ressaltar: já é a segunda cobrança perfeita de Conca nesta Copa Sul-Americana. O meia argentino é o primeiro grande personagem da noite de quinta-feira no Estádio Mário Filho.
O segundo é Alan, o príncipe pó-de-arroz. Ele fez o segundo gol, o gol da virada, já no segundo tempo. E que pintura foi, com direito a "drible da vaca" no goleiro peruano. Um tento antológico, presentaço para os dez mil presentes no Maracanã. Melhor ainda foi a declaração do príncipe pó-de-arroz ao final da batalha: ele disse que se espelha em Assis! Ah, como é bom ver um tricolor de verdade molhando a camisa do Fluminense. Melhor: um tricolor que respeita a gloriosa história do Fluminense.
O terceiro nome do jogo é Adeílson, que entrou ainda no primeiro tempo, substituindo Kieza, vítima maior da violência peruana. Pois bem: Adeílson completou a goleada, com dois gols, em duas jogadas que começaram nos pés de Conca. Placar final: Fluminense 4, Alianza Atlético 1. Noite de Conca no Maracanã.
Já estamos entre os oito melhores da Copa Sul-Americana. Nosso próximo adversário será o Club de Fútbol Universidad de Chile, pelas quartas-de-final. A taça continental começa a sorrir, com a encantadora possibilidade de envelhecer para sempre na Rua Álvaro Chaves. Faltam seis jogos para a conquista.
PC
Ficha técnica: Fluminense 4 x 1 Alianza Atlético/PER.
Oitavas-de-final da Copa Sul-Americana de 2009.
Local: Maracanã, Rio de Janeiro.
Data: 01/10/2009.
Fluminense: Rafael; Ruy, Digão, Luiz Alberto e João Paulo (Cássio); Fabinho (Roni), Diguinho, Marquinho e Conca; Alan e Kieza (Adeílson). Técnico: Cuca.
Alianza Atlético/PER: Carlos Laura; Rafael Farfán, Espinoza, Ismael Márquez e Kerwin Peixoto; Colan (Benitez), Ruben Mori, Arevalos (Plaza) e Marcio Valverde; Saulo Aponte e Juan Alberto Maraude. Técnico: Teddy Cardama.
Árbitro: Sergio Pezzota (ARG).
Auxiliares: Roberto Reta e Ariel Bustos (ambos da Argentina).
Gols: Marcio Valverde, aos 16'/1T (0-1); Conca, aos 40'/1T (1-1); Alan, aos 13'/2T (2-1); Adeílson, aos 23'/2T (3-1) e aos 33'/2T (4-1).
Cartões amarelos: Fabinho, Marquinho e Ruy (FLU); Farfán, Valverde, Colan, Marquez e Mori (ALI).
Cartões vermelhos: Luiz Alberto (FLU); Valverde, Mori e Farfán (ALI).
Público: 9.275 pagantes / 10.256 presentes.
Noite maravilhosa!!!
ResponderExcluirMuito bom pegar uma baba dessas de vez em quando. Agora o negócio fica sério!! Conca jogou demais outra vez, Alan e Adeílson vêm crescendo.
Vamos pra cima Fluzão
Quero gritar campeão!!!
Por tudo que aconteceu em 2008, o Flu merece ganhar a Copa Sulamericana.
ResponderExcluirSerá que teremos um confronto carioca na semifinal?
ResponderExcluirAdéilson ja havia entrado bem contra o avaí,entrou MUITO bem hoje(apesar de que contra o alianza nao quer dizer muita coisa),vem ganhando espaço.
ResponderExcluirmesmo num jogo fácil desses,joão paulo e marquinho foram MEDÍOCRES,erraram TUDO que tentaram,marquinho perdeu um gol feito,sorte que adeilson tava la pra conferir.
em tempo,alguém sabe o que o Roni fumou? '-'
"A taça continental começa a sorrir, com a encantadora possibilidade de envelhecer para sempre na Rua Álvaro Chaves. Faltam seis jogos para a conquista." arrepiaaaaaante pc!
ResponderExcluir