1901: empolgados com o sucesso das partidas disputadas pelo "Rio Team" em São Paulo (vide 19 e 20 de outubro), Oscar Cox, Mário Frias e Cawood Robinson convidaram diversos amigos para uma reunião na sede do Laranjeiras Club, visando à fundação do "Rio Football Club". A tentativa de fundar o primeiro clube dedicado ao futebol no Rio de Janeiro fracassou, e Oscar Cox adiou a concretização de seu sonho para o ano seguinte... (vide 21 de julho).
O convite para a reunião de 30 de novembro de 1901. |
1919: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o avassalador Fluminense obteve sua décima vitória consecutiva: 4 a 3 sobre o São Cristóvão (único time que o havia derrotado na competição, em 27 de julho). Os gols da vitória do Fluminense foram de Welfare, Zezé (dois) e Machado, e os três gols dos visitantes foram de Braz de Oliveira. A escalação do onze tricolor foi: Marcos; Vidal e Othelo; Laís, Oswaldo Gomes e Fortes; Mano, Zezé, Welfare, Machado e Bacchi. Com quatorze vitórias e uma derrota, o Fluminense seguia na liderança da competição, dois pontos à frente do vice-líder Flamengo. O timaço tricolor venceria todas as partidas seguintes, até garantir o tricampeonato, exatamente no duelo contra o rival rubro-negro (vide 21 de dezembro).
1941: em sua estreia no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em General Severiano, a Seleção Carioca venceu a Seleção Baiana por 9 a 0, gols de Tim (dois), Pirillo (três), Pedro Amorim (três) e Patesko. O escrete do Distrito Federal atuou com: Yustrich [Flamengo]; Domingos da Guia [Flamengo] e Osvaldo [Vasco]; Afonsinho [Fluminense], Zarzur [Vasco] e Argemiro [Vasco]; Pedro Amorim [Fluminense], Zizinho [Flamengo], Pirillo [Flamengo], Tim [Fluminense] e Patesko [Botafogo]. No mesmo dia, em amistoso no Caio Martins, em Niterói, um time misto do Fluminense perdeu por 5 a 2 para o Canto do Rio.
1946: na terceira rodada do Supercampeonato Carioca, diante de 21.240 pagantes em São Januário, o Fluminense venceu o Botafogo por 3 a 1, graças aos gols de Pedro Amorim e Ademir Menezes (dois). Com o resultado, o Fluminense assumiu a liderança do Supercampeonato, com 5 pontos ganhos, contra 4 do Botafogo, 3 do Flamengo e nenhum do America. Nas três rodadas seguintes, o Fluminense obteria mais três vitórias, e cumpriria a profecia de Gentil Cardoso (vide 7, 15 e 22 de dezembro).
1947: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 9 a 3 do Canto do Rio. Os gols tricolores foram de Ademir Menezes (dois), Lamparina (contra), Juvenal (três), Orlando Pingo de Ouro, Rodrigues Tatu e Pé-de-Valsa; para os visitantes, anotaram Demóstenes, Geraldino e Sílvio.
1952: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, disputada no Estádio Caio Martins, em Niterói, o Fluminense derrotou o Canto do Rio por 3 a 0. Os gols dos campeões mundiais foram de Telê, Marinho e Orlando Pingo de Ouro (de pênalti).
1980: no jogo único da decisão do Campeonato Carioca, diante de uma multidão de 108.957 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Vasco por 1 a 0, graças ao santo gol de falta do zagueiro Edinho, aos 22 minutos do segundo tempo. Com a vitória, o Fluminense sagrou-se campeão carioca pela 24ª vez. Foi sobre esta partida a última crônica do escritor tricolor Nelson Rodrigues. No mesmo dia, um acontecimento triste: faleceu o músico Cartola, ilustre torcedor do clube - sobre seu caixão, no dia seguinte, estavam as bandeiras do Fluminense e da Mangueira. O gênio faleceu campeão.
1985: na última rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o America. Por ter vencido o primeiro turno (vide 9 de outubro), o Fluminense já estava classificado para o triangular final, em que enfrentaria o Flamengo (vide 11 de dezembro) e o Bangu (vide 18 de dezembro), para se sagrar tricampeão do Rio de Janeiro.
1986: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, diante de 94.043 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, graças ao gol de Leomir, de pênalti, aos 44 minutos do primeiro tempo.
2008: em jogo da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, no Morumbi, perante 66.888 pagantes no Morumbi, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o São Paulo, impedindo a conquista antecipada do título pelo clube paulista. O jovem Tartá marcou o gol tricolor no começo do segundo tempo, e Borges empatou para os anfitriões pouco depois. O zagueiro tricolor Thiago Silva teve grande atuação na partida.
2014: em partida válida pelo returno do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 5 a 2 do Corinthians, no Maracanã. Os gols tricolores foram de Ralf (contra), Edson, Fred (dois, ambos de pênalti) e Dario Conca. O goleiro tricolor Diego Cavalieri defendeu uma cobrança de pênalti de Fábio Santos.
****
Aniversariantes do dia:
Januário Gomes de Barros (1939), meio-campista português que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1961.
Muricy Ramalho (1955), treinador que comandou a conquista do Campeonato Brasileiro de 2010, o terceiro da história do Fluminense. Entre 2010 e 2011, Muricy esteve no comando técnico do time tricolor em 54 partidas, tendo obtido 28 vitórias, 15 empates e 11 derrotas. Foi um dos mais vitoriosos treinadores de sua geração, tendo conquistado também três Campeonatos Brasileiros pelo São Paulo e uma Copa Libertadores pelo Santos.
PCFilho