quarta-feira, 31 de março de 2010

Estrangeiros no Cruzeiro

Amigos, os gringos do post de hoje são os que desfilaram nos gramados de Minas Gerais, com a camisa do Cruzeiro, por sugestão da leitora e amiga Lilian Alcântara.

Começo contando a história do centroavante uruguaio Heber Carlos Revétria. Em 1977, Revétria se tornou ídolo cruzeirense em apenas um jogo. No dia 02/10/1977, o Cruzeiro precisava vencer o Atlético para continuar na briga pelo título de campeão mineiro. Em uma atuação espetacular, o uruguaio marcou três gols na vitória por 3 a 2, forçando assim o terceiro jogo da decisão. Nesta finalíssima, o Atlético vencia por 1 a 0, quando Revétria fez outro gol importantíssimo, que levou o jogo à prorrogação. No tempo extra, o Cruzeiro fez mais dois gols, e conquistou um título que parecia perdido. Tudo graças aos quatro gols do ídolo Revétria.

O uruguaio Revétria com a camisa da Raposa. Ao todo, em 63 jogos pelo Cruzeiro, ele marcou 22 gols.

Um ídolo recente do Cruzeiro é o lateral-esquerdo argentino Juan Pablo Sorín. Campeão da Copa do Brasil de 2000, das Copas Sul-Minas de 2001 e 2002, e dos Campeonatos Mineiros de 2002 e 2009, Sorín conquistou a torcida celeste com seu futebol de muita raça. Em 125 jogos pelo Cruzeiro, o argentino marcou 18 gols.
Sorín, ídolo argentino do Cruzeiro.

Também há um colombiano na lista de ídolos do Cruzeiro: Victor Hugo Aristizábal Posada. O atacante só jogou um ano no Cruzeiro, mas conquistou todos os títulos disputados, na famosa Tríplice Coroa de 2003.
Aristizábal em ação pelo Cruzeiro.

Voltando à década de 70, encontramos o defensor argentino Roberto Alfredo Perfumo. Jogou no Cruzeiro de 1971 a 74, tendo atuado em 138 partidas pelo clube celeste.
Perfumo, zagueiro argentino.

Entre 2003 e 2005, defendeu as cores do Cruzeiro o volante chileno Cláudio Andrés Del Transito Maldonado Rivera. Ele era parte da equipe que conquistou a Tríplice Coroa em 2003. Jogou 137 vezes pela Raposa.
O chileno Maldonado.

Os outros estrangeiros da história do Cruzeiro:
- Adam Machado (Uruguai, 1981-82).
- Alejandro Hernán Martinuccio (Argentina, 2012).
- Alexander Viveros Sánchez (Colômbia, 2000-01).
- Ángel Gustavo Sotelo Mendonza (Paraguai, 1995).
- Arnaldo Andrés Espínola Benítez (Paraguai, 1999).
- Benito Romano Fantoni (Itália, 1960-62).
- Bernard (França, 1951-54).
- Buchelli (Argentina, 1946).
- Carlos Manuel (Uruguai, 1970)*.
- Diego Alejandro Arias Hincapie (Colômbia, 2012).
- Ernesto António Farías (Argentina, 2010-11).
- Fernando Canto (Uruguai, 1986)*.
- Fernando Castro Carazzo (Espanha, 1928-42).
- Fidel Francisco Martínez Tenório (Equador, 2008-09).
- Freddy Eusébio Rincón Valencia (Colômbia, 2001).
- Giovanny Patricio Espinoza Pabón (Equador, 2008).
- Gutierrez (Uruguai, 1928).
- Hector Santiago Tapia Urdile (Chile, 2004).
- Javier Arley Reina Calvo (Colômbia, 2008).
- Joffre David Guerrón Méndez (Equador, 2009-10).
- José María Ortigoza Ortiz (Paraguai, 2011).
- Leonardo Sebastián Prediger (Argentina, 2010).
- Marcelo Moreno Martins (Bolívia, 2007-08).
- Mário Menchaca (Uruguai, 1986)*.
- Mauricio Bernardo Victorino Dansilo (Uruguai, 2011-12).
- Mauricio Ramos (Bolívia, 1994).
- Pablo Forlan Lamarque (Uruguai, 1976-77).
- Repetto (Uruguai, 1972).
- Ricardo Diez Santa Cruz (Uruguai, 1953, treinador).
- Roberto Carlos Palácios Mestas (Peru, 1997).
- Rudman (Argentina, 1995)*.
- Ulises Hernán De La Cruz Bernoid (Equador, 1995 e 1999).
- Victor Quintana (Paraguai, 2002).
- Viktor (Alemanha Ocidental, 1967-69).
- Vito Fassano (Venezuela, 1967-68).
- Walter Damián Montillo (Argentina, 2010-12).
- Wanga (Camarões, 1995)*.
- William Andem Bassey (Camarões, 1994-96).

* Carlos Manuel, Fernando Canto, Mário Menchaca, Rudman e Wanga disputaram apenas amistosos pelo Cruzeiro, não chegando a assinar um contrato.

(última atualização: 04/10/2012)

terça-feira, 30 de março de 2010

Vocação da Eternidade


(crônica de Armando Nogueira)

Quarta-feira, 24 de Julho de 2002

O Fluminense retira Telê da vida reclusa e presta-lhe uma bela homenagem, no rol de celebrações do centenário. Na era do profissionalismo, poucos encarnam tão bem a glória do clube como Telê Santana. Que o digam os que o viram, um fiapo de gente, a ensopar a camisa de talento e suor, no começo dos anos cinqüenta. Eu vi, cansei de ver Telê criar, ao lado de Didi, momentos que, depois, Nelson Rodrigues recriava na sua prosa poética de consagração tricolor. Aliás, foi outro ilustre tricolor, Mário Filho, quem primeiro chamou Telê de "Fio de Esperança". Nada mais feliz. Telê era em cada jogo a renovada promessa de um novo gol, de um novo triunfo, de um novo título. Como o de campeão carioca de 1951. Solidário, Telê subia e descia o lado direito do campo, defendendo e atacando, guerreiro incansável. Era, em 51, a prefiguração do que viria a ser o também infatigável Zagallo, no mundial de 58.

A imortalidade do Fluminense está nos seus nobres troféus, nos seus castos vitrais, nas nuvens de pó-de-arroz perfumadas, na bandeira de três cores, no hino (o mais bonito de quantos Lamartine Babo compôs pros clubes do Rio); na aristocracia de Marcos Carneiro de Mendonça; na saudade de Romeu e Carreiro; na recordação de Orlando Pingo de Ouro e Pedro Amorim. Mais que tudo, o Fluminense do meu tempo está nos gols incomparáveis de Ademir Menezes, um portento de artilheiro que não dava por menos: no supercampeonato de 46, cada gol dele tinha ressonâncias de verdadeira ópera. Ao lado de Ademir, na mesma dimensão histórica, figura o goleiro Castilho. Sem ser santo, o moço fazia milagres em baixo das traves. Enfim, são tantas e tamanhas as fulgurações pessoais na vida do Fluminense que seria impossível enumerá-las sem cometer imperdoáveis omissões. O Fluminense de minha memória afetiva é, sobretudo, Nelson Rodrigues, autor dos cânticos mais poéticos, mais ardentes que alguém já dedicou a um clube de futebol. Em Nelson, com quem briguei e desbriguei algumas vezes, aprendi que o Fluminense veio ao mundo com a vocação da eternidade.

Preciosa lição que trago comigo, pela vida afora, no melhor do meu coração.

Viver ou Viver!


Não, o Fluminense não pode morrer.

Pelo belo gol de Ademir, no supercampeonato de 46; pelos milagres que obrava Carlos Castilho, o goleiro prodigioso; pela prosa de Coelho Neto; pela paixão homérica de Nelson Rodrigues; pelos vitrais da sede imperial nas Laranjeiras; pela Taça Olímpica; pela gota de lágrima que pressenti, ontem, no rosto vincado de um amigo; pela dinastia Gallotti; pelo sorriso fidalgo de Haroldo Barbosa; pelo humor de Sérgio Porto, o Stanislau Ponte Preta; pelas irreverências de Ronaldo Bôscoli; pelo marinheiro sueco, o Hans, que canta o Fluminense em tantos idiomas; pelo clã dos Carneiro de Mendonça; pelos passes indeléveis de Romeu Pelliciari; pela consagração de Telê Santana, nos campos tricolores; pelo amor de Hugo Carvana; pelos poemas, todos!, de Chico Buarque; pelo time de botões de Carlos Heitor Cony; pelo Braguinha, que leva o clube nas próprias entranhas pelo mundo afora; pelas braçadas olímpicas de João Havelange na piscina tricolor; pela bola iluminada de Batatais, Santamaria, de Romeu, de Tim, de Pedro Amorim, Orlando Pingo de Ouro, de Carreiro e Afonsinho; pelo Gravatinha; pelas nuvens de pó-de-arroz que perfumam as tardes do Maracanã; pelo bairro das Laranjeiras, cujas ruas, todas elas!, desembocam na lendária Álvaro Chaves; pelo estadinho, imortalizado, ao nascer, com o gol de Friendereich dando ao Brasil o Sul-americano de 19; pelo lirismo de Oduvaldo Cozzi que narrava, como ninguém, um gol do seu Fluminense; por Luiz Murgel, que amou o clube com todas as letras; por Benício Ferreira Filho, sepultado com a bandeira do clube no peito; por Francisco Horta que entoou, pela primeira vez, o grito de guerra "Vencer ou Vencer!".

Por Gerson e Rivelino que, até hoje, querem tão bem ao Fluminense; pelo Flamengo que nasceu de uma costela tricolor; pelo Botafogo, velho co-irmão de rancores e de amores remotos; pelo mais enxuto verso do futebol: Fla-Flu, doce aliteração carioca; pela bandeira tricolor: o branco, símbolo da alma pura, o vermelho, a cor dos nobres e o verde, a luz da criação do mundo! E porque o Fluminense não pode morrer, sua divisa, agora, é "Viver ou Viver!".

(Armando Nogueira, em 1998, quando o Fluminense estreou na segunda divisão)

O Fluminense não mereceu a goleada


Amigos, confiram no Gol de Letras minha segunda resenha sobre o clássico de domingo.

Por favor, não deixem de comentar, aqui no Jornalheiros ou lá no Gol de Letras.

Abraços,
PC

segunda-feira, 29 de março de 2010

A Armando Nogueira


Amigos, na manhã de hoje o mestre Armando Nogueira sucumbiu à cruel imposição da natureza humana. E o céu ganhou uma brilhante estrela solitária.

Armando está, sim, no céu. Ele sempre acreditou em Deus. Duas de suas frases mais famosas citam o Divino Ser: "Deus é esférico" e "A tabelinha de Pelé e Tostão confirma a existência de Deus".

E, lá no céu, ele está acompanhado de muita gente boa. Nelson Rodrigues, o profeta tricolor, por exemplo, já está pensando em como será a primeira "Grande Resenha Facit" celeste. Uma das frases mais espetaculares de Nelson foi uma resposta a Armando, na histórica mesa-redonda da TV Rio: "O video-tape é burro!".

Hoje à noite, o Botafogo enfrenta o Boavista pelo Campeonato Carioca. Os cartolas incompetentes conseguiram agendar um jogo para uma segunda-feira, mas acabaram acertando em cheio. Será a estréia de Armando Nogueira como torcedor em alma. Sim, a morte não exime ninguém de seus deveres clubísticos. Com Armando não será diferente.

Percebam a profundidade dessa frase: "Para Garrincha, a superfície de um lenço era um latifúndio". Trata-se de uma demonstração inequívoca do talento de Armando para a crônica esportiva. O Mané Garrincha, inspiração maior do mestre, será mais um a encontrá-lo hoje, no céu. Assistirão juntos ao jogo do Botafogo.

Botafogo que sempre foi uma paixão na vida de Armando. Os botafoguenses mais antigos me dizem: aqueles 21 anos seriam muito mais sofridos sem o consolo de Armando. Certamente, certamente. O Botafogo não seria o gigante que é, sem Armando Nogueira. Sem chutar uma bola sequer, o mestre conseguiu se tornar ídolo de uma torcida inteira. Façanha para poucos.

Se, para Garrincha, a superfície de um lenço era um latifúndio... para Armando Nogueira, a superfície de um campo de futebol era uma página de caderno, pronta para receber linhas imortais.

Armando vive. E isso é tudo.

PC

domingo, 28 de março de 2010

Não é hora para desespero


Amigos, o placar de 3 a 0 ficou feio para o Fluminense, é verdade. Porém, não é hora para desespero. Explico os motivos.

Primeiro, o placar não traduziu a verdade da partida. Fluminense e Vasco fizeram um jogo equilibrado, com boas chances para os dois lados. Prova é que, aos 40 do segundo tempo, ainda estava 1 a 0. Os dois últimos gols só aconteceram porque o Fluminense lançou-se desordenado ao ataque, para tentar o empate.

Segundo, estamos praticamente classificados, e no fim é isso que importa. Em suma, o jogo deste domingo não decidiu absolutamente nada para o Tricolor. São os próximos clássicos que definirão o campeão. (Lembrem-se do Botafogo, que perdeu de 6 a 0 para o Vasco e acabou campeão do primeiro turno, em cima do próprio Vasco.)

Terceiro, o retrospecto desta equipe de Cuca é excelente. Em mais de 40 jogos, esta foi apenas a quinta derrota do treinador no comando do Fluminense. Com um agravante: as cinco derrotas foram em partidas complicadíssimas (três em clássicos cariocas, uma contra o Grêmio no Olímpico, e uma contra a Liga na altitude de Quito).

Quarto, jogamos sem Fred. O centroavante faria falta a qualquer equipe brasileira, quiçá mundial. É um atacante de altíssimo nível, que melhora a equipe em todos os aspectos. Quando ele voltar da lesão, o Fluminense jogará melhor.

Quinto, tivemos a arbitragem desastrosa de William Marcelo de Souza Nery (prevista aqui, diga-se de passagem). Ele parecia estar disposto a ajudar o Vasco em todos os lances. Souza Nery foi mal tecnicamente, e foi mal disciplinarmente. Uma lástima, atuação para esquecer.

Não deem ouvidos aos corneteiros. A verdade é simples, é óbvia, é cristalina: faltam quatro jogos para o título.

PC

Reportagem do Esporte Espetacular sobre Preguinho

Absolutamente imperdível:

Quem quiser ler a mini-biografia que escrevi sobre o Preguinho, clique aqui.

PC

História - Fluminense x Vasco



Estatísticas do confronto até 13/02/2010:
- 340 jogos.
- 114 vitórias do Fluminense.
- 96 empates.
- 130 vitórias do Vasco.
- 474 gols do Fluminense.
- 507 gols do Vasco.
Lista completa dos jogos:
11/03/1923 - Vasco 3 x 2 Fluminense - Figueira de Melo (Rio de Janeiro)
20/05/1923 - Fluminense 0 x 1 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
29/07/1923 - Fluminense 1 x 2 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
17/05/1925 - Fluminense 1 x 2 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
22/11/1925 - Fluminense 5 x 1 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
23/05/1926 - Fluminense 2 x 1 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
08/08/1926 - Vasco 3 x 0 Fluminense - Andaraí (Rio de Janeiro)
03/07/1927 - Vasco 2 x 2 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
18/09/1927 - Fluminense 4 x 3 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
04/12/1927 - Fluminense 0 x 1 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
12/04/1928 - Vasco 2 x 4 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
20/05/1928 - Fluminense 0 x 0 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
05/07/1928 - Fluminense 2 x 3 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
09/09/1928 - Vasco 2 x 1 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
26/05/1929 - Vasco 1 x 2 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
22/09/1929 - Fluminense 1 x 2 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
12/12/1929 - Vasco 1 x 2 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
18/05/1930 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
04/09/1930 - Fluminense 1 x 4 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
09/11/1930 - Vasco 6 x 0 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
17/05/1931 - Vasco 1 x 2 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
02/06/1931 - Fluminense 5 x 2 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
08/11/1931 - Fluminense 2 x 3 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
09/12/1931 - Fluminense 0 x 4 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
05/06/1932 - Fluminense 3 x 2 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
04/09/1932 - Vasco 5 x 1 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
06/05/1933 - Fluminense 3 x 2 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
07/05/1933 - Fluminense 3 x 1 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
18/06/1933 - Vasco 1 x 2 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
22/10/1933 - Vasco 0 x 1 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
06/05/1934 - Fluminense 1 x 2 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
29/07/1934 - Vasco 1 x 0 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
30/09/1934 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
24/10/1934 - Vasco 4 x 1 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
29/08/1937 - Fluminense 2 x 1 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
19/09/1937 - Vasco 4 x 0 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
10/11/1937 - Fluminense 4 x 2 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
26/12/1937 - Vasco 0 x 0 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
15/05/1938 - Fluminense 1 x 0 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
17/07/1938 - Vasco 3 x 1 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
06/11/1938 - Vasco 1 x 1 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
08/01/1939 - Fluminense 3 x 1 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
23/04/1939 - Vasco 0 x 2 Fluminense - General Severiano (Rio de Janeiro)
16/07/1939 - Fluminense 3 x 0 Vasco - São Januário (Rio de Janeiro)
15/10/1939 - Vasco 2 x 3 Fluminense - Gávea (Rio de Janeiro)
12/05/1940 - Vasco 0 x 2 Fluminense - Gávea (Rio de Janeiro)
25/08/1940 - Fluminense 4 x 2 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
17/11/1940 - Vasco 2 x 0 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
11/05/1941 - Fluminense 6 x 2 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
13/07/1941 - Vasco 1 x 2 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
21/09/1941 - Fluminense 3 x 1 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
26/10/1941 - Vasco 1 x 0 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
24/05/1942 - Fluminense 4 x 1 Vasco - General Severiano (Rio de Janeiro)
29/07/1942 - Fluminense 1 x 0 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
27/09/1942 - Vasco 1 x 2 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
21/03/1943 - Vasco 4 x 4 Fluminense - General Severiano (Rio de Janeiro)
11/04/1943 - Vasco 0 x 0 Fluminense - General Severiano (Rio de Janeiro)
13/06/1943 - Fluminense 3 x 0 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
15/08/1943 - Vasco 2 x 2 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
06/11/1943 - Fluminense 1 x 6 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
05/03/1944 - Vasco 2 x 2 Fluminense - General Severiano (Rio de Janeiro)
02/04/1944 - Vasco 3 x 1 Fluminense - General Severiano (Rio de Janeiro)
01/07/1944 - Vasco 3 x 3 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
02/09/1944 - Fluminense 2 x 1 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
25/03/1945 - Vasco 4 x 1 Fluminense - General Severiano (Rio de Janeiro)
17/06/1945 - Vasco 5 x 1 Fluminense - Gávea (Rio de Janeiro)
02/09/1945 - Fluminense 1 x 3 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
04/11/1945 - Vasco 1 x 1 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
31/03/1946 - Vasco 1 x 0 Fluminense - General Severiano (Rio de Janeiro)
09/06/1946 - Vasco 0 x 0 Fluminense - Gávea (Rio de Janeiro)
19/06/1946 - Fluminense 4 x 1 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
23/06/1946 - Vasco 2 x 0 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
26/06/1946 - Vasco 1 x 0 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
25/08/1946 - Vasco 0 x 2 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
03/11/1946 - Fluminense 2 x 3 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
06/04/1947 - Fluminense 5 x 4 Vasco - Rua Bariri (Rio de Janeiro)
07/06/1947 - Vasco 3 x 2 Fluminense - Gávea (Rio de Janeiro)
05/10/1947 - Vasco 5 x 3 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
21/12/1947 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
09/05/1948 - Vasco 1 x 1 Fluminense - General Severiano (Rio de Janeiro)
24/06/1948 - Fluminense 4 x 0 Vasco - General Severiano (Rio de Janeiro)
27/06/1948 - Vasco 2 x 1 Fluminense - Gávea (Rio de Janeiro)
30/06/1948 - Vasco 0 x 1 Fluminense - General Severiano (Rio de Janeiro)
19/09/1948 - Vasco 0 x 2 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
05/12/1948 - Fluminense 0 x 2 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
07/08/1949 - Fluminense 3 x 5 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
30/10/1949 - Vasco 2 x 0 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
28/12/1949 - Vasco 3 x 1 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
01/10/1950 - Fluminense 2 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
06/01/1951 - Vasco 4 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
21/04/1951 - Vasco 3 x 1 Fluminense - Rua Bariri (Rio de Janeiro)
09/09/1951 - Vasco 4 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
17/11/1951 - Fluminense 3 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
13/02/1952 - Vasco 2 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
25/05/1952 - Vasco 1 x 0 Fluminense - General Severiano (Rio de Janeiro)
21/09/1952 - Fluminense 1 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
11/01/1953 - Vasco 2 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
23/05/1953 - Fluminense 4 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
14/06/1953 - Vasco 2 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
06/09/1953 - Fluminense 2 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
15/11/1953 - Vasco 1 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
14/01/1954 - Fluminense 3 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
06/07/1954 - Vasco 1 x 0 Fluminense - ???
10/07/1954 - Vasco 1 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
31/10/1954 - Vasco 4 x 3 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
05/12/1954 - Vasco 1 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
06/02/1955 - Fluminense 2 x 4 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
04/05/1955 - Vasco 4 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
25/09/1955 - Vasco 1 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
05/02/1956 - Fluminense 3 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
26/02/1956 - Vasco 0 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
26/08/1956 - Fluminense 2 x 3 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
18/11/1956 - Vasco 0 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
20/03/1957 - Vasco 4 x 2 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
17/04/1957 - Fluminense 3 x 1 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
21/05/1957 - Fluminense 2 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
21/07/1957 - Fluminense 5 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
01/12/1957 - Fluminense 1 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
13/03/1958 - Vasco 6 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
24/08/1958 - Vasco 1 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
16/11/1958 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
01/04/1959 - Fluminense 2 x 0 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
06/05/1959 - Fluminense 1 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
04/10/1959 - Fluminense 2 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
11/10/1959 - Fluminense 3 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
31/03/1960 - Fluminense 3 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
30/09/1960 - Fluminense 2 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
10/12/1960 - Fluminense 1 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
30/03/1961 - Vasco 4 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
09/09/1961 - Fluminense 0 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
08/10/1961 - Vasco 1 x 2 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
09/12/1961 - Fluminense 0 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
11/02/1962 - Vasco 2 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
10/03/1962 - Vasco 4 x 3 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
09/09/1962 - Fluminense 0 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
02/12/1962 - Vasco 0 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
13/02/1963 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
28/07/1963 - Fluminense 3 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
20/10/1963 - Vasco 0 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
14/03/1964 - Vasco 0 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
13/09/1964 - Vasco 1 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
06/12/1964 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
20/02/1965 - Vasco 2 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
24/04/1965 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
14/07/1965 - Vasco 5 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
21/08/1965 - Fluminense 0 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
19/09/1965 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
07/11/1965 - Vasco 1 x 2 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
05/03/1966 - Vasco 2 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
03/09/1966 - Fluminense 3 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
19/10/1966 - Vasco 1 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
03/11/1966 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
01/04/1967 - Vasco 2 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
28/05/1967 - Vasco 1 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
15/07/1967 - Vasco 2 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
21/10/1967 - Fluminense 2 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
19/11/1967 - Fluminense 2 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
13/04/1968 - Vasco 3 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
12/05/1968 - Fluminense 0 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
25/08/1968 - Vasco 2 x 3 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
17/11/1968 - Vasco 2 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
21/04/1969 - Fluminense 2 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
25/05/1969 - Vasco 0 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
20/07/1969 - Vasco 0 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
21/09/1969 - Vasco 2 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
15/03/1970 - Vasco 1 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
28/05/1970 - Fluminense 3 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
19/07/1970 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
20/09/1970 - Fluminense 2 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
21/03/1971 - Fluminense 3 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
25/04/1971 - Vasco 1 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
16/06/1971 - Vasco 0 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
25/07/1971 - Vasco 0 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
15/08/1971 - Vasco 1 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
19/03/1972 - Fluminense 0 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
21/05/1972 - Vasco 1 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
12/08/1972 - Vasco 1 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
03/09/1972 - Vasco 0 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
26/11/1972 - Fluminense 0 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
04/02/1973 - Vasco 0 x 1 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
08/04/1973 - Vasco 0 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
08/07/1973 - Fluminense 0 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
25/07/1973 - Fluminense 1 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
12/08/1973 - Fluminense 0 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
08/12/1973 - Vasco 1 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
21/04/1974 - Fluminense 2 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
08/09/1974 - Vasco 1 x 5 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
29/10/1974 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
10/11/1974 - Vasco 2 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
30/03/1975 - Vasco 2 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
01/06/1975 - Fluminense 1 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
27/07/1975 - Vasco 2 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
10/08/1975 - Fluminense 4 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
26/10/1975 - Fluminense 4 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
21/04/1976 - Vasco 0 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
07/07/1976 - Fluminense 4 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
08/08/1976 - Fluminense 3 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
29/08/1976 - Vasco 2 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
03/10/1976 - Fluminense 1 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
14/11/1976 - Fluminense 3 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
27/02/1977 - Vasco 2 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
08/05/1977 - Fluminense 0 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
25/09/1977 - Vasco 2 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
24/09/1978 - Fluminense 2 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
26/11/1978 - Vasco 2 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
17/03/1979 - Fluminense 0 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
28/04/1979 - Vasco 0 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
27/05/1979 - Fluminense 1 x 4 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
15/09/1979 - Vasco 0 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
03/11/1979 - Fluminense 2 x 3 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
11/05/1980 - Vasco 1 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
19/07/1980 - Fluminense 1 x 3 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
05/10/1980 - Vasco 1 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
26/10/1980 - Fluminense 1 x 1 Vasco [PK 4x1] - Maracanã (Rio de Janeiro)
23/11/1980 - Vasco 3 x 3 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
30/11/1980 - Fluminense 1 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
28/02/1981 - Vasco 2 x 1 Fluminense - Hermenegildo Barcelos (Arraial do Cabo/RJ)
09/04/1981 - Vasco 2 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
12/04/1981 - Fluminense 3 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
04/07/1981 - Vasco 3 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
27/09/1981 - Fluminense 2 x 3 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
01/11/1981 - Vasco 2 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
08/08/1982 - Vasco 2 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
17/10/1982 - Vasco 3 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
06/11/1983 - Vasco 2 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
13/09/1984 - Fluminense 0 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
15/11/1984 - Vasco 2 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
09/12/1984 - Fluminense 2 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
16/02/1985 - Vasco 5 x 3 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
17/03/1985 - Vasco 2 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
23/07/1985 - Vasco 3 x 3 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
15/08/1985 - Fluminense 0 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
31/08/1985 - Fluminense 0 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
27/10/1985 - Fluminense 2 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
13/04/1986 - Vasco 0 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
20/07/1986 - Fluminense 0 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
12/04/1987 - Fluminense 3 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
03/05/1987 - Vasco 0 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
25/10/1987 - Fluminense 2 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
13/03/1988 - Vasco 1 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
29/05/1988 - Fluminense 1 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
08/06/1988 - Vasco 1 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
23/10/1988 - Fluminense 0 x 0 Vasco [PK 8x9] - Maracanã (Rio de Janeiro)
29/01/1989 - Vasco 0 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
01/02/1989 - Fluminense 3 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
26/03/1989 - Vasco 0 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
28/05/1989 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
01/10/1989 - Vasco 0 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
28/01/1990 - Vasco 1 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
25/03/1990 - Fluminense 1 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
22/07/1990 - Vasco 1 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
08/09/1990 - Fluminense 0 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
28/11/1990 - Vasco 3 x 1 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
12/12/1990 - Fluminense 0 x 0 Vasco - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
31/03/1991 - Vasco 1 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
16/06/1991 - Fluminense 2 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
22/09/1991 - Fluminense 1 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
01/12/1991 - Vasco 4 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
20/02/1992 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
17/06/1992 - Vasco 3 x 1 Fluminense - Conselheiro Galvão (Rio de Janeiro)
31/07/1992 - Vasco 2 x 0 Fluminense - Municipal (Juiz de Fora/MG)
02/08/1992 - Vasco 2 x 1 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
27/09/1992 - Vasco 1 x 1 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
29/11/1992 - Vasco 1 x 0 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
21/03/1993 - Vasco 1 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
06/06/1993 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
16/06/1993 - Vasco 0 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
06/10/1993 - Vasco 3 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
17/10/1993 - Vasco 2 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
27/03/1994 - Fluminense 0 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
03/04/1994 - Vasco 4 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
17/04/1994 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
15/05/1994 - Vasco 2 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
09/10/1994 - Vasco 0 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
09/04/1995 - Fluminense 3 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
04/06/1995 - Fluminense 0 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
07/09/1995 - Vasco 0 x 0 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
24/02/1996 - Vasco 4 x 2 Fluminense - Caio Martins (Niterói/RJ)
14/04/1996 - Vasco 5 x 3 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
20/10/1996 - Fluminense 3 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
02/03/1997 - Vasco 1 x 0 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
13/04/1997 - Vasco 1 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
14/05/1997 - Fluminense 2 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
03/08/1997 - Vasco 3 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
08/03/1998 - Vasco 4 x 3 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
21/05/1998 - Fluminense 2 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
17/02/1999 - Fluminense 2 x 0 Vasco [W.O.] - Maracanã (Rio de Janeiro)
21/03/1999 - Vasco 3 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
09/05/1999 - Vasco 1 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
27/01/2000 - Fluminense 1 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
09/02/2000 - Vasco 1 x 0 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
02/04/2000 - Vasco 3 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
15/05/2000 - Fluminense 1 x 0 Vasco - Travessão da Barra (SF de Itabapoana/RJ)
21/05/2000 - Fluminense 1 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
24/05/2000 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
13/09/2000 - Vasco 4 x 3 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
11/02/2001 - Vasco 2 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
15/04/2001 - Fluminense 3 x 3 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
28/10/2001 - Fluminense 2 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
07/03/2002 - Fluminense 2 x 2 Vasco - Rua Bariri (Rio de Janeiro)
24/03/2002 - Fluminense 3 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
15/05/2002 - Vasco 1 x 0 Fluminense - Rua Bariri (Rio de Janeiro)
31/10/2002 - Fluminense 2 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
02/02/2003 - Fluminense 2 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
19/03/2003 - Fluminense 1 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
23/03/2003 - Vasco 2 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
04/05/2003 - Fluminense 0 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
14/09/2003 - Vasco 1 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
07/03/2004 - Vasco 4 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
04/04/2004 - Fluminense 1 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
02/05/2004 - Fluminense 1 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
29/08/2004 - Vasco 1 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
27/02/2005 - Vasco 2 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
26/03/2005 - Fluminense 1 x 1 Vasco [PK 8x7] - Maracanã (Rio de Janeiro)
04/08/2005 - Fluminense 3 x 2 Vasco - Raulino de Oliveira (Volta Redonda/RJ)
13/11/2005 - Vasco 2 x 0 Fluminense - São Januário (Rio de Janeiro)
05/03/2006 - Fluminense 2 x 2 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
30/04/2006 - Vasco 1 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
11/05/2006 - Fluminense 0 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
17/05/2006 - Vasco 1 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
03/09/2006 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
03/06/2007 - Vasco 1 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
02/09/2007 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
12/04/2008 - Vasco 1 x 1 Fluminense [PK 4x5] - Maracanã (Rio de Janeiro)
23/07/2008 - Vasco 3 x 3 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)

Houve também os seguintes jogos do Torneio Início, que não entram na contagem oficial por serem de menor duração (vinte minutos nos jogos classificatórios e uma hora nas finais).
28/03/1926 - Vasco 1 x 0 Fluminense - Laranjeiras
29/03/1931 - Vasco 1 x 0 Fluminense - Laranjeiras [FINAL]
14/04/1940 - Fluminense 0 x 0 Vasco [escanteios 2x0] - Laranjeiras
28/03/1943 - Fluminense 1 x 0 Vasco - Laranjeiras
29/07/1951 - Fluminense 0 x 0 Vasco [PK 3x2] - Maracanã
10/08/1952 - Vasco 2 x 0 Fluminense - Maracanã
05/07/1953 - Vasco 1 x 1 Fluminense [PK 2x1] - Maracanã
15/08/1954 - Fluminense 0 x 0 Vasco [PK 2x1] - Maracanã
14/07/1957 - Vasco 1 x 0 Fluminense - Maracanã
16/07/1961 - Vasco 1 x 0 Fluminense - Maracanã
23/06/1963 - Fluminense 1 x 0 Vasco - Maracanã
09/07/1967 - Vasco 0 x 0 Fluminense [PK 5x2] - Maracanã
13/03/1977 - Vasco 0 x 0 Fluminense [escanteios 3x0] - Maracanã

PC

Fontes:
[3] Netvasco.
[4] Arquivos de Alexandre Magno Barreto Berwanger.

sábado, 27 de março de 2010

Arbitragem - Fluminense com William Marcelo de Souza Nery

Amigos, apitará Fluminense x Vasco o árbitro William Marcelo de Souza Nery. Ele será auxiliado por Ediney Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio dos Santos Pessanha.

Este blogueiro se posiciona contrário à escalação de Souza Nery para o jogo. Isto porque ocorreu um incidente grave entre Souza Nery e alguns torcedores tricolores, no dia 13/09/2009. Foi no Engenhão, no jogo Botafogo 0 x 0 Fluminense, em que Souza Nery era o quarto árbitro. Na ocasião, ele fez gestos ofensivos (orelhas de burro, mais precisamente) em direção a torcedores do Fluminense. O árbitro chegou a ser julgado por "atitude contrária à moral e à disciplina", mas foi absolvido por falta de provas (embora as câmeras de TV tenham flagrado os gestos).

O histórico de Souza Nery apitando jogos do Fluminense também não é animador. No Estadual de 2001, ele favoreceu o Olaria em jogo válido pela primeira rodada do returno (Olaria 3 a 2). No Estadual de 2003, ele teve uma das arbitragens mais escandalosas da história, no jogo Fluminense 3 x 3 Americano, em Laranjeiras (a cada gol do Americano, Caixa d'Água vibrava na tribuna). Em 2008, ele voltou a roubar o Fluminense, em clássico-vovô válido pelo Estadual (Botafogo 3 a 1).


Em 21 jogos apitados por Souza Nery, o Fluminense tem 11 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. Veja a lista completa dos jogos:
21/11/1998 - Campo Grande 1 x 3 Fluminense - Ítalo Del Cima (Rio de Janeiro)
19/12/1998 - Fluminense 4 x 0 São Cristovão - Rua Bariri (Rio de Janeiro)
13/03/1999 - Fluminense 2 x 1 Madureira - Maracanã (Rio de Janeiro)
19/05/1999 - Itaperuna 0 x 1 Fluminense - Jair Bittencourt (Itaperuna/RJ)
23/03/2000 - América 0 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
10/03/2001 - Olaria 3 x 2 Fluminense - Giulite Coutinho (Mesquita/RJ)
27/01/2002 - América 0 x 8 Fluminense - Giulite Coutinho (Mesquita/RJ)
21/02/2002 - Fluminense 2 x 1 Entrerriense - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
15/05/2002 - Vasco 1 x 0 Fluminense - Rua Bariri (Rio de Janeiro)
26/02/2003 - Fluminense 3 x 3 Americano - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
25/01/2004 - Madureira 1 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
02/05/2004 - Fluminense 1 x 0 Vasco - Maracanã (Rio de Janeiro)
27/06/2004 - Botafogo 3 x 3 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
29/08/2004 - Vasco 1 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
05/03/2005 - Portuguesa 0 x 3 Fluminense - Luso-Brasileiro (Rio de Janeiro)
18/03/2007 - Botafogo 1 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
01/03/2008 - Fluminense 3 x 1 Cabofriense - Maracanã (Rio de Janeiro)
30/03/2008 - Botafogo 3 x 1 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
20/04/2008 - Botafogo 1 x 0 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)

PC

História - América x Flamengo

Dequinha e Ivan

Amigos, Flamengo e América quebram lanças em batalhas memoráveis desde 1912. Já foram 301 jogos, com 148 vitórias do Flamengo, 69 empates e 84 vitórias do América. Ao todo, foram assinalados 563 gols do Flamengo contra 416 gols do América.

Confiram a lista completa de jogos:
19/05/1912 - Flamengo 6 x 3 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
25/08/1912 - Flamengo 1 x 0 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
31/08/1913 - Flamengo 0 x 1 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
15/11/1913 - Flamengo 1 x 0 América - General Severiano (Rio de Janeiro)
14/07/1914 - Flamengo 2 x 1 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
13/09/1914 - Flamengo 1 x 0 América - General Severiano (Rio de Janeiro)
11/07/1915 - Flamengo 4 x 2 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
10/10/1915 - Flamengo 2 x 2 América - General Severiano (Rio de Janeiro)
27/08/1916 - Flamengo 1 x 2 América - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
14/09/1916 - Flamengo 3 x 2 América - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
01/10/1916 - Flamengo 1 x 3 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
08/04/1917 - Flamengo 1 x 2 América - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
20/05/1917 - Flamengo 0 x 3 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
01/01/1918 - Flamengo 1 x 1 América - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
26/05/1918 - Flamengo 5 x 3 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
25/12/1918 - Flamengo 1 x 3 América - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
06/04/1919 - Flamengo 1 x 4 América - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
13/07/1919 - Flamengo 2 x 1 América - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
16/11/1919 - Flamengo 2 x 1 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
15/05/1920 - Flamengo 2 x 1 América - Andaraí (Rio de Janeiro)
30/05/1920 - Flamengo 0 x 0 América - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
05/12/1920 - Flamengo 0 x 0 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
01/05/1921 - Flamengo 4 x 0 América - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
17/07/1921 - Flamengo 3 x 3 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
31/07/1921 - Flamengo 3 x 4 América - General Severiano (Rio de Janeiro)
04/09/1921 - Flamengo 2 x 1 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
03/05/1922 - Flamengo 1 x 0 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
02/07/1922 - Flamengo 0 x 1 América - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
10/06/1923 - Flamengo 3 x 1 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
26/08/1923 - Flamengo 1 x 3 América - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
08/06/1924 - Flamengo 5 x 1 América - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
14/09/1924 - Flamengo 3 x 1 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
24/05/1925 - Flamengo 5 x 1 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
22/11/1925 - Flamengo 4 x 0 América - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
14/03/1926 - Flamengo 2 x 2 América - ??? (Rio de Janeiro)
21/04/1926 - Flamengo 5 x 0 América - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
14/07/1926 - Flamengo 4 x 5 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
03/07/1927 - Flamengo 1 x 3 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
18/09/1927 - Flamengo 2 x 1 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
15/04/1928 - Flamengo 1 x 3 América - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
08/07/1928 - Flamengo 3 x 1 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
12/05/1929 - Flamengo 1 x 3 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
01/09/1929 - Flamengo 1 x 3 América - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
11/05/1930 - Flamengo 1 x 2 América - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
14/12/1930 - Flamengo 1 x 4 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
24/05/1931 - Flamengo 1 x 4 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
15/11/1931 - Flamengo 2 x 2 América - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
12/06/1932 - Flamengo 1 x 2 América - Rua Paysandu (Rio de Janeiro)
11/09/1932 - Flamengo 2 x 1 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
09/07/1933 - Flamengo 2 x 3 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
31/08/1933 - Flamengo 1 x 4 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
29/10/1933 - Flamengo 0 x 2 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
18/03/1934 - Flamengo 2 x 3 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
15/04/1934 - Flamengo 1 x 2 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
17/06/1934 - Flamengo 1 x 1 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
27/06/1934 - Flamengo 3 x 4 América - Figueira de Melo (Rio de Janeiro)
20/09/1934 - Flamengo 1 x 2 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
17/10/1934 - Flamengo 4 x 2 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
23/12/1934 - Flamengo 0 x 1 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
27/01/1935 - Flamengo 4 x 1 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
09/06/1935 - Flamengo 1 x 1 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
16/06/1935 - Flamengo 0 x 3 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
07/07/1935 - Flamengo 2 x 5 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
25/08/1935 - Flamengo 1 x 1 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
06/10/1935 - Flamengo 1 x 0 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
10/11/1935 - Flamengo 2 x 2 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
22/12/1935 - Flamengo 3 x 1 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
31/05/1936 - Flamengo 1 x 0 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
29/08/1936 - Flamengo 2 x 1 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
27/09/1936 - Flamengo 1 x 1 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
14/10/1936 - Flamengo 2 x 2 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
08/11/1936 - Flamengo 0 x 1 América - ??? (Rio de Janeiro)
28/04/1937 - Flamengo 3 x 2 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
09/06/1937 - Flamengo 5 x 1 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
17/10/1937 - Flamengo 1 x 1 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
09/01/1938 - Flamengo 3 x 2 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
21/04/1938 - Flamengo 0 x 2 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
19/06/1938 - Flamengo 1 x 3 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
13/10/1938 - Flamengo 1 x 2 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
16/10/1938 - Flamengo 3 x 1 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
15/12/1938 - Flamengo 2 x 2 América - Figueira de Melo (Rio de Janeiro)
25/12/1938 - Flamengo 0 x 1 América - Gávea (Rio de Janeiro)
28/05/1939 - Flamengo 7 x 1 América - Gávea (Rio de Janeiro)
20/08/1939 - Flamengo 2 x 1 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
20/11/1939 - Flamengo 0 x 0 América - São Januário (Rio de Janeiro)
16/03/1940 - Flamengo 5 x 1 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
16/06/1940 - Flamengo 0 x 2 América - São Januário (Rio de Janeiro)
21/07/1940 - Flamengo 6 x 3 América - Gávea (Rio de Janeiro)
13/10/1940 - Flamengo 1 x 0 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
18/05/1941 - Flamengo 0 x 0 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
20/07/1941 - Flamengo 1 x 0 América - Gávea (Rio de Janeiro)
23/12/1941 - Flamengo 0 x W América - Campos Sales (Rio de Janeiro)*
10/05/1942 - Flamengo 1 x 3 América - São Januário (Rio de Janeiro)
12/07/1942 - Flamengo 4 x 3 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
13/09/1942 - Flamengo 8 x 5 América - Gávea (Rio de Janeiro)
21/03/1943 - Flamengo 2 x 0 América - General Severiano (Rio de Janeiro)
30/04/1943 - Flamengo 1 x 2 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
04/07/1943 - Flamengo 1 x 2 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
05/09/1943 - Flamengo 3 x 1 América - Gávea (Rio de Janeiro)
15/03/1944 - Flamengo 3 x 3 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
01/04/1944 - Flamengo 2 x 2 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
02/07/1944 - Flamengo 1 x 2 América - São Januário (Rio de Janeiro)
03/09/1944 - Flamengo 4 x 1 América - Gávea (Rio de Janeiro)
05/04/1945 - Flamengo 1 x 3 América - São Januário (Rio de Janeiro)
27/05/1945 - Flamengo 2 x 6 América - São Januário (Rio de Janeiro)
15/07/1945 - Flamengo 2 x 3 América - São Januário (Rio de Janeiro)
30/09/1945 - Flamengo 4 x 1 América - Gávea (Rio de Janeiro)
27/03/1946 - Flamengo 2 x 2 América - São Januário (Rio de Janeiro)
12/05/1946 - Flamengo 2 x 3 América - General Severiano (Rio de Janeiro)
29/07/1946 - Flamengo 6 x 2 América - Gávea (Rio de Janeiro)
29/09/1946 - Flamengo 1 x 3 América - São Januário (Rio de Janeiro)
30/11/1946 - Flamengo 3 x 2 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
21/12/1946 - Flamengo 3 x 2 América - General Severiano (Rio de Janeiro)
08/06/1947 - Flamengo 5 x 2 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
05/10/1947 - Flamengo 4 x 2 América - General Severiano (Rio de Janeiro)
21/12/1947 - Flamengo 0 x 2 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
17/06/1948 - Flamengo 4 x 1 América - General Severiano (Rio de Janeiro)
25/07/1948 - Flamengo 4 x 2 América - São Januário (Rio de Janeiro)
17/10/1948 - Flamengo 1 x 0 América - Gávea (Rio de Janeiro)
26/12/1948 - Flamengo 2 x 3 América - General Severiano (Rio de Janeiro)
03/07/1949 - Flamengo 1 x 2 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
25/09/1949 - Flamengo 3 x 2 América - Gávea (Rio de Janeiro)
28/05/1950 - Flamengo 1 x 3 América - Gávea (Rio de Janeiro)
17/09/1950 - Flamengo 2 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
30/12/1950 - Flamengo 2 x 3 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
10/03/1951 - Flamengo 2 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
19/05/1951 - Flamengo 1 x 1 América - General Severiano (Rio de Janeiro)
06/10/1951 - Flamengo 2 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
08/12/1951 - Flamengo 3 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
11/05/1952 - Flamengo 5 x 1 América - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
28/06/1952 - Flamengo 0 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
25/10/1952 - Flamengo 0 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
03/01/1953 - Flamengo 1 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
01/03/1953 - Flamengo 2 x 2 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
30/08/1953 - Flamengo 3 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
14/11/1953 - Flamengo 3 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
28/12/1953 - Flamengo 2 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
02/06/1954 - Flamengo 1 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
08/08/1954 - Flamengo 2 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
26/09/1954 - Flamengo 2 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
02/01/1955 - Flamengo 1 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
03/02/1955 - Flamengo 3 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
10/05/1955 - Flamengo 1 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
22/06/1955 - Flamengo 0 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
16/10/1955 - Flamengo 2 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
04/12/1955 - Flamengo 4 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
19/02/1956 - Flamengo 1 x 3 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
26/03/1956 - Flamengo 1 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
01/04/1956 - Flamengo 1 x 5 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
04/04/1956 - Flamengo 4 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
23/09/1956 - Flamengo 2 x 3 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
17/11/1956 - Flamengo 1 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
06/06/1957 - Flamengo 1 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
28/07/1957 - Flamengo 3 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
24/11/1957 - Flamengo 1 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
15/03/1958 - Flamengo 2 x 3 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
19/06/1958 - Flamengo 0 x 3 América - General Severiano (Rio de Janeiro)
22/06/1958 - Flamengo 0 x 2 América - Campos Sales (Rio de Janeiro)
27/07/1958 - Flamengo 0 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
06/12/1958 - Flamengo 3 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
16/04/1959 - Flamengo 7 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
12/09/1959 - Flamengo 1 x 4 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
18/10/1959 - Flamengo 1 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
30/03/1960 - Flamengo 1 x 5 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
25/09/1960 - Flamengo 0 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
06/11/1960 - Flamengo 1 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
29/03/1961 - Flamengo 2 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
23/09/1961 - Flamengo 2 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
07/10/1961 - Flamengo 0 x 4 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
10/12/1961 - Flamengo 1 x 0 América - São Januário (Rio de Janeiro)
20/02/1962 - Flamengo 0 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
20/07/1962 - Flamengo 5 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
19/10/1962 - Flamengo 1 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
18/08/1963 - Flamengo 1 x 3 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
09/11/1963 - Flamengo 2 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
16/08/1964 - Flamengo 1 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
01/11/1964 - Flamengo 0 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
06/03/1965 - Flamengo 3 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
14/08/1965 - Flamengo 0 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
11/09/1965 - Flamengo 2 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
03/11/1965 - Flamengo 2 x 1 América - General Severiano (Rio de Janeiro)
18/09/1966 - Flamengo 2 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
09/12/1966 - Flamengo 1 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
16/07/1967 - Flamengo 0 x 3 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
03/09/1967 - Flamengo 2 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
18/11/1967 - Flamengo 1 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
04/04/1968 - Flamengo 1 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
15/05/1968 - Flamengo 2 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
27/07/1968 - Flamengo 2 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
19/01/1969 - Flamengo 2 x 2 América - Caio Martins (Niterói/RJ)
09/03/1969 - Flamengo 0 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
18/05/1969 - Flamengo 1 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
29/06/1969 - Flamengo 0 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
13/08/1969 - Flamengo 1 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
16/11/1969 - Flamengo 1 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
10/12/1969 - Flamengo 1 x 1 América - General Severiano (Rio de Janeiro)
29/03/1970 - Flamengo 0 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
27/05/1970 - Flamengo 2 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
28/06/1970 - Flamengo 1 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
10/09/1970 - Flamengo 4 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
15/10/1970 - Flamengo 2 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
11/04/1971 - Flamengo 1 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
06/06/1971 - Flamengo 1 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
25/07/1971 - Flamengo 0 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
26/08/1971 - Flamengo 1 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
27/02/1972 - Flamengo 1 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
13/05/1972 - Flamengo 0 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
13/08/1972 - Flamengo 0 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
10/09/1972 - Flamengo 1 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
18/03/1973 - Flamengo 1 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
13/05/1973 - Flamengo 2 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
15/12/1973 - Flamengo 3 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
06/04/1974 - Flamengo 2 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
18/08/1974 - Flamengo 2 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
29/09/1974 - Flamengo 4 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
08/12/1974 - Flamengo 2 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
15/12/1974 - Flamengo 2 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
20/04/1975 - Flamengo 0 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
14/06/1975 - Flamengo 2 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
26/07/1975 - Flamengo 3 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
19/10/1975 - Flamengo 2 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
25/04/1976 - Flamengo 0 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
03/07/1976 - Flamengo 1 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
17/10/1976 - Flamengo 1 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
14/05/1977 - Flamengo 0 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
10/09/1977 - Flamengo 3 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
06/11/1977 - Flamengo 1 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
22/03/1978 - Flamengo 1 x 1 América - Caio Martins (Niterói/RJ)
16/04/1978 - Flamengo 2 x 3 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
17/06/1978 - Flamengo 0 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
19/07/1978 - Flamengo 0 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
01/10/1978 - Flamengo 2 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
22/10/1978 - Flamengo 2 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
11/02/1979 - Flamengo 4 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
01/04/1979 - Flamengo 1 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
08/07/1979 - Flamengo 2 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
19/08/1979 - Flamengo 2 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
05/07/1980 - Flamengo 1 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
28/09/1980 - Flamengo 2 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
08/11/1980 - Flamengo 1 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
18/06/1981 - Flamengo 0 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
23/08/1981 - Flamengo 3 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
02/11/1981 - Flamengo 4 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
27/06/1982 - Flamengo 2 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
07/09/1982 - Flamengo 3 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
06/11/1982 - Flamengo 0 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
01/12/1982 - Flamengo 1 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
28/08/1983 - Flamengo 1 x 3 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
13/11/1983 - Flamengo 2 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
08/04/1984 - Flamengo 3 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
18/04/1984 - Flamengo 0 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
07/09/1984 - Flamengo 1 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
17/11/1984 - Flamengo 1 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
23/02/1985 - Flamengo 1 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
30/03/1985 - Flamengo 3 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
12/09/1985 - Flamengo 0 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
06/11/1985 - Flamengo 2 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
23/03/1986 - Flamengo 2 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
04/05/1986 - Flamengo 2 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
07/09/1986 - Flamengo 2 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
11/04/1987 - Flamengo 0 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
02/05/1987 - Flamengo 2 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
23/03/1988 - Flamengo 2 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
10/04/1988 - Flamengo 0 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
30/07/1988 - Flamengo 1 x 0 América - Gávea (Rio de Janeiro)
07/09/1988 - Flamengo 2 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
05/03/1989 - Flamengo 1 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
17/05/1989 - Flamengo 3 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
08/02/1990 - Flamengo 0 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
28/03/1990 - Flamengo 4 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
14/08/1991 - Flamengo 5 x 3 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
27/10/1991 - Flamengo 1 x 0 América - Luso-Brasileiro (Rio de Janeiro)
09/09/1992 - Flamengo 3 x 1 América - Caio Martins (Niterói/RJ)
02/11/1992 - Flamengo 4 x 0 América - Caio Martins (Niterói/RJ)
28/02/1993 - Flamengo 1 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
17/04/1993 - Flamengo 4 x 2 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
04/10/1993 - Flamengo 2 x 1 América - Gávea (Rio de Janeiro)
18/10/1993 - Flamengo 4 x 1 América - Caio Martins (Niterói/RJ)
10/03/1994 - Flamengo 3 x 2 América - Caio Martins (Niterói/RJ)
30/11/1994 - Flamengo 1 x 2 América - Gávea (Rio de Janeiro)
03/12/1994 - Flamengo 3 x 3 América - Rua Bariri (Rio de Janeiro)
02/04/1995 - Flamengo 3 x 1 América - Moça Bonita (Rio de Janeiro)
20/05/1995 - Flamengo 2 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
16/02/1996 - Flamengo 2 x 1 América - Gávea (Rio de Janeiro)
28/04/1996 - Flamengo 4 x 1 América - Conselheiro Galvão (Rio de Janeiro)
23/06/1996 - Flamengo 4 x 1 América - Gávea (Rio de Janeiro)
23/02/1997 - Flamengo 0 x 0 América - Conselheiro Galvão (Rio de Janeiro)
11/03/2000 - Flamengo 5 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
30/04/2000 - Flamengo 4 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
29/03/2001 - Flamengo 1 x 2 América - Giulite Coutinho (Mesquita/RJ)
02/02/2002 - Flamengo 0 x 4 América - Giulite Coutinho (Mesquita/RJ)
17/03/2002 - Flamengo 3 x 0 América - Moça Bonita (Rio de Janeiro)
21/04/2002 - Flamengo 1 x 1 América - Moça Bonita (Rio de Janeiro)
22/02/2003 - Flamengo 2 x 3 América - Giulite Coutinho (Mesquita/RJ)
08/02/2004 - Flamengo 3 x 4 América - Giulite Coutinho (Mesquita/RJ)
23/03/2005 - Flamengo 0 x 0 América - Giulite Coutinho (Mesquita/RJ)
05/03/2006 - Flamengo 2 x 2 América - Giulite Coutinho (Mesquita/RJ)
08/04/2007 - Flamengo 4 x 1 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
02/02/2008 - Flamengo 4 x 0 América - Engenhão (Rio de Janeiro)
28/03/2010 - Flamengo 2 x 1 América - Engenhão (Rio de Janeiro)
22/01/2011 - Flamengo 3 x 1 América - Giulite Coutinho (Mesquita/RJ)

Houve também os seguintes jogos, válidos pelo Torneio Início (de menor duração, não contam para as estatísticas oficiais).
26/03/1922 - Flamengo 1 x 0 América - Laranjeiras
27/04/1924 - Flamengo 2 x 0 América - Laranjeiras
28/03/1926 - Flamengo 2 x 0 América - Laranjeiras
17/04/1932 - Flamengo 0 x 0 América [escanteios 1x0] - São Januário
25/03/1934 - Flamengo 1 x 1 América [escanteios 1x3] - São Januário
14/04/1940 - Flamengo 0 x 0 América [escanteios 3x1] - Laranjeiras
26/03/1944 - Flamengo 1 x 0 América - São Januário
30/06/1946 - Flamengo 2 x 1 América - Laranjeiras [FINAL]
04/07/1948 - Flamengo 1 x 1 América [PK 1x3] - General Severiano
29/07/1951 - Flamengo 1 x 0 América - Maracanã
06/07/1958 - Flamengo 0 x 0 América [PK 2x1] - Maracanã
16/07/1961 - Flamengo 0 x 0 América [PK 8x7] - Maracanã

PC