Desde 1960, quando começou a ser disputada, a Copa Libertadores sempre foi vencida por clubes com técnicos sul-americanos, oriundos precisamente de quatro países: Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia. Exceto uma vez: em 1991, o Colo Colo levantou a Libertadores comandado pelo croata Mirko Jozic, conhecido no Chile como El Extranjero, o estrangeiro.
O único treinador europeu a vencer a principal competição sul-americana de clubes sempre foi um treinador sério, disciplinador, de sorriso raro. Mirko Jozic nasceu em 8 de abril de 1940, na cidade de Trilj. Foi jogador de futebol, sem muito sucesso. Cursou Educação Física e, nas décadas de 70 e 80, dirigiu seleções de base da Iugoslávia. Veio pela primeira vez à América do Sul em 1987, com a Seleção sub-20 da Iugoslávia, para o Mundial da categoria, disputado no Chile. A Iugoslávia sagrou-se campeã, derrotando nos pênaltis a Alemanha Ocidental. Fascinado pelas montanhas chilenas, disse que gostaria de voltar um dia. Não tardou a cumprir o desejo: em dezembro de 1987, passou a treinar as divisões de base do Colo Colo, e ficou por onze meses, até retornar à Europa.
Em 1989, voltou mais uma vez a Santiago, agora já como treinador dos profissionais do Colo Colo. O objetivo era vencer o Campeonato Chileno e, por que não?, tentar a primeira Libertadores da história do Chile. Missão cumprida: Jozic foi três vezes campeão chileno, e levantou a Libertadores de 1991, com uma campanha invejável. A equipe era motivada, contundente quando possuía o mando de campo, e com alto desempenho fora de casa. A campanha foi de sete vitórias, cinco empates e somente duas derrotas. Em mais de meio século de Copa Libertadores, Jozic é o único treinador europeu a conquistar o cobiçado troféu.
Jozic treinou o Colo Colo até 1993. Depois, dirigiu a Seleção Chilena, o América do México, o Hajduk Split da Croácia, o Al-Hilal da Arábia Saudita, o Newell's Old Boys da Argentina, o Sporting Lisboa, a Seleção Croata, e o Dinamo de Zagreb da Croácia.
PC
Sinistra a história do "Extranjero"!
ResponderExcluirDo nada foi jogar um campeonato lá, gostou do lugar, voltou e mudou a história de um clube.
Vale a pena ver os VT's dos jogos finais da Libertadores de 91. O Colo Colo jogava fino!