Queria escrever aqui sobre mais uma excelente atuação de Ricardo Berna. A defesa no chute de Thiago Neves, no segundo tempo, foi uma intervenção de cinema. O arqueiro tricolor foi o melhor em campo no Fla-Flu.
Infelizmente, sou obrigado pelos fatos a mudar de assunto. Mesmo sendo um Fla-Flu, sou obrigado a falar de "paisagem".
Muricy Ramalho não é mais o treinador do Fluminense Football Club.
A parceria parecia um sucesso: afinal, o Campeonato Brasileiro de 2010 foi conquistado, após 26 anos de espera por parte do Tricolor. Além do título, o retrospecto foi muito bom: em 54 partidas, 28 vitórias, 15 empates e 11 derrotas.
Mas não: a parceria não era um sucesso.
Convenhamos: nem tinha como ser.
Muricy construiu o sucesso de sua carreira no moderno CT do São Paulo. Estava acostumado a contar com uma estrutura de primeira linha, talvez a melhor do Brasil.
Quando chegou ao Fluminense, encontrou a mesma estrutura que havia na década de setenta, quando ele ainda era jogador de futebol: um campo.
Na apresentação, Muricy afirmou que lutaria em duas frentes: por conquistas no campo, e por uma melhoria na infra-estrutura do Tricolor.
A conquista no campo ele conseguiu. Foi monumental, conseguiu guiar ao título brasileiro um time cheio de desfalques, retirado do seu estádio durante o returno.
A melhoria na infra-estrutura não foi possível. Apesar de seus insistentes pedidos, após quase um ano lá estava o elenco do Fluminense treinando exatamente no mesmo campo. Aquele da década de 70.
Aqui, alguns vão culpar a "transição de poder" no clube, de Roberto Horcades para Peter Siemsen. Mas convenhamos: não houve transição alguma de poder. O patrão de Muricy não se chamava Roberto, nem Peter: sempre atendeu por Celso. Não é à toa que reportagens da imprensa europeia frequentemente chamam o mecenas de "presidente" ou "dono" do Fluminense. Ademais, Siemsen já fora candidato em 2007 e 2010. Teve, portanto, quatro anos para trabalhar em soluções para o Fluminense. Se não o fez, falhou.
Este domingo foi um dia triste para o Fluminense. Tínhamos o melhor treinador do Brasil, e não conseguimos segurá-lo, por incompetência própria. Situação deprimente para um clube que já foi o mais organizado do Brasil.
Alguns torcedores culparão Muricy: ele estaria trocando o Fluminense pelo Santos, por uma proposta financeira superior. Sinceramente, não acredito nessa versão, e tenho motivos para não acreditar nela: Muricy se mostrou sempre um homem de palavra. Se houver interesse do Santos, a negociação começará agora. (e dificilmente chegará aos valores que andaram ventilando)
Acho que Muricy saiu porque percebeu que não conseguiria desenvolver plenamente seu trabalho no Fluminense, seja pela falta de estrutura física, seja pelo complicado cenário da política tricolor. Saiu porque o Fluminense não lhe oferece as condições para ser continuamente campeão, como ele pode ser.
O clube continua, Muricy continua. Torço muito pelo primeiro, e desejo sorte ao segundo. Mas não nego que o domingo foi uma ducha de água fria. 13 de março foi meu 11 de setembro do futebol.
PC
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConcordo, PC. Só não achei correta a saída de Muricy em um momento tão delicado para o Fluminense. Abandonou o nosso time quando mais precisávamos dele, com duas competições em andamento e em situação delicadíssima em uma delas (lembrando que ele foi o principal responsável por isso, errando em escalações, táticas e substituições). O motivo do CT é válido, mas não justifica o fato de ele ter saído agora, a meu ver.
ResponderExcluirEduardo,
ResponderExcluirEsta crítica ao Muricy é válida: o "timing" da decisão não foi mesmo o melhor. Se bem que talvez tenha sido melhor assim, pra dar mais tempo para o sucessor. Só o tempo dirá.
A saída do melhor técnico que já passou por aqui nos últimos anos é triste, mas só nos resta apoiar o time. Somente nós poderemos conseguir essa classificação. Na raça, na luta. Espero que a torcida compre a briga e torçamos para que o Flu não saia tão prejudicado após essa grande perda.
ResponderExcluirEstou muito puto com o Muricy.
ResponderExcluirArrumar CT em um ano não é fácil. Não tiro parte da culpa da diretoria, que deu argumentos para a saída, ao ficar de braços cruzados e não fazer qq esforço por estrutura. Mas pra mim não foi por isso que o Muricy saiu.
Como não foi "pela palavra" ou por uma "multa rescisória milionária" que duvido que tenha existido. Negou a seleção por iniciativa própria, por não ter gostado de alguma coisa do que ouviu de Ricardo Teixeira (provavelmente do salário...). Ou alguém além do José Ilan ainda acredita que a CBF que lucra centenas de milhões só com a Nike não pagaria uma "multinha" de no máximo (dos máximos) umas dezenas de milhões?
Novamente a tão adorada 'versão oficial dos fatos' me pareceu um patético teatro.
Em minha humilde opinião, saiu porque vai ganhar mais no Santos.
Saiu para amenizar o abalo que uma eliminação precoce (que nem certa é) na Libertadores faria em sua imagem de multi-campeão.
Saiu porque não tem palavra.
Não super-valorizemos a estrutura!
Estrutura ajuda sim, e muito. Mas não é NECESSÁRIA e muito menos SUFICIENTE para levantar canecos.
A única coisa absolutamente necessária, com exceção da sorte, para levantar canecos de forma consistente é DINHEIRO. E isso a Unimed arranja. A estrutura ajuda. Se tivéssemos estrutura, possivelmente seríamos campeões com algumas rodadas de antecedência ano passado. Mas estrutura não ganha campeonato. Se ganhasse, o Cruzeiro não estaria sem conquistar títulos de expressão nacional ou internacional desde 2003.
Que venha o Dorival!
Gosto dele.
Não ligo se ele sair por uma oferta superior, desde que não me venha com a mesma hipocrisia de Muricy.
Se o Fluminense pudesse manejar o dinheiro do patrocínio da Unimed, quem sabe poderia investir os 400 mil do Belletti em um aluguel de um CT?
ResponderExcluirAcho que o Tigres do Brasil, clube que tem um belo CT, aceitaria esse valor de bom grado.
Muricy não pediu um CT de primeiro mundo do dia pra noite. Pediu dois campos, uma academia e um vestiário.
Não conseguir nem isso foi, sim, incompetência do Fluminense.
A passagem de Muricy Ramalho pelas Laranjeiras será lembrado pelos torcedores de duas formas...
ResponderExcluirEm 2010: o técnico que venceu o campeonato brasileiro, fazendo a vitória ter ainda mais méritos por conta da situação difícil de nosso elenco em relação a contusões, suspensões, etc. No mesmo ano, quando de sua chegada, também foi responsável por deixar os tricolores esperançosos por mudanças na estrutura do clube.
Em 2011: foi o cara que indicou contratações fracas; dispensou alguns jogadores e possíveis contratações equivocadamente; foi eliminado da taça guanabara pelo 'fortíssimo' Boa Vista; errou na indicação do elenco da libertadores; defendeu os cânceres do clube (Alcides Antunes, Celso Barros, etc); saiu do Fluminense, nos deixando agonizando na Libertadores, por culpa quase exclusiva sua. E quer vir com esse papo furado de falta de estrutura?
Dane-se, Muricy Ramalho!
É verdade que ele poderia contribuir muito com o Clube? Sim! Todos sabemos que a estrutura do Fluminense é precária, que precisamos de CT, que o corínthians é beneficiado pela arbitragem, que imperador é amigos de traficantes... etc. etc. Mas sair da forma que saiu - dando margem, inclusive, para se pensar que saiu para não 'manchar o currículo' como um fracassado na libertadores - foi uma covardia!
Espero que o presidente corra atrás do tempo perdido para que erros do tipo não continuem acontecendo.
E só mais uma coisa, no calor da discussão: o melhor técnico do Brasil de chama Cuca! Teríamos sido campeões em 2010 com ele e provavelmente estaríamos numa melhor campanha na Libertatores deste ano!
ST!
A quem acredita na lorota de que Muricy já está acertado com o Santos, esta matéria mostra que a proposta nem foi feita ainda...
ResponderExcluirpow cara e vc acreditou nessa balela de que ele saiu por causa de ct mesmo?kkkkk
ResponderExcluirentra lá no blog do ricardo perrone q ele mesmo hironizou essa desculpa do muricy.engraçado q ano passado flu foi campeão e não via o muricy reclamar de ct.e outra eliminamos o time treinado por ele o sp com ct e tudo na liberta com o reinight.e vc ainda continua acreditando nessa historinha de ter saido por falta de ct???
Sou Tricolor dese criança (estou com 52 anos), mas hoje cansei. Já fomos os melhores, mais organizados, força do Rio de Janeiro e do Brasil. Hoje temos um 'mecenas' patrocinador e um presidente iniciante, além da turma da piscina que sempre quis tornar o clube sem futebol, mas com divertimento para eles.
ResponderExcluirO Muricy até poderia ter ficado até o final da Libertadores, mas trabalhar sem vontade, sem tesão, não parece ser a dele, que preferiu ser honesto e sair. Respeito muito o profissional, o homem Muricy. Sobre nossos dirigentes, não posso dizer o mesmo! Um presidente que afirma numa coletiva que 'fomos campeões treinando naquela pocilga de campo', não pode ser uma pessoa séria. Cansei de incompetência. Basta! Se já não ia no Engenhão, agora nem quero saber onde fica! Continuo sendo e torcendo para o Fluminense INSTITUIÇÃO, CLUBE DE FUTEBOL, mas para os dirigentes que temos lá, não dá mais. E não me surpreenderia se o Conca saísse no meio do ano. Horcades, Celso, Peter... tudo farinha do mesmo saco. Saco de bosta! Muricy queria que o clube evoluísse, principalmente extracampo. Como fez Parreira em 1999, quando melhoramos o que tínhamos e podíamos na época, o próprio Clube. Só que o momento é hoje e isso não basta. Mas paramos no tempo. Lamentavelmente, jamais teremos uma estrutura de primeiro mundo! Aliás, nenhum clube do Rio consegue ter tal estrutura com cartolas medíocres! Depois reclamam por aí...
Tenho uma sugestão para técnico: Adriano, ex-Roma. Que tal? Melhor do que o técnico que tínhamos e não seguramos, não vejo no mercado.
Hoje estou de luto pelo Tricolor e seus dirigentes retrógrados! Viva a turma da piscina, que saiu vencedora!
ST,
Leandro
PC,
ResponderExcluirO que mais quero é acreditar nisso. Mas por que ele nao saiu pela porta da frente? Por que? Não consigo entender esse jeito estranho dele sair. Sou obrigado a acreditar na proposta superior.
"Cada vez mais vejo que só podemos contar com o Conca mesmo"
Evidente que o Muricy saiu para treinar o Santos, isso é evidente. Não existe problema nisso, ele tinha uma proposta melhor e decidiu sair. Para mim isso seria normal, porém o que não é normal é sair de fininho do jeito que ele fez e ainda dando desculpas esfarrapadas. Além do momento em que ele saiu.
ResponderExcluirAlém disso, o Muricy teve influencia direta na formação deste elenco, contanto inclusive com escolhas como Souza ao invés de Thiago Neves. Agora, como faz?
Também acho que a diretoria do Flu não fez muito esforço para manter o técnico, acho que a chegada de outro treinador também já estava planejada. Acho que esta ocorrendo um grande jogo de cena, assim o Fluminense não demite o treinador que recusou a seleção por principio e o treinador de principio não fica conhecido com mais um.
[]'s
Texto belíssimo, cartesiano e preciso; nada a acresentar. Abs M
ResponderExcluiro muricy 2011 podia se demitir e deixar o de 2010.
ResponderExcluiresse ano ele só fez merda. Ele tem total responsabilidade pelo título na mesma proporção pela situação atual do time na libertadores e carioca.
PC e amigos, prestigiem a minha matéria:
ResponderExcluirhttp://cidofutinterativo.blogspot.com/2011/03/falta-de-carater.html
Acho que o cara pisou na bola nessa entrevista ao SPorTV. Dizer que não tinha aparelhos (ano passado tinha?), com ratos no vestiário... Não precisava tanto. E ano passado, os ratos foram contratados este ano. Quem será que os indicou? O Muricy pisou feio na bola. E foi mal em 2011, desde o início. Isso é fato!
ResponderExcluirSe o Santos anunciar outro técnico, quero ver cada um de vocês pedir desculpas pelas declarações malcriadas contra o Muricy, ok? :)
ResponderExcluirMas só se a Seleção Mexicana também anunciar outro técnico também =P
ResponderExcluirPC, primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo conteúdo rico e coerente de seu blog. Leio todos os seus posts, comentando ou não.
ResponderExcluirQueria saber de você (até para ter conhecimento próprio da causa): por que será que a Unimed, em 11 anos junto ao Fluminense, não investiu um centavo sequer em um CT, ou mesmo um aluguel? (É uma coisa no mínimo lamentável, pois dois ou três salários de medalhões já seriam suficientes para que fosse erguido um CT que Muricy pedia)
Fala, PC.
ResponderExcluirMas você não acha que faltou respeito por parte do Muricy? Ele podia, pelo menos, ter dado uma coletiva justificando a saída e pedindo desculpas a torcida, que não tem nada com isso e que sempre apoiou ele, inclusive pedindo pra ele ficar durante a partida...
E uma pergunta: se o Flu tivesse sido campeão da Taça Guanabara e e se tivesse vencido os três primeiros jogos da Libertadores, ele tinha saído?
Abs!
Hermê, obrigado pelo prestígio e pelo elogio. São palavras assim que me motivam a continuar escrevendo.
ResponderExcluirVocê perguntou sobre a Unimed, por que ela não investe em estrutura, vou dar minha opinião, mas é só uma opinião.
A Unimed não investe em estrutura porque CT não veste boné, não dá entrevista coletiva, não aparece nos jornais de segunda-feira...
Cauan,
ResponderExcluirEntendo quem tenha se sentido desrespeitado pelo Muricy.
Eu, PC, achei a nota divulgada uma explicação suficiente.
Mas entendo quem queria mais.
Caro PC,
ResponderExcluirVc está endeusando o Muricy. Como treinador é, com certeza, um dos 3 melhores do Brasil. Mas essa de ser o supra-sumo da ética não cola.
Ele saiu por uma soma de fatores, nos quais a falta de estrutura foi o menor deles: a milionária proposta do Santos, a pressão familiar, os próprios erros q nos colocaram fora da taça GB e em situação ruim na Liberta...
MESMO q fosse somente pela falta de estrutura, continua sendo muito escroto da parte dele ficar denegrindo o clube que lhe recebeu a pagou sem "melhor contrato da vida".
#muricydecepção
ST
Caro PC,
ResponderExcluirVc está endeusando o Muricy. Como treinador é, com certeza, um dos 3 melhores do Brasil. Mas essa de ser o supra-sumo da ética não cola.
Ele saiu por uma soma de fatores, nos quais a falta de estrutura foi o menor deles: a milionária proposta do Santos, a pressão familiar, os próprios erros q nos colocaram fora da taça GB e em situação ruim na Liberta...
MESMO q fosse somente pela falta de estrutura, continua sendo muito escroto da parte dele ficar denegrindo o clube que lhe recebeu a pagou sem "melhor contrato da vida".
#muricydecepção
ST
Sobre a outra pergunta, não acredito que os resultados do ano tenham influenciado a decisão dele. Mas isso só ele pode responder, né?
ResponderExcluirEdu,
ResponderExcluirMuricy já me demonstrou, mais de uma vez, que tem ética.
Não consigo engolir essa história de que ele saiu por dinheiro.
Se ele aparecer essa semana, no Santos, com o tal salário de 1 milhão de reais, pode ser que você esteja certo. Mas ainda assim terei minhas dúvidas.
Por que eu pediria desculpas ao hipócrita do ano?
ResponderExcluirE aquele papo de cumprir o que está assinado pra dar exemplo pros filhos?
Se uma mínima estrutura era tão fundamental, por que não levou os treinos pra Xerém?
Além de tudo, não foi homem pra dar uma porr@ de entrevista falando a verdade. Preferiu mentir via assessoria de imprensa.
Torcedores do Fluminense anoitecem de luto pela saída do genial Muricy Ramalho , que mesmo sem estrutura alguma conseguiu dar um Campeonato Brasileiro ao Fluminense .
ResponderExcluirNa campanha do famigerado Peter e sua tropa de safados falavam a quatro cantos que um CT era a principal meta do seu mandado e diz agora que é irrelevante . Porque quando pedido não algugou um campo para os treinamentos como pedido por ele??
Eu mesmo acreditei e escrevi por diversas vezes apoiando sua candidatura , agora a decepção de mais uma vez ser iludido como outros torcedores .
Fui sócio e sai do clube por ver tanta sacanagem e política suja carregada de vaidade e burrice . Sai Horcades e entra Peter mais a falta de capacidade é imensa. Por causa disso muitas vezes me envergonho do fluminense. Não pela sua historia mais sim por causa dos incopetendes que administram o clube.
Os caras querem ser os astros de uma estrutura decadente e digo com certeza absoluta , estes não amam o Fluminense.
Inteiramente de luto e decepcionado estou perdendo a paixão de ser TRICOLOR.
Não digo que o Muricy não tenha culpa. ele tem sim pois pra quem dizia honrar seus compromissos o que ele fez foi vergonha...
Ramón,
ResponderExcluirMuricy de fato rescindiu o contrato. Mas quem não cumpriu o acordo primeiro foi o Fluminense!
Ele já estava HÁ DEZ MESES no clube, sempre cobrando, e não deram a ele nem um vestiáriozinho decente. Pelamordedeus...
Como o Fluminense não cumpria sua parte, ele se sentiu à vontade para sair.
Mesmo sendo tricolor "de dar cambalhota", eu teria saído antes dele.
Por que o hiócrita do ano não colocou uma cláusula de rescisão automática em caso de não cumprimento de tais e tais termos em dado prazo?
ResponderExcluirNão há nada disso no contrato. Ele só ouviu a promessa do Horcades e do Celso de que eles iriam fazer o máximo. Alguém acredita na palavra desses indivíduos? E não havia nada no contrato. A obrigação deles era tão vaga como 'fazer o possível'. Não dá pra dizer que não cumpriram.
É questão de fé.
Já o Sr. Hipocrisia rompeu o contrato mesmo se gabando de ser o rei da palavra.
Não tem perdão. Não quero esse indivíduo de volta.
Lembrando que quase fomos rebaixados treinando em um CT e fomos campeões brasileiros treinando nas Laranjeiras.
ResponderExcluirQuanto ao contrato Ramon, acho que a palavra vale mais do contrato. E de fato o Peter esta a pouco tempo no cargo, mas o patrão do Muricy é o mesmo desde o inicio e este não moveu uma palha por melhores condições de trabalho.
[]'s
Montanha, tbm acho que o Celso não moveu uma palha. Mas as cartas têm que ser postas na mesa. Eu fui certinho demais ao falar em cláusula contratual. Bastava o Muricy falar publicamente ou só com o mecenas: se não me der 2 campos, 1 academia e o c@@#$# a quatro em tanto tempo, eu vou sair.
ResponderExcluirÉ simples. Ninguém teria o direito de ficar chateado com ele. Mas os termos só estavam na cabeça dele. Aí ele desce do bonde e foda-se todo mundo.
É um técnico muito bom. Mas é ainda mais ordinário.
Ramón,
ResponderExcluirMuricy pediu publicamente melhorias na estrutura, mais de uma vez.
Chegou a explicitar que "só queria dois campos, um vestiário e uma academia".
Sobre estrutura, PELO AMOR DE DEUS parem de dizer que "o Flamengo ganhou sem estrutura", "o Fluminense ganhou sem estrutura"...
ResponderExcluirÉ verdade, ganharam sem estrutura.
Mas É IMPOSSÍVEL ser campeão continuamente sem estrutura. Se fosse possível, haveria exemplos ao redor do mundo. E não há.
Não adianta ficar choramingando que não tá bom, que isso que aquilo. Tem que botar prazo. Isso sim tinha que ser feito publicamente. E ele não fez.
ResponderExcluirAo invés disso veio falar de rato em vestiário. Pelo menos disso estamos livres. Ele e o Alcides já se foram.
Eu nunca vi um time ser campeão de maneira continuada sem dinheiro. Isso sim é essencial, indispensável. Se o Celso não estabelecesse o critério de acima de 30 nas contratações seríamos sim campeões de maneira continuada. Ganhamos ano passado e podemos ganhar esse ano, pois nosso elenco melhorou.
Dinheiro é o essencial. Estrutura é algo a mais. Ajuda, mas sozinha não faz campeões. Nunca fez.
Estrutura sozinha não ganha, mas ajuda muito.
ResponderExcluirTanto quanto dinheiro para pagar salários altos.
Nós fomos campeões ano passado na base do dinheiro, quase ganhamos a Libertadores na base do dinheiro, sozinho. Dinheiro é sim mais importante que estrutura.
ResponderExcluirNão vou nem dizer quem escreveu:
"O blog hoje dormirá sem capa porque eu não vejo estrutura pra continuar blogando. Hoje notei que o blog é cinza, e gosto de verde. Como exemplo pros meus filhos, vou sair. Tchau.
Até amanhã."
Mandou bem. Quando o cara não briga com os fatos (como ele costuma fazer) faz algo legal.
PC,
ResponderExcluiro que quis dizer que não adianta alugar o CFZ como fizeram em 2009, ou algo do tipo.
O engraçado é que o Flu pode fazer um CT pros profissionais em Xerem, mas não faz pois os jogadores iriam ficar boladinhos de ter que ir treinar em Xerem.
[]'s
Ramón,
ResponderExcluirRica Perrone é um fanfarrão que não entende nada de futebol.
Entre outras pérolas, ele acha que Muricy Ramalho não é um bom técnico, e que mata-mata é mais justo que pontos corridos.
Só não é o pior comentarista de futebol que eu conheço porque existe o Renato Maurício Prado.
Montanha,
ResponderExcluirEra melhor ter ido treinar em Xerém. Eu já fui lá, um ônibus de Laranjeiras pra lá, direto, demoraria uns 40 minutos.
Mas nem Xerém tinha o básico para os profissionais: só os campos estavam em condições aceitáveis (e o mais bizarro é que ISSO é melhor ainda que Laranjeiras).
Continuo de luto. Acabo de ler as entrevistas que ele deu pro O Globo e pro Extra e acredito nele. Gostaria muito que a corja que administra o Fluminense tivesse a mínima capacidade de reflexão e ao invés de pagar milhões para um Adilson Batista da vida, oferecesse melhores condições aos nossos atletas. Mas não vão fazer isso não. Bom, tenho 35 anos, vi dois títulos brasileiros do Flu, o primiero com nove, que me fez virar tricolor (assisti com meu pai vascaíno) e o segundo ano passado, graças ao Conca e ao Muricy. Espero chegar aos 61 para ver o próximo.
ResponderExcluirpastifício dell'amore,
ResponderExcluir"Espero chegar aos 52 anos para ver o Flu campeão de novo."
Meu sentimento está por aí mesmo.
Também acredito em cada palavra que o Muricy tá dizendo nas entrevistas.
E quero ver como se justificará o grupo da situação do Fluminense, que afirmou com todas as letras que ele saiu por dinheiro, por uma proposta milionária do Santos.
QUERO VER!
Vale a pena ler:
ResponderExcluirMuricy, emocionado, diz que está mal.
"Peter chegou a propor o aluguel do CT do Tigres, em Xerém, e ainda informou ao ex-treinador sobre as obras que serão realizadas no CT da base, também em Xerém, com reforma de quatro campos, vestiários e alojamentos. Muricy recusou ambas por conta da distância. O GLOBOESPORTE.COM tentou contato com Peter Siemsen, mas o presidente não respondeu às ligações."
ResponderExcluirhttp://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2011/03/em-busca-de-um-ct-presidente-do-flu-visita-instalacoes-na-zona-oeste.html
O Michel Simoni andou dizendo que o RMP andou postando umas coisas que deve ser verdade no Globo, dai fui no site do Globo e peguei um post do blog do puto.
ResponderExcluirhttp://oglobo.globo.com/esportes/rmp/posts/2011/03/15/garganta-profunda-do-flu-368783.asp
Como visto, parece que não foi CT e, sim, tentativa de interferência no time. Novamente nosso salvador coloca na gente de vermelho e grená.
[]'s
Montanha,
ResponderExcluirÉ bom que se diga que o modelo de mecenato (Celso Barros mandando no futebol) foi defendido com unhas e dentes pelo Peter Siemsen, na época da campanha.
E a Flusócio ainda quer "satanizar" o Muricy...