quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Seu Armando Giesta


Hoje, faleceu Seu Armando Giesta, um dos torcedores-símbolo do Fluminense.

Meu último bate-papo com ele foi no ano passado, em Laranjeiras. E, claro, ouvi muito mais do que falei. Um dos temas da conversa foi a final da Copa do Mundo de 1950 (Giesta foi uma das 200 mil testemunhas no Maracanã). Com sua licença, gravei seu relato do fatídico gol de Ghiggia. Ele disse as exatas palavras a seguir:

"o Uruguai tinha um puta ataque, o Schiaffino, o Míguez e o Ghiggia, muito bom ataque. Quando eles fizeram 2 a 1, onde estava o Juvenal? Lá na frente, lá no ataque, e o Bigode sozinho para marcar o Ghiggia. Sem cobertura, sem cobertura! E o Schiaffino e o Míguez fechando no meio. O Barbosa teve que sair. Eu tava bem ali atrás e vi: ele foi para o meio e depois não conseguiu voltar".

Naquela mesma tarde, ele também contou histórias de vários times do Fluminense que acompanhou. O seu time preferido era aquele de sua infância, que conquistou cinco Campeonatos em seis anos, entre 1936 e 1941, com Batatais, Machado, Renganeschi, Brant, Romeu, Tim, Russo, Hércules, Pedro Amorim e companhia.

Ao longo das décadas seguintes, Seu Armando também se encantou com diversos outros ídolos do Fluminense: Waldo, por exemplo, o maior artilheiro da história do clube (com ele na foto acima, tirada em 2010).

Recentemente, Seu Armando foi homenageado com uma placa no Maracanã, no Hall dos Torcedores. Ele foi também presidente de honra da Torcida Young Flu.

Seu Armando Giesta, agora, passará a ajudar o seu amado Fluminense lá de cima...


PC

10 comentários:

  1. Linda homenagem, e post merecido, triste é mas ele vai com certeza continuar torcendo com a gente!
    Saudações!

    ResponderExcluir
  2. É PC, o tempo passa para todo mundo... que Deus possa recebe-lo com os braços abertos e que sua familia possa ser consolada pela providência divina. O céu agora tem mais um tricolor.

    Aproveito PC para lhe pedir que de uma passada lá no blog e de sua opinião sobre essa polêmica dos clássicos em São Januario, sempre é bom ler seus comentários.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Seu Armando era simplesmente um escudo do Fluminense em carne e osso, uma bandeira viva da Young Flu. Em 2007, me recebeu com todo carinho em sua casa para uma entrevista. Antes disso, disfarçados, eu e ele estivemos nas cadeiras do Maracanã em 2005, secando a Gávea contra o Volta Redonda numa segunda-feira à noite, antes da final da Taça Rio que vencemos. Um de meus heróis eternos!

    ResponderExcluir
  4. É, bela homenagem, PC! Mais um reforço para o time lá de cima!

    Saudades!

    ResponderExcluir
  5. Grande guerreiro, grande tricolor!
    Descanse em paz, seu Armando!
    Mais um guerreiro torcendo pelo flu, lá de cima!

    ResponderExcluir
  6. Fabricio Moraes Maturana3 de novembro de 2011 às 20:55

    Grande guerreiro, grande tricolor!
    Descanse em paz, seu Armando!
    Mais um guerreiro torcendo pelo flu, lá de cima

    ResponderExcluir
  7. É triste ver a progressiva diminuição do número de tricolores que testemunharam um Fluminense exemplar.

    Descanse em paz, Seu Armando.

    ResponderExcluir
  8. Nessa conversa em que falamos da Copa de 1950, eu perguntei se ele queria ver também a final de 2014. Ele respondeu que sim, mas que achava que não estaria mais vivo. Que pena que ele estava certo...

    Descanse em paz, seu Armando.

    ResponderExcluir
  9. Seu Armando, estará ao lado de nosso grande João de Deus, olhando pelo fluzão, e nas grandes decisões como diz o saudoso Nelson Rodrigues que também estará lá para recebe-lo, levantará do seu descanso e irá assisitir a mais um triunfo do Fluminense, Saudações Tricolores!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.