sexta-feira, 4 de maio de 2012

De transparência

(a prova da farsa - clique na figura para ampliá-la)

Hoje falarei de transparência, um dos pilares fundamentais que devem reger qualquer instituição que queira ser levada a sério no mundo atual. Já abordei o assunto antes (aqui e aqui), mas de vez em quando surgem novos fatos, que me obrigam a voltar ao tema.

O caso é o seguinte: as Leis brasileiras obrigam toda entidade de prática desportiva profissional a divulgar suas demonstrações financeiras, submetidas a auditoria independente, em seu sítio eletrônico, até o último dia útil do mês de abril. Em outras palavras: no máximo até a segunda-feira passada, o Fluminense deveria ter publicado seu balanço patrimonial relativo a 2011, no site oficial do clube. (E aqui cabe dizer que esta prática é bastante saudável, independentemente do que diz a legislação, exatamente porque contribui para dar transparência aos números da instituição.)

Lamentavelmente, passou a segunda-feira, prazo final para a publicação, e o Fluminense não cumpriu sua obrigação. Insatisfeito com a falha (que poderia causar graves consequências para o clube, como o afastamento dos dirigentes e a invalidação do Ato Trabalhista), comecei a investigar o problema. Descobri que a Lei determina que a publicação deveria ser realizada não apenas no site do clube, como também no da liga desportiva - que interpretei como sendo a FFERJ, no caso do Fluminense. No site da Federação, escondida em menus confusos, encontrei a seção Expediente, onde - bingo! - estava a demonstração financeira do Fluminense, publicada no dia 27 de abril (sexta-feira passada).

Leigo que sou no assunto de contabilidade, não tive muito o que analisar no documento. Mas uma linha logo me chamou a atenção: a data da assinatura do relatório dos auditores, 28 de fevereiro. Vieram imediatamente à mente os questionamentos: ora, se a demonstração financeira já foi auditada há dois meses, então por que o documento não foi divulgado antes? Para que esperar dois meses, e fazer a divulgação apenas no apagar das luzes, às vésperas do encerramento do prazo legal? Por que a divulgação se deu apenas no site da Federação, se a Lei determina a publicação também no site do clube? Ainda não tenho as respostas.

Os pessimistas dizem que o que já está ruim pode ficar ainda pior. Passado o feriado, um amigo confere novamente o site do Fluminense, na quarta-feira (02/05/2012), e lá está o arquivo finalmente publicado, dois dias após expirado o prazo da Lei. Opa, peraí, a data está "30/04/2012"? Publicação com data retroativa? É isso mesmo?

Wellington Nem já demonstrou em campo muita habilidade na arte do drible. Pelo visto, no Fluminense, os dirigentes tentam imitar o jovem craque. Sem a mesma habilidade, claro.

(PS: que não tentem justificar a perda do prazo legal com a desculpa esfarrapada clássica de "problema de TI para atualizar o site". Afinal, o site foi reformulado pela atual gestão em julho de 2011, e assim se espera que a simples adição de um arquivo não cause uma grande dor de cabeça. E além disso, a demonstração financeira já foi assinada pelos auditores há mais de dois meses, e assim já poderia ter sido adicionada ao site há semanas...)

(texto publicado no PAVILHÃO TRICOLOR)

2 comentários:

  1. O "Novo" Fluminense não é um clube sério.

    E pior: acha que todo mundo é trouxa.

    ResponderExcluir
  2. Pode ser que a explicação para a publicação de última hora seja só desleixo.

    Especulações à parte, coisa boa não é.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.