(a prova da farsa - clique na figura para ampliá-la)
Hoje falarei de transparência, um dos pilares fundamentais que devem reger qualquer instituição que queira ser levada a sério no mundo atual. Já abordei o assunto antes (
aqui e
aqui), mas de vez em quando surgem novos fatos, que me obrigam a voltar ao tema.
O caso é o seguinte: as Leis brasileiras obrigam toda entidade de prática desportiva profissional a divulgar suas demonstrações financeiras, submetidas a auditoria independente, em seu sítio eletrônico, até o último dia útil do mês de abril. Em outras palavras: no máximo até a segunda-feira passada, o Fluminense deveria ter publicado seu balanço patrimonial relativo a 2011, no site oficial do clube. (E aqui cabe dizer que esta prática é bastante saudável, independentemente do que diz a legislação, exatamente porque contribui para dar transparência aos números da instituição.)
Lamentavelmente, passou a segunda-feira, prazo final para a publicação, e o Fluminense não cumpriu sua obrigação. Insatisfeito com a falha (que poderia causar graves consequências para o clube, como o afastamento dos dirigentes e a invalidação do Ato Trabalhista), comecei a investigar o problema. Descobri que a Lei determina que a publicação deveria ser realizada não apenas no site do clube, como também no da liga desportiva - que interpretei como sendo a FFERJ, no caso do Fluminense. No site da Federação, escondida em menus confusos, encontrei a seção Expediente, onde - bingo! - estava a demonstração financeira do Fluminense, publicada no dia 27 de abril (sexta-feira passada).
Leigo que sou no assunto de contabilidade, não tive muito o que analisar no documento. Mas uma linha logo me chamou a atenção: a data da assinatura do relatório dos auditores, 28 de fevereiro. Vieram imediatamente à mente os questionamentos: ora, se a demonstração financeira já foi auditada há dois meses, então por que o documento não foi divulgado antes? Para que esperar dois meses, e fazer a divulgação apenas no apagar das luzes, às vésperas do encerramento do prazo legal? Por que a divulgação se deu apenas no site da Federação, se a Lei determina a publicação também no site do clube? Ainda não tenho as respostas.
Os pessimistas dizem que o que já está ruim pode ficar ainda pior. Passado o feriado, um amigo confere novamente o site do Fluminense, na quarta-feira (02/05/2012), e lá está o arquivo finalmente publicado, dois dias após expirado o prazo da Lei. Opa, peraí, a data está "30/04/2012"? Publicação com data retroativa? É isso mesmo?
Wellington Nem já demonstrou em campo muita habilidade na arte do drible. Pelo visto, no Fluminense, os dirigentes tentam imitar o jovem craque. Sem a mesma habilidade, claro.
(PS: que não tentem justificar a perda do prazo legal com a desculpa esfarrapada clássica de "problema de TI para atualizar o site". Afinal, o site foi reformulado pela atual gestão em julho de 2011, e assim se espera que a simples adição de um arquivo não cause uma grande dor de cabeça. E além disso, a demonstração financeira já foi assinada pelos auditores há mais de dois meses, e assim já poderia ter sido adicionada ao site há semanas...)
O "Novo" Fluminense não é um clube sério.
ResponderExcluirE pior: acha que todo mundo é trouxa.
Pode ser que a explicação para a publicação de última hora seja só desleixo.
ResponderExcluirEspeculações à parte, coisa boa não é.