quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Resenha: Huachipato 1 x 2 Tricolor

Foto: Photocamera.

Amigos, o jogo no Chile nem parecia um duelo de Copa Libertadores: um estádio arrumado, com o gramado bem cuidado; o adversário Huachipato demonstrando uma lealdade rara em competições sul-americanas, jogando sem apelar para catimbas e pontapés; o árbitro argentino Saúl Laverni apitando de forma imparcial; a torcida em um impressionante clima familiar. Em suma: um jogo de futebol, disputado na bola, como deveria ser sempre. Sem atmosfera de guerra, sem pedras, sem pancadaria.

Agora vou falar sobre o time do Fluminense. Após o tombo diante do Grêmio, o onze tricolor parece ter aprendido que precisa de vontade, de ímpeto, de gana. Sem garra, não se vence nem uma partida de ping-pong, essa é a verdade. Aquele anti-Fluminense, aquele time que perdeu quase todas as divididas para os gaúchos, morreu ali, quando o apito final ecoou no cimento do Engenhão. No Chile, o Fluminense voltou a ser o Fluminense guerreiro, o Fluminense forjado a sangue, suor e lágrimas na épica arrancada de 2009.

O primeiro tempo poderia ser resumido no famoso ditado "quem não faz, leva". O Fluminense atacou, atacou, atacou, atacou, atacou, perdeu inúmeras chances de gol, algumas claríssimas. Com os arcos escancarados à sua frente, Wellington Nem fez o mais difícil e acertou a trave. O domínio tricolor foi avassalador, até que, no último minuto, a defesa cochilou e Rodríguez abriu o placar: Huachipato 1 a 0. Uma demonstração prática do mais sábio ditado futebolístico.

Na etapa complementar, entretanto, o Fluminense manteve a pressão. O Huachipato, recuado, defendia a vitória com unhas e dentes: afinal, era o grande jogo da história do clube. Nunca antes um campeão brasileiro havia pisado no gramado do Estádio CAP. Mas "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Quando eram decorridos 21 minutos, Carlinhos cruzou da esquerda, Fred deu uma assistência de futevôlei, e Wellington Nem fuzilou para as redes: era o santo gol de empate.

Dez minutos depois, Abel pôs Wagner em campo. No lance seguinte, Wellington Nem foi raçudo, brigou por uma bola que parecia perdida, a ganhou na garra e a entregou numa bandeja para Wagner, que aproveitou a chance e marcou o gol da vitória, da doce e santa vitória. Menos de trinta segundos em campo, e Wagner já cumprira o papel que lhe era reservado pelos deuses do futebol.

Sábado, temos a semifinal da Taça Guanabara contra o Vasco (primeiro jogo realmente válido do Campeonato Carioca). Quarta-feira que vem, novamente o Huachipato, desta vez no Rio de Janeiro. A temporada de 2013 finalmente começou para o Tricolor.

PC

12 comentários:

  1. Wagner em menos de 1min.fez mais do que Deco...talvez seja a hora de Abelão repensar quem deve ser o titular da posição,não é de hoje que Deco NÃO RENDE...

    ResponderExcluir
  2. E vence o FlumiNEMse!!!

    O time muito bem o jogo inteiro praticamente, bela partida, não recuou quando virou, o Abel mexeu bem, se for sempre assim já podemos encomendar a faixa e o chopp.

    Até o PC que quase não bebe vai tomar um porre de felicidade!!

    Att,

    BMZ

    ResponderExcluir
  3. Rafael, semana passada todo mundo tava de mimimi pq o Abel escalou o Wanger no lugar do Deco, keep calm e deixa que o Abelão sabe o que tá fazendo.

    ResponderExcluir
  4. Tocaram o foda-se lá em Álvaro Chaves e até o sócio-futebol vai entrar de graça nos próximos dois jogos da Libertadores...

    Ontem foi aquela coisa: boa vitória (tinha que ganhar), mas eu não senti muito o clima "carniça" da Libertadores. Menos mal, né PC?

    ST4!

    ResponderExcluir
  5. [E deixa que o Abelão sabe o que tá fazendo.]

    ST (sem mimimis)

    ResponderExcluir
  6. PC, não consegui ver no time toda essa gana que você relatou no texto. Apesar das chances criadas no ataque, achei o time do Flu devagar, sonolento, com pouca movimentação principalmente no meio campo. O Flu dominou sim o cover do Pittsburgh Steelers, mas acho que foi mais pela diferença técnica dos times (como era ruim o time chileno!) e a entrega de alguns poucos jogadores como o Nem e o Jean. Acho até que pela nulidade do adversário a atuação do Flu ontem foi pior que a do jogo do Grêmio, pois no jogo da semana passada muito da apatia do Flu se deveu ao domínio completo do Grêmio do jogo.

    Ficava com nojo cada vez que via o Deco em campo. Nem uma idosa obesa carregando sacolas de compra numa tarde ensolarada de verão em Bangu conseguiria ser tão lenta como esse jogador ontem. Bruno ontem muito mal novamente. Não vejo motivos para que esses jogadores mereçam hoje permanecer como titulares.

    A boa notícia do jogo de ontem é que ficou confirmado que o grupo é fraco e os dois brasileiros deverão passar com tranquilidade. A má é que, se continuar jogando assim, o Flu não passa nem das oitavas.

    ps: o que foi a atuação da defesa ontem? Falha no primeiro gol e no final estava louquinha pra entregar o empate de bandeja. Voltou a ser aquela baba do 1o semestre do ano passado.

    ResponderExcluir
  7. Pedro, não vi o Grêmio dominar o Flu. Eles jogaram no contra-ataque. Só conseguiram efetivamente controlar o jogo depois que o Abel desmanchou o time, mas aí já tava 2 a 0. Aí é fácil. Opinião.

    Legal o jogo ontem. Faltou um pouquinho de raça pra matar o jogo ainda no primeiro tempo. Mas o time foi bem.

    ResponderExcluir
  8. Bruno fez as cagadas de sempre: tomou bola nas costas, fez "cruzamentos" patéticos da intermediária (incluindo um bizarro rasteiro e com a perna esquerda), só foi uma vez à linha de fundo (pra fazer um cruzamento ridículo) quase entregou o empate no fim, etc, etc, etc. Pra mim metia o Digão na lateral direita. Ele já foi bem na posição certa vez...

    O Nem é PHoda. Que matada de peito-passe do Fredão!

    Carlinhos quis jogar futebol. E jogou fácil!

    ResponderExcluir
  9. Ramón, o Bruno tá me irritando tanto que acho que até o Ricardo Berna na lateral-direita me deixaria mais satisfeito. hehe!

    ResponderExcluir
  10. Abel parece ter ficado esperto depois das múltiplas cagadas que fez no jogo anterior. Não sei se repararam, mas em vários momentos o Gum ficava abertão na direita cobrindo as costas do super-lateral.

    Não podemos nos esquecer de Waguinho, mais uma vez decisivo!

    ResponderExcluir
  11. Vinicius, entrar de graça no Engenhão somente com aval do Botafogo.

    Todos ao Engenhão contra o Huachupeta.

    Abs
    Pablo

    ResponderExcluir
  12. Vocês parem de cornetar o Bruno, o coitado sofre de baixa auto-estima, ele tem que pegar confiança, Fred ficou de colocar esta cocota na fita dele.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.