quinta-feira, 3 de julho de 2014

História - Argentina x Bélgica


As seleções principais de futebol de Bélgica e Argentina já se enfrentaram 4 vezes na história, com 1 triunfo belga e 3 vitórias argentinas:
02/06/1928 - Bélgica 3 x 6 Argentina - Olympisch Stadion (Amsterdam, Holanda)
13/06/1982 - Argentina 0 x 1 Bélgica - Camp Nou (Barcelona, Espanha)
05/09/1984 - Bélgica 0 x 2 Argentina - Heysel (Bruxelas, Bélgica)
25/06/1986 - Argentina 2 x 0 Bélgica - Azteca (Cidade do México)
05/07/2014 - Argentina x Bélgica - Mané Garrincha (Brasília, Brasil)

O jogo de 02/06/1928, em Amsterdam, foi válido pelo torneio de futebol dos Jogos Olímpicos. Até esta edição das Olimpíadas, as seleções principais participavam do torneio de futebol. A Argentina venceu a Bélgica por 6 a 3, gols de Domingo Tarasconi (4), Manuel Ferreira e Raimundo Orsi para a Argentina, e de Raymond Braine, Florimond Van Halme e Jacques Moeschal para a Bélgica.

O jogo de 13/06/1982, em Barcelona, foi o primeiro jogo da Copa do Mundo da Espanha. A Argentina defendia o título conquistado em 1978, mas foi surpreendida na estreia: a Bélgica venceu por 1 a 0, gol de Vandenbergh, aos 17 minutos do segundo tempo.

O jogo de 25/06/1986, na Cidade do México, foi a semifinal da Copa do Mundo do México. A Argentina venceu a Bélgica por 2 a 0, dois gols de Maradona. 114.500 espectadores estavam no Estádio Azteca naquela tarde.

Neste sábado 5, em Brasília, Argentina e Bélgica jogarão pelas quartas-de-final da Copa do Mundo do Brasil. O vencedor do duelo encarará na semifinal o ganhador de Holanda x Costa Rica.

PCFilho

Posts relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.