À meia-noite do sábado 18 para o domingo 19, começará o horário de verão no Brasil: os relógios devem ser adiantados em uma hora, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
O horário de verão, que visa a uma economia de energia nos horários de pico de consumo, com melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial, vigorará até o dia 21 de fevereiro de 2015. Em função da posição da Terra em relação ao Sol, os dias são mais longos durante o verão, e por isso o procedimento é feito nesta estação do ano.
Um decreto de 2008 determina que o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e termina na véspera do terceiro domingo de fevereiro. No entanto, como em 2015 o carnaval será exatamente nesta semana, o horário de verão continuará até o sábado seguinte. O objetivo é evitar que, em meio ao feriado, alguns cidadãos se esqueçam de ajustar os relógios. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a redução da demanda de energia tem sido em torno de 5%.
A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784, quando ainda não existia luz elétrica, pelo político e inventor americano Benjamin Franklin. O primeiro país a adotar o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, como medida para economizar carvão.
No Brasil, o horário de verão foi implementado pela primeira vez entre 3 de outubro de 1931 e 31 de março de 1932, no primeiro governo do presidente Getúlio Dornelles Vargas.
PCFilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.