quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Uma mensagem para o Dia dos Professores


Hoje, 15 de outubro, é o Dia dos Professores. Oficialmente, não é feriado, mas deveria ser. Em um país que tem um feriado a cada cinco minutos, já no calendário se observa a desvalorização da mais nobre das profissões.

O deboche com os mestres aparece também no contra-cheque, claro. Anualmente, gastamos R$ 1.800.000,00 com cada um de nossos 513 deputados. Enquanto isso, o salário dos nossos verdadeiros heróis não chega a R$ 30.000,00 por ano - é o segundo menor do mundo. A proporção é de obscenos 60 para 1: nossos gastos com um único e escasso deputado dariam para pagar sessenta professores do ensino fundamental.

A Educação brasileira, naturalmente, naufraga. No sistema público, nossos jovens chegam ao último ano do ensino médio e mal sabem ler, escrever e fazer as operações básicas da matemática. Os alunos que aprendem o mínimo são os que têm a sorte de encontrar um ou outro professor abnegado e apaixonado pelo ofício.

E o problema não se resume apenas ao salário ridículo: há também as condições precárias de trabalho. Ser professor da rede pública hoje, no Brasil, é praticamente uma missão humanitária.

Algum sábio já deve ter dito (se ninguém disse, estou dizendo agora): se você quiser enxergar o futuro de um país, olhe para a sua atual sala de aula. Que o próximo Presidente da República, seja quem for, descubra esta prioridade fundamental, e salve a próxima geração. E que o povo cobre isso do mandatário eleito.

A vocês, meus mestres, parabéns pelo seu dia, e obrigado por tudo.

PCFilho

3 comentários:

  1. ST**** PC

    Fixei no topo direto da Página:

    https://www.facebook.com/pages/Fluminense-Eterno-Amor/160643460663656

    Realmente, o calendário nacional comprova a importância que se dá oficialmente ao objeto da efeméride.

    Teu blog é referência na inteligentzia tricolor. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Mauro Balbino,

    Obrigado por tão generosas palavras, e pelo prestígio.

    Saudações Tricolores,
    PC

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.