sexta-feira, 3 de julho de 2015

Fluminense 2 x 1 Santos

Foto: Paulo Sergio/LANCE!Press.

Na noite desta quinta-feira 2, no Maracanã, o jogo entre Fluminense e Santos estava truncado. Eram transcorridos 39 minutos, o prélio permanecia empatado em 0 a 0, quando Antônio Carlos lançou e a bola chegou a Gérson, na ponta-direita. Não havia um lance óbvio, o menino do Fluminense, dezoito anos recém-completados, estava marcado de perto, mas ainda assim tirou da cartola uma jogada genial. O miraculoso cruzamento, de canhota, foi na cabeça de Fred, que fez o gol, com o oportunismo que lhe é característico. Uma obra de arte, e Fluminense 1 a 0 no placar.

Em 246 jogos com a camisa do Fluminense, este foi o 154º gol de Fred, o primeiro marcado sobre o Santos. Agora, ele já tem gols marcados pelo Fluminense contra todos os outros onze gigantes do futebol brasileiro: Botafogo (13), Palmeiras (7), Cruzeiro (6), Flamengo (6), Vasco (6), Corinthians (5), Grêmio (5), Atlético Mineiro (4), Internacional (4), São Paulo (4) e Santos (1).

Aos 9 minutos do segundo tempo, o Santos mostrou que estava vivo: Gabriel fez boa jogada pelo flanco direito e cruzou para Ricardo Oliveira, que se enrolou mas teve sorte e conseguiu empatar: 1 a 1. O resultado era péssimo para o Fluminense, que se distanciava dos líderes do Campeonato Brasileiro. Era vencer ou vencer. Os 13 mil presentes no Maracanã, então, voltaram a cantar, para empurrar o onze tricolor à frente.

Fred quase marcou o segundo, após bom lance de Wellington Silva pela direita. Mas a bola, sempre tão amiga do centroavante tricolor, desta vez caprichosamente beijou o travessão. A sorte, sempre tão amiga do Fluminense, desta vez parecia estar com os santistas.

No entanto, Gravatinha provou que estava no Maracanã: quando o empate parecia se confirmar, os suplentes Gustavo Scarpa e Lucas Gomes entraram e resolveram. Cruzamento primoroso do primeiro, e cabeçada fatal do segundo. Era o gol da vitória, da doce e santa vitória tricolor, no templo sagrado do nosso futebol. Após dez rodadas, estamos em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro.

No ano passado, quando o patrocinador anterior encerrou seu vínculo com o Fluminense, houve quem anunciasse, com pompa e circunstância, a nossa morte, o nosso fim. Coitados, amigos, coitados. Não entendem nada sobre eternidade. Mesmo depois de 1999, mesmo depois de 2009, ainda não aprenderam que tudo pode passar, que só o Tricolor não passará jamais.

Na distante e úmida caverna que habita, o Profeta coça sua longa barba branca, enquanto contempla aquelas quatro belas faixas, penduradas na parede de pedra...

PCFilho

NOTAS DO ONZE:
Diego Cavalieri: Sem culpa no gol, salvou a cidadela no fim. 7,5
Wellington Silva: Ótima jogada que quase resulta no segundo gol de Fred. 6,5
Marlon: Ganhou a maioria dos lances contra os atacantes santistas. 7,0
Antônio Carlos: Deu o lançamento que resultou no primeiro gol. 7,0
Giovanni: O gol do Santos saiu por seu lado. 5,5
Edson: Incansável, como sempre, mas errou muitos passes. 6,0
Jean: Atuou bem, auxiliando na defesa e no ataque. 6,5
Wagner: Participação na marcação e na troca de passes, mas pode fazer mais. 6,0
(Pierre): Entrou no fim para fechar o time. 6,5
Gérson: Foi de seu talento que saiu o gol de Fred. 7,0
(Gustavo Scarpa): Entrou e deu ótima assistência para o gol de Lucas Gomes. 8,0
Marcos Júnior: Movimentou-se bastante no ataque, e foi caçado pelos adversários. 6,5
(Lucas Gomes): Entrou bem novamente, e marcou o gol da vitória, de cabeça. 8,0
Fred: Participou muito do jogo, marcou um gol, e perdeu outro sob a trave. 7,0
T. Enderson Moreira: O time melhora a cada jogo. 6,5

Árbitro Ricardo Marques Ribeiro: Não comprometeu, mas poderia ter sido um pouco mais rigoroso com a violência santista. 6,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.