quinta-feira, 15 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 15 de junho


1924: na Rua Paysandu, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo, em partida válida pelo Campeonato Carioca. O gol tricolor foi do artilheiro Nilo, aos 18 minutos do 2º tempo. O Fluminense passou a ter 4 vitórias e 1 empate na competição, cujo título terminaria conquistando.

1938: em partida válida pelo Torneio Municipal, o Fluminense derrotou o America por 3 a 1, no campo do adversário, na Rua Campos Sales. Os gols tricolores foram de Fogueira, Novelli e Sandro. O Tricolor terminaria campeão da competição.

1941: em jogo do Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu por 4 a 2 para o Madureira, na inauguração do Estádio Aniceto Moscoso, na Rua Conselheiro Galvão. 10.762 pessoas prestigiaram a partida. Os dois gols tricolores foram marcados por Rongo. Esta foi uma das cinco únicas derrotas na espetacular campanha que garantiu o bicampeonato ao Fluminense.

1946: em partida válida pelo Torneio Municipal, em São Januário, o Fluminense venceu o Flamengo por 3 a 1. Os gols do Tricolor foram assinalados por Ademir Menezes (2) e Rodrigues Tatu.

1947: em jogo do Torneio Municipal, o Fluminense ganhou do Botafogo por 6 a 4, na Gávea. Os gols tricolores foram de Pedro Amorim, Ademir Menezes (2), Rodrigues Tatu, Careca e Simões.

1948: o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Bonsucesso, em General Severiano, pelo Torneio Municipal. No entanto, três dias depois, o Fluminense ganhou os pontos desse jogo, devido à decisão da FMF de punir o Bonsucesso pela escalação irregular de Wilson Silva. Nas semanas seguintes, o Tricolor arrancaria para terminar campeão da competição.

1955: em mais um amistoso da sua excursão internacional, o Fluminense venceu o Racing de Paris por 2 a 0, no Parc des Princes, na capital francesa. Os gols da grande vitória tricolor na França foram marcados por Escurinho e Converti.

1969: na decisão do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Flamengo por 3 a 2, diante de uma multidão calculada em 200 mil pessoas no Maracanã (o público pagante foi de 171.599, e o público presente não foi divulgado). Os gols da épica vitória tricolor foram de Wilton, Cláudio Garcia e Flávio. Pela décima-nona vez na história, o Fluminense comemorava a conquista do Campeonato Carioca.


1975: diante de 55.978 pessoas no Maracanã, em jogo do Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu para o Botafogo por 2 a 0. Com o resultado, o Botafogo garantiu o título do segundo turno da competição e a vaga no triangular final, para o qual o Fluminense já estava classificado. A Máquina Tricolor viajou para a Europa logo após o jogo, para uma breve excursão. Após o retorno, jogaria o terceiro turno (vencido pelo Vasco) e o triangular final, no qual se sagraria campeã estadual.

2000: pela primeira partida das quartas-de-final da Copa do Brasil, o Fluminense empatou em 3 a 3 com o Atlético Mineiro, no Maracanã. Os gols tricolores foram de Magno Alves, Roger Flores e Marco Brito.

2005: na primeira partida da decisão da Copa do Brasil, o Fluminense perdeu para o Paulista por 2 a 0, no Estádio Jaime Cintra, em Jundiaí.

****

Aniversariantes do dia:

Francisco de Souza Ferreira, o Gradim (1908), treinador com duas passagens no comando técnico do time profissional do Fluminense, entre 1954 e 1956. Anteriormente, já trabalhava no Tricolor, como técnico das categorias de base e como auxiliar do lendário treinador Zezé Moreira. Em 1956, foi também auxiliar do treinador Sylvio Pirillo. Um bom relato da carreira de Gradim pode ser lido aqui.

Carlyle Guimarães Cardoso, o Carlyle (1926), centroavante com 64 gols em 102 partidas pelo Fluminense entre 1949 e 1952, titular na conquista do Campeonato Carioca de 1951. Ele também seria titular do Fluminense na Copa Rio, o Mundial de Clubes de 1952, mas se lesionou durante a estreia contra o Sporting Lisboa - jogo que acabou sendo sua última aparição com a camisa tricolor.

Dirceu José Guimarães, o Dirceu (1952), meia armador com 8 gols em 68 jogos pelo Fluminense entre as temporadas de 1976 e 1977. Como parte da Máquina Tricolor de Francisco Horta, foi campeão do Carioca e do Torneio de Paris em 1976. Dirceu disputou três Copas do Mundo pela Seleção Brasileira (1974, 1978 e 1982).

Julio Cesar Coelho de Moraes Junior (1982), o Julio Cesar, lateral-esquerdo com 4 gols em 67 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 2010 e 2011. Fez parte do time campeão Brasileiro de 2010 - nesta competição, marcou um gol no empate contra o Vasco em 2 a 2, no Maracanã. Sua versatilidade foi útil ao treinador Muricy Ramalho - no jogo final, contra o Guarani, ele atuou como meia-armador.

PCFilho

Um comentário:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.