segunda-feira, 19 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 19 de junho


1904: em partida amistosa, no campo da Rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense venceu o Paysandu por 2 a 1. Os dois gols do Fluminense foram marcados pelo craque Edwin Cox, irmão do fundador Oscar Cox. Edwin alcançou a marca de 7 gols pelo Fluminense, igualando-se a Horácio da Costa Santos na artilharia histórica do clube.

1910: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no campo da Rua Guanabara, em Laranjeiras, o Fluminense venceu o Rio Cricket por 4 a 1. Os gols tricolores foram de Waymar (2), Monk e Emile Etchegaray.

1938: em jogo do Torneio Municipal, o Fluminense, sem os atletas convocados para a Seleção Brasileira, perdeu para o Bangu por 2 a 1, na Rua Ferrer. O gol tricolor foi de Orlandinho - após o retorno dos craques, o Fluminense terminaria campeão da competição. Na mesma data, a Seleção Brasileira conquistava o terceiro lugar da Copa do Mundo de 1938, com a vitória por 4 a 2, de virada, sobre a Suécia, no Parc Lescure, em Bordeaux, na França. O gol que iniciou a reação brasileira foi marcado pelo meia-atacante Romeu Pellicciari, do Fluminense. Dois outros atletas tricolores também estavam em campo naquele jogo: o goleiro Batatais e o zagueiro Machado. Os atacantes Tim e Hércules também disputaram aquele Mundial, ajudando a Seleção a chegar pela primeira vez à fase semifinal da Copa do Mundo.

1943: em partida amistosa no Estádio do Pacaembu, o Fluminense venceu o Corinthians por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Carlos Zabot (2) e Adílson.

1946: no Estádio de Laranjeiras, em jogo do Torneio Municipal, o Fluminense goleou o Vasco por 4 a 1. Os gols tricolores foram de Bigode, Rodrigues Tatu (de pênalti) e Juvenal (2).

1954: no Stade Olympique de la Pontaise, em Lausanne, na Suíça, a Seleção Brasileira empatou em 1 a 1 com a Iugoslávia, classificando-se para as quartas-de-final da Copa do Mundo. O gol do empate, que garantiu a classificação da Seleção, foi marcado pelo meia-atacante Didi, do Fluminense. O goleiro Castilho e o zagueiro Pinheiro também disputaram a partida.

1975: na decisão do terceiro lugar do Torneio de Paris, no Parc des Princes, o Fluminense venceu o Sporting Lisboa por 3 a 0, gols de Manfrini (2) e Kléber. A Máquina Tricolor voltaria à França no ano seguinte, para enfim conquistar o Torneio de Paris.

2005: em partida do Campeonato Brasileiro, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fluminense venceu o Internacional por 3 a 0, gols de Toró, Antônio Carlos e Preto Casagrande.

****


Aniversariantes do dia:


Jorge Caetano Rubens, o Rubens Caetano (1941), zagueiro com algumas atuações pelo time profissional do Fluminense na temporada de 1960, ano em que defendeu a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Roma.

Nielsen Elias Losada (1952), goleiro formado no Fluminense, que participou do plantel profissional tricolor entre 1973 e 1977, tendo conquistado o bicampeonato carioca, em 1975 e 1976. Foi goleiro da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.

Ayrton Lucas Dantas de Medeiros (1997), lateral-esquerdo revelado pelo Fluminense, com 9 atuações no time profissional entre 2015 e 2016, ano em que fez parte do elenco campeão da Copa da Primeira Liga.

PCFilho

2 comentários:

  1. O Fluminense tinha 5 jogadores na Seleção Brasileira de 1938: Batatais, Machado, Romeu Pellicciari, Tim e Hércules!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fluminense era disparado o melhor time do país. Não à toa, venceu 5 dos 6 Campeonatos Cariocas entre 1936 e 1941. E o Campeonato Carioca era o principal do país, afinal os melhores times do país eram os do Rio de Janeiro (que tinham todos os convocados da Seleção).

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.