terça-feira, 6 de abril de 2021

Foto: o primeiro jogo da Seleção Brasileira


Mais uma sensacional foto colorizada: o primeiro jogo da Seleção Brasileira, no campo da rua Guanabara, atual Estádio de Laranjeiras.

Em 21 de julho de 1914, o Fluminense reuniu os melhores jogadores brasileiros em um único time, para celebrar seu 12º aniversário: nascia ali a Seleção Brasileira.

A Seleção jogou com camisas brancas, com detalhes azuis - o hoje conhecido uniforme amarelo só passaria a ser utilizado na década de 1950. A partida foi contra o Exeter City, da Inglaterra, que atuou com sua tradicional camisa listrada em vermelho e branco.

A Seleção Brasileira atuou com a seguinte formação: Marcos Carneiro de Mendonça (Fluminense); Píndaro de Carvalho (Flamengo) e Emmanuel Augusto Nery (Flamengo); Sylvio Lagreca (AA São Bento), Rubens Salles (Paulistano) e Rolando de Lamare (Botafogo); Abelardo de Lamare (Botafogo), Oswaldo Gomes (Fluminense), Arthur Friedenreich (Ypiranga), Osman Medeiros (America) e Xavier "Formiga" (Ypiranga).

A Seleção Brasileira venceu por 2 a 0, com o primeiro gol sendo marcado pelo tricolor Oswaldo Gomes, e o segundo por Osman Medeiros. Começava ali a trajetória da seleção nacional mais vitoriosa da história do esporte.

A primeira foto posada da Seleção Brasileira de Futebol.
Em pé: Píndaro, Marcos Carneiro de Mendonça e Nery.
Ajoelhados: Sylvio Lagreca, Rubens Salles e Rolando.
Sentados: Oswaldo Gomes, Abelardo, Friedenreich, Osman e Formiga.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.