domingo, 4 de abril de 2021

Foto: o Fluminense de 1918


Mais uma bonita foto colorizada que tem circulado nas redes sociais: o Fluminense bicampeão carioca em 1918.

Em pé: Vidal, Laís, Marcos, Chico Netto, Oswaldo Gomes e Fortes.
Agachados: Rabello, Mano, Welfare, João Baptista e Machado.

Esta foi a formação da partida em que o bicampeonato foi confirmado, contra o Mangueira, em 8 de dezembro de 1918, na Rua Paysandu. O Fluminense estava de luto: semanas antes, Archibald William French, o meia-esquerda titular da equipe tricolor, havia falecido, vítima da epidemia de gripe espanhola que assolou o mundo naquele ano.

É impossível não se emocionar ao ler o trecho da reportagem do jornal "O Paiz" sobre a partida: "Já não figurava no conjunto campeão a figura sympathica de Archibald French, que a epidemia colheu tão impiedosamente". Ano passado, publiquei aqui um post sobre a história de Archibald French.

Archibald French.

Naquela tarde, o Fluminense venceu o Mangueira por 2 a 0, gols de Welfare e Machado, confirmando matematicamente o título – que já estava virtualmente assegurado desde o empate com o Flamengo em 6 de outubro (o último jogo da vida de French). 

As celebrações da conquista tricolor foram discretas, em respeito às milhares de vítimas da gripe (estima-se que, entre outubro e dezembro, 65% da população carioca tenha adoecido – foram registradas 14.348 mortes na cidade).

Este time do Fluminense foi o primeiro grande esquadrão do futebol brasileiro. Em 1919, já com Bacchi como titular no lugar de French, o Fluminense conquistaria o tricampeonato carioca, estabelecendo a primeira hegemonia do nosso esporte e obtendo a posse definitiva da Taça Colombo. O líder técnico da equipe foi o lendário atacante inglês Henry Welfare, que marcou ao todo 48 gols nas três campanhas vitoriosas.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.