domingo, 11 de abril de 2021

Fred 400

Foto: Lucas Merçon/FFC.

Neste domingo 11, o centroavante Fred atingiu uma marca notável em sua carreira: marcou seu gol de número 400. Foi o segundo gol da vitória do Fluminense sobre o Nova Iguaçu, por 3 a 1, pelo Campeonato Carioca. Em 2021, contando os jogos que encerraram a temporada passada, Fred já tem 7 gols em 12 jogos.

Os 400 gols da carreira de Fred estão espalhados assim pelas equipes em que ele atuou: 182 pelo Fluminense, 81 pelo Cruzeiro, 43 pelo Lyon, 42 pelo Atlético Mineiro, 34 pelo América-MG e 18 pela Seleção Brasileira.

O gol 100 de Fred foi pelo Lyon, na vitória por 4 a 0 sobre o Saint-Étienne, em 29/04/2006. O gol 200 de Fred foi um golaço, o de bicicleta na vitória do Fluminense por 3 a 1 contra o Coritiba em 13/10/2011. O gol 300 de Fred foi o primeiro da vitória do Fluminense por 2 a 1 sobre o Botafogo, em 11/04/2015.

Fred também se aproxima de se tornar o segundo maior artilheiro da história do Fluminense. Ele já tem 182 gols em 320 jogos pelo clube, estando a dois de igualar Orlando Pingo de Ouro (184 gols em 310 jogos). A marca do lendário Waldo (319 gols em 403 jogos) ainda parece inalcançável.

Os 182 gols de Fred pelo Fluminense se espalham assim pelas competições: 96 pelo Campeonato Brasileiro, 56 pelo Campeonato Carioca, 17 pela Copa do Brasil, 8 pela Copa Libertadores, e 5 pela Copa Sul-Americana. Conquistou pelo Tricolor os Campeonatos Brasileiros de 2010 e 2012, o Campeonato Carioca de 2012, e a Copa da Primeira Liga de 2016, além do vice-campeonato da Copa Sul-Americana de 2009. Vale também recordar a incrível Arrancada Histórica de 2009, a maior reação de um clube na história do Campeonato Brasileiro, que Fred liderou com uma performance extraordinária, marcando 8 gols nos 10 jogos finais (7 vitórias e 3 empates).

Os 18 gols de Fred pela Seleção Brasileira se espalham assim: 1 na Copa do Mundo de 2006, 1 na Copa do Mundo de 2014, 5 na Copa das Confederações de 2013, 1 na Copa América de 2011, 1 no Superclássico das Américas de 2012, e 9 em partidas amistosas. Com a amarelinha, conquistou a Copa América de 2007, os Superclássicos das Américas de 2011 e 2012, e a Copa das Confederações de 2013 - nesta última, foi o artilheiro e marcou dois gols na decisão contra a seleção da Espanha.

Fica aqui nossa homenagem a Frederico Chaves Guedes, craque do futebol brasileiro, ídolo e lenda do Fluminense. Que venham mais 100 gols, Fred!

PCFilho

5 comentários:

  1. Fred encerrará a brilhante carreira após o titulo mundial contra o PSG. Não tem como o idolo tricolor fazer mais 100 gols. 423 gols Rsrs

    ResponderExcluir
  2. AMARRADO PELA COMPACTA FORMAÇÃO EM MURALHA DO NOVA IGUAÇÚ A POR UM MOMENTO LEMBRAR SÓ NA CAMISA O CARROSSEL HOLANDES DE JOHAN CRUIFF, RENSENBRINK, VAN HANEGEN, SUURBIER, KROL, REP, NEESKENS, NOSSO FLUMINENSE PECA POR ESCORREGAR NAQUELA CILADA PARA ROGER, QUE, NÃO É O RABBIT, MAS, SIM UM ACOVARDADO E RETRANQUEIRO TREINADOR A APENAS MOSTRAR PERIGO ATÉ PELA ALTURA DOS 16' E DA PARADA TÉCNICA EM DIANTE FALHAS PUERIS EM PASSES ERRADOS SEGUIDAMENTE E, PRINCIPAL, UM WELLINGTON ESPANTOSAMENTE NULO E UM EGÍDIO A ARREMESSAR PETARDOS E NUNCA A CRUZAMENTOS VIÁVEIS E PRECISOS AO DESPERDÍCIO E À IRRITAÇÃO DA TORCIDA A NÃO CRER ATÉ AQUI N'ALGUMA MOVIMENTAÇÃO A ALTERAR A FACE DA MESMÍCE. CHATO E MODORRENTO É OUSADIA DO QUE ESTEJAMOS A NECESSSITAR NA URGÊNCIA D'UM TEMPO PRECIOSO. O PLACAR MUDO É O ESPELHO DA MONOTONIA REINANTE...MAS E ENTRETANTO UM LAMPEJO DO KAYKY NÃO À TOA JÁ VENDIDO AO EXTERIOR EM JOGADA HÁ MUITO SEM EXECUÇÃO DA PERFEITA E HARMONIOSA TRAJETÓRIA DE DRIBLES CURTOS EM ESPAÇOS EXÍGUOS E ARREMATE NO DERRADEIRO RECINTO EXISTENTE A TOCAR NA BALIZA E A RELAXAR - NOS AO ESTUFAR AS MALHAS, AINDA, QUE, NA SAÍDA DE BOLA EM ARREMATE INDEFENSÁVEL E JÁ QUE LIVRE NA ÁREA PERIGOSA O NOVA IGUAÇÚ DIMINUÍA O PLACAR E, INACREDITÁVEL, MANTIVÉRA - NOS UM LONGO TEMPO ACUADOS E POR POUCO NÃO EMPATAM O QUE DEFINITIVAMENTE DEIXARIA DE SER UMA AMEAÇA QUANDO NO CONTRA ATAQUE FULMINANTE O JOHN KENNEDY MOSTRARA - SE DECISIVO NO LUGAR E NA HORA CERTOS. AINDA NÃO CONVENCE A ENFRENTAR UM RIVER O QUAL NEM SEQUER LEMBRA ALGUM PASSADO VIRTUOSO E CONTUDO NÃO É ESSE NOVA IGUAÇÚ DO CARIOCA A QUE PRECISAMOS RESSUSCITAR MESMO A SER UMA PRÉ TEMPORADA PARA A PRÓXIMA LIBERTADORES, QUIÇÁ!....AH!, ATO FALHO ESQUECERA - ME DE CITAR O GOL DO FRED DA BELA JOGADA ENTRE NENÊ E LUIS HENRIQUE E A ENCONTRAR O ARTILHEIRO JÁ QUASE DENTRO DO GOL. FÁCIL E POR ISSO DETIVERA - ME NA PRESSÃO DOS PUPILOS DA BAIXADA FLUMINENSE AO MARCAREM O GOL DE HONRA MUITO EM CIMA DAQUELE 2 X 1....ATÉ ENTÃO...MELHOREMOS...

    ResponderExcluir
  3. Fred poderá também ser o maior artilheiro do Engenhão, do Clássico Vovô, disputado contra o Botafogo, da Copa do Brasil e o segundo maior da História do Campeonato Brasileiro.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.