quinta-feira, 20 de maio de 2021

O Fluminense já teve seu "Enzo Pérez": o dia em que Mário Tilico segurou o Vasco no Maracanã

Reprodução da capa do Jornal dos Sports.

Nesta quarta-feira 19, o River Plate obteve uma vitória heróica na Copa Libertadores, atuando os noventa minutos com o meia Enzo Pérez improvisado no gol. Em meio a um surto do coronavírus, o time argentino se viu sem goleiros disponíveis para a partida contra o Independiente Santa Fe e precisou escalar Pérez na ingrata função. O épico triunfo por 2 a 1 já é um capítulo à parte na história do futebol sul-americano.

A situação me fez lembrar que o Fluminense já teve seu próprio "Enzo Pérez". Aconteceu no jogo de 19 de outubro de 1966, contra o Vasco, no Maracanã. Naquele clássico, válido pela nona rodada do Campeonato Carioca, o Tricolor abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com gols de Amoroso, de pênalti, aos 28, e Lula, aos 37. A situação parecia tranquila – porém, um minuto após o segundo gol, um lance mudou drasticamente a história do jogo: o goleiro tricolor Jorge Vitório foi expulso após dividir a bola com dois atletas do Vasco.

Com as substituições proibidas pelo regulamento, o Fluminense, além de ficar com dez homens, teve que improvisar Mário Tilico no gol. No lance seguinte, o Vasco marcou, com Madureira. O treinador Tim então armou uma retranca para tentar evitar que o Vasco chutasse a gol e, com uma garra monumental, os atletas tricolores conseguiram segurar a vitória, nos 52 minutos seguintes. Mário Tilico, vestido com a camisa cinza de goleiro, fez malabarismos e conseguiu impedir o gol de empate do Vasco nas vezes em que foi exigido.

Conforme os minutos escoavam e o apito final se aproximava, a torcida tricolor se divertia na arquibancada, cantando "ai, ai, ai, está chegando a hora". Chegou mesmo, e o Fluminense venceu por 2 a 1. No dia seguinte à épica vitória tricolor, o Jornal dos Sports estampou em sua capa: "Flu vence sem goleiro" - uma injustiça com Mário Tilico, diga-se.

Mário Tilico carregado por Santana, em seu heróico dia de goleiro.

Amaro Gomes da Costa, o Mário Tilico, foi um atacante pernambucano que jogou no Fluminense entre 1966 e 1967, com 24 gols marcados em 64 jogos. Conquistou o Torneio Pará-Guanabara e a Taça Guanabara em 1966. Seu filho Mário Tilico também atuaria no Fluminense, tendo sido o herói de outra vitória memorável – a goleada de 7 a 1 sobre o Botafogo, em 29 de abril de 1994.

PCFilho

Um comentário:

  1. AOS 14 ANOS JÁ COM A ASSIDUIDADE A QUE MINHA PRESENÇA SE FAZIA IMPOR ÀQUELE MARACA ACOLHEDOR COM A VIZINHANÇA NOS TEMPOS DO ABERLARD FRANÇA E DA ADEG QUE INFORMAVA POR ALTO FALANTES BEM DISTRIBUIDOS AO LONGO DA MARQUISE DO GIGANTE QUE NESSE PRÉLIO SÓ ADORMECERIA SOB A VOZ MELODIOSA DFO WALDIR AMARAL A ENCERRAR A JORNADA DO ESPECTADOR RADIANTE COM TAMANHA FAÇANHA ANTE UM VASCO À ÉPOCA E ATÉ 85 AO MENOS UM FREGUÊS DE CARDERNO...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.