terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Engenheiro

A Engenharia é uma profissão na qual o infeliz que resolveu segui-la não tem o menor reconhecimento. Se não for Engenheiro Civil, então, pior ainda (pois geralmente as pessoas associam o Engenheiro às grandes construções).

O Engenheiro é aquele pobre diabo que tem q lutar com os números para fazer alguma coisa funcionar, ou colocar alguma coisa de pé. E nunca é lembrado pelo seu feito, por mais magnífico que tenha sido. Tomemos como exemplo o Museu de Arte Contemporânea, que fica em Niterói. Uma obra muito interessante, idealizada pelo genial Oscar Niemayer. Comecemos logo por aqui, pelo arquiteto, que teve o enorme trabalho de... fazer alguns desenhos. Alguém sabe o nome do infeliz que colocou aquele prédio de pé? Conversando com um amigo meu, que recentemente se formou Enegenheiro Civil, fiquei sabendo que por baixo do solo, existe uma estrutura igual à que vemos do lado de fora, para poder dar sustentação àquele disco esquisito preso numa vareta.

Bom, é difícil admitir, mas nem eu sabia o nome do cara, mas após uma busca não tão rápida no Google, achei o nome dele: Eng. Bruno Contarini; Esse é um cara que merecia ser conhecido por todos. Mas essa é a triste sina de todos os que optaram por receber um registro no CREA: o anonimato.

Talvez seja por fatos como esse que surgem as piadinhas contra os arquitetos, do tipo: "o arquiteto é aquele sujeito que não é macho o suficiente para fazer Engenharia e nem bicha o suficiente para fazer decoração".

Voltando ao assunto, uma boa maneira de um Engenheiro ficar famoso (se ele não for um grande gênio da ciência - masaí seria conhecido como Cientista, ou até mesmo "Inventor"), é fazer uma grande M. Aliás, acho que nem assim. Agora chegamos no ponto que me motivou a escrever esse texto.

Estava justamente procurando saber quem era o engenheiro (com letra minúscula mesmo) "responsável" pela obra do metrô de São Paulo - Fábio Gandolfo - e resolvi escrever sobre o que é ser Engenheiro. Ser Engenheiro é ser responsável por milhares de vidas, assim como médicos, bombeiros, motoristas, e qualquer outro profissional. Um Engenheiro deve ser preciso nos seus cálculos, para não derrubar um prédio, quebrar um motor, parar um marca-passo,...

Mas o que diferencia o Engenheiro dos outros profissionais? Depois de muito pensar, cheguei à conclusão de como eu inciaria o meu texto. O que o diferencia é que ele não é reconhecido pelo que faz!

by RAFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.