segunda-feira, 23 de março de 2009

Futebol para Escanteio: A Festa do Basquete



Uma década de espera. E finalmente a torcida pôde saborear um jogo entre os melhores do Brasil. Ontem, no Maracanãzinho, as estrelas do basquete no país se reuniram para mostrar à torcida toda sua habilidade. E também encher a todos com a esperança de que o basquete nacional respira novos ares.

Antes da esperada partida, alguns jogadores participaram dos torneios de arremessos e de enterradas. A cada sequência de bolas de três que caía, a torcida vibrava. E quando uma cravada espetacular, precedida de movimentos de extrema criatividade, era executada, aí mesmo é que a galera ia ao delírio! E, mesmo quando a tentativa era frustrada, a torcida incentivava.

A torcida, na minha opinião, foi o que decepcionou. Pouco mais de 5.000 pessoas ocupavam os acentos do ginásio. Não é difícil entender o motivo: apenas um clube que disputa o campeonato nacional é do Rio, o Flamengo. Sem falar também no clássico entre Fla e Vasco, no Maraca, um pouco mais tarde. Isso certamente contribuiu para o baixo público.

Mas o importante é que quem estava presente estava sempre vibrando com as grandes jogadas, que foram muitas. A todo momento os jogadores executavam enterradas, pontes-aéreas e bandejas maravilhosas. O único que sofreu com a torcida foi Valtinho, que atua pelo Brasília, e que tem sido o maior rival do time do Flamengo nos últimos tempos. Mas ele manteve sempre o bom-humor. Aliás, o bom-humor foi a tônica do jogo. Os atletas estavam mesmo se divertindo em quadra.



Também se destacaram no jogo os irmãos rubro-negros Marcelinho e Duda, que fazem parecer fácil arremessar de fora. E o Marquinhos, do Pinheiros, que fez uma sequência de enterradas e pontes maravilhosas!

Outro destaque foram os nomes dados às equipes: Ubiratan, de uniformes claros, e Rosa Branca, de uniformes escuros. Belíssima homenagem a dois grandes craques, que muito fizeram pelo basquete brasileiro.

O vencedor do torneio de arremessos foi o jogador Fischer, do Bauru. O do torneio de enterradas foi Júlio Toledo, do Araraquara, com um vôo sobre o colega tal qual o de Nate Robinson, da NBA. Quanto ao jogo, ganhou a equipe Ubiratan, por 126 a 117. Mas isso foi só detalhe, pois o grande vencedor foi o Basquete Brasileiro. Parabéns a todos pelo excelente jogo, um verdadeiro show! E que esse show seja o primeiro de muitos!

Viva o basquete nacional!!

Vídeos:

Torneio de Enterradas:


Torneio de Arremessos:


rafs

7 comentários:

  1. Foi muito legal o evento. Uma pena que o público fosse tão baixo.

    Me sinto feliz em ver iniciativas como a NBB, resgatando o basquete nacional. Volto a ter esperanças de vê-lo na Olimpíada.

    ResponderExcluir
  2. Estive lá e o evento foi maneiro. só achei o campeonato de enterradas e de 3 pontos meio desorganizado.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Fernando, nisso eu concordo. Os concursos foram desorganizados mesmo. Quem estava lá não sabia quem havia vencido, por exemplo.

    Tinha que haver uma cerimônia de premiação bem clara. E seria legal também eles explicarem as regras do jogo. Eu não sabia que a bola preta valia 2, no concurso dos 3 pontos!

    De qualquer forma, para um primeiro evento, ficou acima da minha expectativa.

    ResponderExcluir
  5. Acho que a parada ficou meio bagunçada por causa do animador de torcida... os eventos rolavam e ele ficava com aquela parada de jogar bola pra galera, e aí embolava tudo...

    Podia ter alguém oficialmente apresentando os jogadores, cada vez que eles iam arremessar ou enterrar... poderiam colocar um Oscar ou uma Hortência para fazer isso, até mesmo como forma de homenageá-los

    ResponderExcluir
  6. Até gostaria de ter ido, mas o horário não ajuda uma criatura da madrugada como eu...rsrsrsrs

    Acho que a iniciativa tem grande valor. Nada melhor para um esporte que não tem incentivos seguir o grande exemplo da NBA. Pode ser o primeiro passo para que nosso basquete se torne o novo vôlei...

    ResponderExcluir
  7. Muito legal essa coluna de vcs sobre o basquete. Infelizmente um esporte em decadência no país. Um evento como esse realmente é muito valido para ajudar a divular o basquete. Mas, como já foi dito, a organização ainda deixa a desejar... Mas vamos lá!! Força pro nosso basquete se reerguer!!!

    Aproveito para pedir que sejam mostrados jogos antigos e lendarios do nosso basquete, já que é isso que vai ganhar na enquete!!! Oscar em Indianápolis... Enfim. Parabéns pela excelente cobertura do evento!!! Melhor que a Globo!!! Hehehe

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.