segunda-feira, 9 de março de 2009

O doce e santo último minuto

Amigos, vitórias comuns caem no esquecimento. Vitórias cardíacas, como as nossas, ficam eternamente cravadas na memória do tricolor, na memória do adversário, e até mesmo na memória dos indiferentes. É isso que aconteceu com o triunfo do Fluminense sobre o Mesquita ontem, no Engenhão: se tornou um daqueles jogos inesquecíveis. Uma mera partida inaugural de Taça Rio, que tinha tudo para sumir numa velha estante empoeirada, acabou se tornando épica. O responsável pelo milagre foi o último minuto, o doce e santo último minuto.

Toda partida que se resolva no minuto derradeiro tem o seu lugar reservado na lista de jogos históricos. Vejam por exemplo o Palmeiras x Corinthians, também ontem, pelo Campeonato Paulista. Terminasse 1 a 0 Palmeiras, e o clássico seria esquecido daqui a dois dias. Mas o último minuto reservava o gol de Ronaldo, o histórico retorno do Fenômeno. O Corinthians empatou, e o Palmeiras não desempatou mais. Nunca mais! E, assim, o clássico paulista está lá, na galeria de jogos eternos.

E o que aconteceu no doce e santo último minuto do jogo do Fluminense no Engenhão? Tartá executou um cruzamento de folha seca, em que a bola descreveu uma trajetória espetacular. Thiago Neves, o craque da camisa 10, ajeitou de cabeça. A pelota sobrou limpa, e Everton Santos fuzilou para o gol. 1 a 0 Fluminense. O minuto derradeiro fez a torcida querida vibrar de emoção! Que golaço!

Era o terceiro jogo do pó-de-arroz no Estádio Olímpico João Havelange. Confesso que, durante o segundo tempo, já pensava, de mim para mim mesmo: "o Engenhão é a caveira do Fluminense". O primeiro jogo, na inauguração da arena, foi uma derrota para o Botafogo. O segundo jogo, ano passado, foi um empate que nos deixou na lanterna do Campeonato Brasileiro. Se não vencêssemos o Mesquita ontem, eu teria a certeza de que havia algo de errado com aquele campo. Porém, graças a Deus, lá estava o último minuto. O doce e santo último minuto!

PC

6 comentários:

  1. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5310922357962446038

    ResponderExcluir
  2. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=55088092&tid=5311147014816797910&start=1

    ResponderExcluir
  3. ACABEI DE CONHECER O SEU BLOG. MUITO BOM! TEXTO MUITO BEM ESCRITO! PARABÉNS!
    SAUDAÇÕES TRICOLORES.

    ResponderExcluir
  4. Amigo,

    primeiramente quero agradecer a lembrança no outro post. Estou sempre aqui porque adoro o que você escreve isso desde a liberta, quando li algumas de suas postagens, portanto é um prazer inenarrável (:P) vir aqui e deixar minha notinha! :D

    O jogo de ontem pra mim foi cardiaco e ao mesmo tempo percebi e para ser mais sincera constatei que os jogadores realmente faziam corpo mole p tirar o Super Mario. Enfim, vida que segue, espero que não façam isso de novo com o nosso grande mestre Parreira. A respeito do Enchenão... não gosto daquele lugar, ainda bem que o Flu desistiu ainda em 2007 e deixou p o Bosta o elefante branco.

    Agora amigo, to na espera da estréia do Fred e eu quero MUITO ir na quarta, aliás quero e quase certo que vou, mas amanhã, durante o dia te confirmo. Sinto saudades do Maraca e de vcs :/

    Vou parando por aqui e continue com seu incrível trabalho :P

    beijos e....

    coração valente vai se fu.... piiii hauhuahuahuahuaha

    ResponderExcluir
  5. Me pego filosofando e descubro uma verdade clara que nunca havia passado pela minha cabeça, o Último Minuto é Tricolor!!! Ele tenta disfarçar, mas não consegue. As vitórias cardíacas no derradeiro minuto acompanham o Flu sempre...o que dizer do gol de Assis no FlaxFlu de 83? Das viradas históricas no brasileirão de 2005? Do gol de barriga? Dos épicos momentos na Libertadores?
    Irmão, tomo a liberdade de sugerir um novo título à crônica:
    "O doce, Santo e Tricolor último minuto"

    ResponderExcluir
  6. "O último minuto é tricolor"
    Muito bom!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.