domingo, 29 de março de 2009

O doce, santo e tricolor último minuto

Amigos, o clássico vovô foi sensacional, épico, cardíaco, espetacular, magnífico, e qualquer outro adjetivo que o leitor possa imaginar. Houve muita confusão do lado de fora, mas isso não é futebol e eu escrevo sobre o esporte bretão, não sobre violência.

Vou logo descrever o jogo, que é o que importa. Ressalto que escrevo antes de ver e analisar o video-tape. Para falar a verdade, eu quase nunca vejo o video-tape, porque ele é burro, como já dizia o Nelson Rodrigues,

Voltemos à partida. O juiz, um tal de Gutemberg, queria porque queria decidir a partida. Inventou, na cara dura, um pênalti para o Botafogo, já no segundo tempo. Maicosuel, com paradinha, fez 1 a 0. No minuto seguinte, um jogador do Botafogo corta um cruzamento com a mão, dentro da área. O tal Gutemberg, firme na sua decisão de favorecer o Botafogo, ignorou solenemente o fato. Um pouco depois, completou o serviço: expulsou o zagueiro tricolor Edcarlos. Eu disse que ele completou o serviço, mas faz-se necessária uma correção: ele achou que havia completado o serviço.

Quem não acharia? O alvinegro vencia por 1 a 0, e tinha um homem a mais em campo. Ora, o clássico estava praticamente decidido. Eis que, em jogada individual, o garoto Alan, que havia entrado pouco antes, acertou um chute cruzado da ponta-direita: belo gol que consolidou a trajetória de Alan no match de hoje: do banco para a glória, amigos, do banco para a glória!

Ainda assim, havia tempo para o Botafogo, com um a mais, conseguir a vitória. Mas o tempo foi passando e o gol alvinegro não saía. Eu, na arquibancada, me lembrei da sagrada frase de meu irmão: "o último minuto é tricolor". "Doce, santo e tricolor", completo eu. Eis que, no sagrado último minuto, acontece uma falta para o Fluminense, na entrada da área. Na cobrança de falta, Conca desfere o chute fatal: gol do Fluminense, o gol da virada tricolor! Meu irmão estava certo: o último minuto é mesmo pó-de-arroz. Hoje, quem esteve no Estádio Mário Filho viu e sentiu. O Botafogo não sabia disso, e acabou perdendo um clássico que estava ganho.

Eis o meu personagem do sábado: o doce, santo e tricolor último minuto!

PC


15 comentários:

  1. Bom, não vi o jogo, mas ouvi pela radio globo. E pelo que me pareceu "sensacional, épico, cardíaco, espetacular, magnífico" são um pouco de exagero. Mas é commpreensível pela situação vivida pelo seu time, PC! Uma viarada com um a menos realmente engrandece qualquer vitória e tira o fôlego de qualquer torcedor!!!

    Como biólogo, gostaria de agradecer aos dois times pela excelente conciência ecológica!!!
    Ambas equipes aderiram à "hora do planeta" e jogaram completamente apagadas!!!! Parabéns!!!! O planeta merece!!! Uma pena não terem apagado o Maracanã também, que ai poupavamos enegia e os olhos de quem penava aguentando tamanho destrato com a bola!!!!

    Mas o fim do jogo foi realmente emocionante, valeu a raça do Flu.

    O Botafogo, segundo o PC, saiu favorecido pelo arbitro (2a vez, contando o jogo contra o americano... depois quero ver dizer que são perseguidos!!!) e desfavorecido de categoria, e tão logo derrotado!! Parece um pouco acomodado com o fato de já estar na final.Ou então já não acompanha mais os rivais!!! Só o tempo dirá...

    ResponderExcluir
  2. Houve muito tumulto do lado de fora, mas eu já estava dentro, não li nada a respeito ainda, e não sei o que aconteceu.
    .
    Porém, após o jogo, aconteceu algo MUITO LAMENTÁVEL comigo. Me encaminhei para o metrô, como sempre faço. Fiz a baldeação no Estácio, tudo tranquilo. Linha 1, tricolores cantando, botafoguenses minoria quietos, como sempre.
    .
    Quando estou para saltar, na estação mais próxima da minha casa, um "torcedor organizado" (da Fùria do Botafogo) me desfere um soco, sem motivo algum. Só porque eu estava com a camisa do Fluminense. Isso mesmo, amigos: uma agressão gratuita.
    .
    Tive que ir ao hospital, para fechar a ferida, com 2 pontos. Perdi meu óculos, e umas lascas de um dente. Por isso, só cheguei agora em casa.
    .
    Não sou de nenhuma torcida organizada, sou uma pessoa totalmente "do bem", como muitos aqui podem testemunhar. Enquanto eu estava no chão, após o incidente, o babaca ficou dizendo que eu era da TYF, e tal. Tenho amigos lá, grandes amigos. Porém, nunca me filiei, e nem pretendo me filiar.
    .
    Lamentável. Ainda estou pensando se volto a ir a clássicos. Se alguém acha que pode me ajudar a identificar o infeliz, entre em contato.
    .
    Um conselho a quem ainda quiser voltar ao Maraca nos clássicos: vá sem camisa. E, se tiver condições, utilize táxi.
    .
    Obrigado pela atenção,
    PC

    ResponderExcluir
  3. PC, lamentável. O que fazer com a ignorância alheia? O que fazer com atitudes de bandidos?

    Porra, futebol é só uma MERDA esporte, que, por ter esta definição, deve ser vista apenas como uma MERDA de esporte. Ainda assim, existe um bando de imbecis que veem a rivalidade normal de uma MERDA de esporte como uma fonte de ignição de violência, intolerância.

    Um bando de imbecis. Torcida organizada é formação de quadrilha.
    É o que existe de pior nos estádios. Uma ironia talvez, já que torcedores são o que move o futebol. Torcida organizada com certeza não representa a verdadeira torcida.

    Melhoras, PC. Eu fico muito indignado.

    ResponderExcluir
  4. Sem comentários... e pelo que deu para entender no Rádio, foram os mesmo babacas da Fúria que arrumaram confusão antes do jogo...

    Uma torcida de merda, que mal vai apoiar o time nos jogos, e é compsta por bárbaros marginais que tomam tal atitude...

    Com todo respeito aos verdadeiros torcedores do Botafogo

    ResponderExcluir
  5. O Botafogo tinha tudo pra vencer, mas o Fluminense buscou com muita raça esse resultado...

    Tô muito revoltado com o que aconteceu, só consigo pensar em vingança...

    ResponderExcluir
  6. parabens pelo texto

    melhoras e não deixa a atitude de alguns marginais mudarem seu dia a dia

    s.t

    ResponderExcluir
  7. Amigo,

    não vi o jogo, estou meio desligada de futebol nas últimas semanas, porque estou tomando sérias decisões sobre minha vida e passo por um momento de recolhimento. Aniversário tá chegando, os 30 batendo a porta, sabe como é.

    Mas, vim aqui dar minha prestigiada, porque uma vitória dessas não podia deixar em branco, ainda mais em cima do botafogo que não ganhávamos há qse 2 anos. Enfim, obrigada pelo relato. Como sempre uma vitória das cardíacas!

    Sobre o ato de violência. Olha amigo, é por essas e por outras que não discuto com meus pais quando eles falam p eu não ir a clássicos. Eles tem medo que aconteça algo e quem tem c* tem medo, né? Enfim, ato covarde, baixo desse ser que se entitula torcedor do Botafogo. Para mim esse tipo de pessoa não torce pra nada e só está ali para fazer baderna. Essa tal de fúria tá passando dos limites, soube que eles, mais uma vez, atacaram "povão" e você é a prova viva disso. Vou te contar, todas as torcidas falam mal das torcidas do Flamengo, mas essa Fúria do Botafogo tá pior do que todas as outras, são covardes demais. Enfim, coloco-me a disposição para qql coisa, viu?

    Beijão e melhoras amigo.

    ResponderExcluir
  8. Genial o comentário do Rodrigo, não é atoa que ele é meu filho...
    Parabéns PC pois seu time virou na raça e vc está cada vez mais nelsonrodriguiano que nunca. Deixa o homem comentar o jogo lá do além!!
    Outra coisa , o penalti além de mandrake, aquilo não foi uma paradinha, foi um drible , é um absurdo que o juizinho tenha permitido esse tipo de burla.

    Li tambem o comentário que o Pc fez sobre a agressão que sofreu após o jogo LAMENTÁVEL, SELVAGERIA PURA E PIOR... SEM PUNIÇÃO!!!

    o TORCEDOR VERDADEIRO, NÃO PODE MAIS VESTIR A CAMISA DO SEU TIME PORQUE SERÁ ATACADO POR VÂNDALOS COVARDES .
    Pc sou saudosista sim , quando ia ao Maraca com os amigos sentávamos todos juntos onde hoje são as arquibancadas brancas e cada um torcia pelo seu time, com paixão, sim, mas principalmente,respeitando o torcedor do time adversário
    Um forte abraço !!!

    ResponderExcluir
  9. É uma pena que este tipo de selvageria continue acontecendo. E ainda por cima uma pessoa de bem, super tranquila e pacifica seja uma vitima desses animais unicamente por trajar com orgulho a camisa de seu time que lhe trás tantas alegrias.

    Infelizmente esse marginal saiu em pune, mas pelas leis da natureza, logo estará morto em alguma viela ou preso. Infelizmente também ele não é o unico...

    A realidade é que temos que tomar cuidado para não provocar esses animais... Triste, né!?! O uso da camisa do time de nosso coração deve ser evitada para que não sejamos punidos pela ignorância de outros!!!! Em que mundo estamos.

    PC: continue sim indo aos jogos que lhe dão tanta alegria, mas talvez seja melhor não trajar a camisa de seu time nos classicos...

    Melhoras e não se intimide com isso. Para uma pessoa boa como vc, este episódio serve apenas para engrandecer ainda mais sua alma e torná-lo uma pessoa ainda melhor. Totalmente diferente deste marginal sem mãe, filho da p...

    ResponderExcluir
  10. PC Melhoras eu nem sei o que dizer, essa é a situação do futebol brasileirro!!!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado, Minoru, Rafs, Frango, Bel, Geraldo e Rodrigo, pelas palavras de apoio. Vcs são demais! :)

    Lamentável mesmo um cidadão de bem ser agredido por simplesmente estar vestido com a camisa do seu time. O pior é saber que o desgraçado estará lá no jogo seguinte, fazendo mais vítimas.

    Triste, muito triste...

    Um aviso a todos: estou bem. O rosto tá um pouco feio, mas não sinto dor.

    Abraços,
    PC

    ResponderExcluir
  12. Sobre o nao-futebol:
    Caramba PC....
    Que merda. Apesar de ser a menor torcida, a do Botafogo é a mais
    violenta. De qualquer maneira, em clássicos é sempre bom mesmo ir sem
    camisa de clube, o que é uma tristeza.

    Nossa, agora me senti culpado por não estar lá contigo. Ontem vi o
    jogo no conforto de ppv,
    cervejinha gelada e salgadinhos...

    De qualquer maneira, nao acho q devemos parar ir aos jogos por causa
    de meia duzia de imbecis. Não seria justo deixar o estadio só pra
    eles. Enfim, a única novidade foi que desta vez aconteceu com alguém
    próximo, mas imagino que isto aconteça em todos os clássicos.

    Lamentável... prova mais uma vez que o problema está longe dos
    estádios e do controle da carteirinha.

    ===============================
    Sobre futebol:
    O que tenho a acrescentar aqui é sobre a paradinha no penalti. Tudo bem, a paradinha é permitida; mas fingir o chute vale? Esse filha da puta passou o pé por cima da bola e voltou... Ai é impossível. O goleiro já tem pouca chance num penati, assim fica dificil. Alguém sabe o que a regra diz sobre isso?

    Abs, e melhoras, PC
    ALan

    ResponderExcluir
  13. mas isso eh normal acontecer!!!
    soh q no final os grandes sempre prevalecem!!!

    ResponderExcluir
  14. Quando Edcarlos foi expulso, aposto que muitos botafoguenses pensaram "pronto, a vitória é nossa!"

    Eles só não contavam com o fato de que o Fluminense joga MUITO melhor sem ele HUAIAHUIHAUIHUIAUIAHUIHAUIHA

    ResponderExcluir
  15. Daqui a pouco vão pedalar antes de bater o pênalti...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.