Rio de Janeiro, 23 de julho de 1952.
Amigos, o Fluminense foi o primeiro lugar da chave carioca da Copa Rio, e assim o adversário da semifinal é o Áustria Viena, segundo colocado da chave paulista.
Hoje ocorreu o primeiro jogo da semifinal, no Estádio do Maracanã. E o Fluminense conquistou mais uma grande vitória. Há que se valorizar o time adversário, que conta com grandes nomes do futebol europeu. No meio-campo, estava Ernst Ocwirk, apelidado pela imprensa britânica de Clockwork, por causa de seu jogo consistente e seus passes precisos. No ataque, o infernal centroavante canhoto Ernst Stojaspal é um goleador nato (me cochicham aqui que ele já foi quatro vezes artilheiro do Campeonato Austríaco).
E a forte equipe de Viena não facilitou a vida tricolor: tanto que o gol da vitória do Fluminense só veio aos trinta minutos da segunda etapa, com o sempre elegante Didi, em fantástico chute de folha seca, sua especialidade. Fluminense 1, Áustria Viena 0!
Mas não foi Didi o único destaque do Fluminense. Castilho fez intervenções espetaculares, evitando que os austríacos vazassem a meta pó-de-arroz. Também Telê realizou excelente partida, com seu inigualável poder de criação.
Na semifinal do Pacaembu, o Corinthians bateu o Peñarol por 2 a 1, em partida violentíssima. Dois jogadores do campeão paulista - Baltazar e Murilo - sofreram graves lesões e estão fora do restante do campeonato. Dois jogadores uruguaios (Romero e Míguez) foram expulsos pelo árbitro alemão Eugen Dinger. A direção do campeão uruguaio deixou clara sua insatisfação com o juiz, e ameaça nem disputar a partida de volta.
Voltando a Fluminense x Áustria Viena: domingo, dia 27, teremos o segundo e decisivo jogo no Maracanã. O triunfo de hoje foi de grande importância para o Fluminense, que agora possui a vantagem do empate.
PC
Ficha técnica: Fluminense 1 x 0 Áustria Viena (FK Austria Wien)
Data: 23/07/1952.
Local: Maracanã, Rio de Janeiro.
Fluminense: Castilho; Píndaro e Pinheiro; Jair, Édson e Bigode; Telê (Quincas), Didi, Orlando Pingo de Ouro (Simões), Marinho e Róbson. Técnico: Zezé Moreira.
Áustria Viena: Paul Schweda; Karl Stotz e Karl Kowanz; Walter Schleger, Ernst Ocwirk e Franz Swoboda; Ernst Melchior (Rudolf Pichler), Fritz Kominek, Adolf Huber, Ernst Stojaspal e Lukas Aurednik. Técnico: Heinrich Müller.
Árbitro: Gabriel Tordjaman (França).
Público pagante: 23.105.
Público presente: 34.180.
Renda: CR$ 665.210,50.
Gol: Didi, aos 30 minutos do segundo tempo.
Fotos:
(time do Fluminense na Copa Rio, o Campeonato Mundial de Clubes de 1952)
(Zezé Moreira, técnico do Fluminense na Copa Rio de 1952)
(time titular do FK Austria Wien em 1952)
(Heinrich Müller, treinador do FK Austria Wien)
Fontes de pesquisa:
[1] Anuário do Esporte Ilustrado 1953.
[2] Livro "Fluminense Football Club, Histórias, Conquistas e Glórias no Futebol" (Antônio Carlos Napoleão).
Jogos anteriores do Fluminense na Copa Rio de 1952:
Jogos seguintes do Fluminense na Copa Rio de 1952:
URL curta para esse post:
ResponderExcluirhttp://bit.ly/16yG0K
-----
No orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5361665094462215382
E o Corinthians desde aqueles tempos já mostrava sua vocação pra ganhar roubado...
ResponderExcluirPouco importa, o Flu estava acima disto, pronto pra ser campeão!
URL curta para esse post:
ResponderExcluirhttp://siga.st/1mte
Link para esse post: http://www.chancedegol.com.br/rsssfbrasil/miscellaneous/matflucrio52.htm
ResponderExcluirLink para esse post:
ResponderExcluirhttp://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/matflucrio52.htm