Amigos, o Fluminense venceu novamente. Com muito alívio, é assim que eu começo a crônica de hoje. Vou até repetir: amigos, o Fluminense venceu novamente.
Foi o primeiro triunfo tricolor fora do Maracanã em todo o campeonato. Chegamos à soma de 25 pontos e, pelo menos até segunda-feira, deixamos a lanterna na mão do Sport Recife.
Nos próximos parágrafos, tentarei passar a minha visão de como foi a batalha do Estádio Bruno José Daniel.
A vitória do Fluminense foi construída ainda no primeiro tempo. Alan, o príncipe pó-de-arroz, acertou um balaço da entrada da área, sem chances para Neneca, o goleiro do Santo André. Mais uma vez, Alan se mostra decisivo. Repito o que venho escrevendo há tempos: seu oportunismo ainda o levará à Seleção Brasileira.
Outro grande nome do primeiro tempo foi Dieguinho. O jovem lateral-esquerdo está mostrando muita personalidade. Entrar na fogueira em que o Fluminense se encontra e dar conta do recado não é para qualquer um. Foi ele que sofreu pênalti de Gustavo Nery. E foi Fred que cobrou, com direito a paradinha. E a bola fez a viagem perfeita, da marca de cal para as redes: Fluminense 2 a 0.
Obviamente, o segundo tempo reservou grandes emoções para a torcida pó-de-arroz. O Fluminense parece incapaz de vencer com facilidade. O técnico Cuca recuou a equipe, e o Santo André lançou-se todo para o ataque. Camilo descontou, de cabeça: 2 a 1. E então começou a brilhar a estrela de Rafael, o goleiro tricolor.
O defensor dos arcos do Fluminense praticou algumas defesas muito difíceis. E foram essas milagrosas intervenções que garantiram os três pontos para o quadro de Álvaro Chaves.
Não gostei da postura defensiva do Tricolor na segunda etapa. Mas confesso que apreciei muito a tática utilizada por Cuca. Com três zagueiros (Digão, Luiz Alberto e Gum), nossa defesa fica muito mais segura. Com dois homens criativos no meio-campo (os argentinos Darío Conca e Equi González), as bolas chegam com mais facilidade ao ataque.
Talvez seja tarde demais, mas o Fluminense começou a reagir. Domingo, voltamos ao Maracanã, para o jogo contra o Internacional. Faço um apelo à diretoria: reduza os preços dos ingressos. Faço também um apelo à torcida: compareça ao Estádio Mário Filho. Suba as rampas sagradas. Vá empurrar o verde, o branco e o grená. Não abandone as três cores que traduzem tradição. Vamos mostrar ao mundo que o impossível não existe quando se trata de Fluminense Football Club. É como disse o Penido: "Deus é carioca, Deus é tricolor. Quando ataca, vence. Sem covardia, na garra, na raça, na luta, na força, na determinação. E o Fluminense chega!".
*******
Mais cedo, no Egito, a Seleção Brasileira sub-20 derrotou a Alemanha, na prorrogação da Copa do Mundo. O grande destaque foi o tricolor Maicon, que entrou no segundo tempo, e fez os dois gols do mini-escrete. Quero ver se o técnico dos garotos repetirá a brincadeira de mau gosto. Afinal de contas, a garotada "da Libertadores" não deu conta do recado. Já os "do rebaixamento" salvaram o mini-escrete da eliminação precoce. Parabéns, Dalton e Maicon! Hoje, vocês são motivo de orgulho para a nação pó-de-arroz.
PC
*******
Ficha técnica: Santo André/SP 1 x 2 Fluminense.
Returno do Campeonato Brasileiro de 2009.
Data: 10/10/2009.
Horário: 16:10.
Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André/SP.
Público pagante: 2029.
Renda: R$ 25.150,00.
Árbitro: Carlos Eugênio Simon
Cartões Amarelos: Fred, Fábio Neves, Dieguinho, Rafael (FLU), Gustavo Nery, Júnior Dutra, Marcel, Malaquias (STA)
Gols do Fluminense: Alan [20'], Fred (pênalti) [44']
Gol do Santo André: Camilo [60']
Santo André: Neneca; Cicinho (Camilo [46']), Marcel, Gustavo Nery e Ávine, Fernando, Ricardo Conceição (Ramazotti [78']), Rodrigo Fabri (Malaquias [46']) e Marcelinho Carioca; Júnior Dutra e Nunes. Técnico: Sérgio Soares.
Fluminense: Rafael, Gum, Luiz Alberto e Digão; Mariano, Diogo, Equi González (Fábio Neves [64']), Conca e Dieguinho; Alan (Marquinho [73']) e Fred (Adeílson [85']). Técnico: Cuca.
Nas últimas 10 rodadas do ano passado, o Flu fez 18 ptos e passou de 19o. para 12o. Ainda é possível.
ResponderExcluirComentários no orkut.
ResponderExcluirgraças a deus
ResponderExcluirgraças a Deus
ResponderExcluirJá havia dito isso em águas passadas...depois daquela vitória contra o sao paulo no marcana com um gol aos 48 mins pela libertadores, nao duvido nunca mais do Fluminense. Vamos sair dessa! ST.
ResponderExcluirtambém escrevo sobre o fluminense
ResponderExcluirhttp://umtantonadaassim.blogspot.com/
final do ano,estátua para o Alan em laranjeiras
ResponderExcluirPC, eu achava que era o único exagerado. Pra mim, na copa de 2014 a seleção será Allan e mais 10, sem discussão. Agora vamos seguir a luta contra o Inter.
ResponderExcluirST
Espero que o Alan vá do Fluminense para a Seleção e não do Flu para Europa já no ano que vem e só depois para a Seleção.
ResponderExcluirSábias palavras do Penido!
ResponderExcluirQuanto ao pseudotécnico da sub-20: aqui se faz aqui se paga. Caladinho, fdp!!!