quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Carta de uma torcedora


(por Lely Andrade Birrurrer)

Meu Deus, esse não é o Fluminense que meu pai falava para mim, que meu avô cantava suas glórias e conquistas. Meu pai não cantava para eu dormir "boi, boi, boi, boi da cara preta". Meu pai cantava "SOU TRICOLOR DE CORAÇÃO, SOU DO CLUBE TANTAS VEZES CAMPEÃO (...)", meu pai imaginava que suas filhas veriam grandes jogadores, como ele viu, que veriam o clube ser Campeão Brasileiro, que veriam uma nova Máquina Tricolor, como ele viu.

Fico escutando meu avô, que este ano completa 50 anos de sócio do clube, que já foi vice-presidente, que viu os anos áureos do Fluminense, relatando grandes feitos, jogos incríveis... Eu me pergunto: será que eu verei esses momentos também? Por que minha geração (tenho 20 anos, mas para os que têm 25 foi pior, pois viram os rebaixamentos) foi a escolhida para ver Fabinho, Ruy, João Paulo, Mariano...?

Será que teremos forças para fazer com que nossos filhos sejam tricolores, tal como meu pai teve para fazer comigo e com minhas duas irmãs mais novas?

Por que a minha geração tem que pagar a conta dos erros do passado? Será que as diretorias não percebem o mal que estão fazendo nos corações dos mais jovens? TÔ CANSADA, EU QUERO GRITAR "É CAMPEÃO!!!".

9 comentários:

  1. Tem que acreditar ainda, bicho. O jogo de amanhã é decisivo. Tem que lotar o Maracanã.

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito, sim, Zito.

    O Maracanã não vai lotar amanhã, nem perto disso.

    Mas acredito ainda.

    (o que não apaga o fato de que esse não é o Fluminense que conhecemos!)

    ResponderExcluir
  3. Tá muito difícil, temos que ganhar todos no Maraca e arranjar pelo menos uns 3 pontos fora. É muito complicado. Mas eu vou estar lá no Maraca com certeza.
    Uma pena o apequenamento de um gigante por irresponsáveis...

    ResponderExcluir
  4. Lely, seu texto é arrepiante. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. Eu, Arnaldo, pai da Lely, me sinto na obrigaçao de dizer o que muitos nao tem coragem de assumir.
    Com esse time eu NAO acredito!
    Apesar disso sou daqueles que nao deixam de ir ao jogos, tenho passaporte tricolor e vou aonde for para ver uma das coisas que mais me dá prazer, ver o MEU FLUMINENSE!
    Hoje continuo acompanhando os jogos para fazer terapia, para xingar muito, para me sentir mais leve.

    SDS 3 colores!

    Arnaldo
    Pai de 3 lindas tricolores!!!

    ResponderExcluir
  6. Bom, queria deixar claro que não fiz esses comentários para desistir do Fluminense ou resolver que ele já esta rebaixado mesmo. Eu fiz pq realmente estou revoltada com a situação interna do Flu. Dividas absurdas, comparadas a de times que estão na luta para ser campeão. Será que o Fluminense, com essa tradição, com esse amor da torcida, não era para estar lá tbm? Quero ver meu time levantar inumeras taças, quero zombar de outros times sem que eles possam abafar o meu grito.

    Pai, obrigada por me guiar e me tornar TRICOLOR DE CORAÇÃO.

    bjs bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre digo isso ! no jogo contra o naútico tinha um pai com uma criança no colo e um mlkinho de mãos dadas com ele. EU não tinha expressão mas vi aquela familia abracei o mlk e pedi desculpas e falei q meu maior medo era dessa nova geração ! Não podemos deixar esses caras tirarem de nós nosso rótulo e sentimento de IMORTALIDADE ! O Fluminense somos nós !

    ResponderExcluir
  8. Arnaldo,

    Obrigado pelo comentário. E também obrigado por ter conseguido fazer suas 3 filhas serem tricolores. Com os times montados nos últimos 20 anos, todos ridículos (com algumas exceções), foi uma verdadeira proeza.

    Eu ainda acredito que a gente se livra do rebaixamento. Mas é porque eu vejo alguns jogadores comprometidos, coisa que eu não via na década de 90. Temos um Rafael, temos um Conca, temos um Alan. E temos a camisa tricolor, a exalar glória.

    É por isso que, sim, eu ainda acredito...

    Abraços,
    PC

    ResponderExcluir
  9. É...
    Tá complicado!!!
    Mas o mais importante, Lely, é que o seu pai e seu avô ensinou a você e suas irmãs o verdadeiro valor do amor, que é o AMOR INCONDICIONAL!!!
    Não deixe de acreditar, nada é tão mal que dure para sempre e nem tão bom que não possa piorar!!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.