Atleta: Frederick Charles "Charlie" George.
Nascimento: 10/10/1950, em Islington, Londres (Inglaterra).
Jogo: Arsenal 2 x 1 Liverpool (Final da FA Cup 1970/71).
Data: 08/05/1971.
Local: Wembley Stadium, em Londres (Inglaterra).
Sobre o campeonato...
A FA Cup é a competição de futebol mais antiga da Terra: sua primeira edição foi disputada em 1872. Todos os clubes ingleses participam do campeonato, todo ano.
Sobre o jogo...
Cem mil fanáticos lotaram as dependências do lendário Wembley Stadium. Faltando doze minutos para o esgotamento do tempo regulamentar, o meia George Graham, do Arsenal, cabeceou no travessão. Após um dramático empate em 0 a 0 no tempo normal, Arsenal e Liverpool partiram para a prorrogação. Aos dois minutos, Steve Heighway abriu o placar para o Liverpool. Mas, aos onze, Eddie Kelly empatou para o Arsenal. Aos seis minutos do segundo tempo da prorrogação, John Radford passou, e Charlie George marcou o golaço do título do Arsenal.
A comemoração!
Charlie George inovou na celebração do histórico gol da virada. Exausto fisicamente, ele simplesmente deitou-se no chão, esperando que os companheiros pulassem sobre seu corpo, e o levantassem.
Dobradinha!
Com a conquista da
FA Cup, o Arsenal obteve, pela primeira vez em sua história, a "dobradinha", uma vez que já havia vencido o Campeonato Inglês da Primeira Divisão (com uma vitória sobre o Tottenham na semana anterior). A dobradinha não era alcançada por nenhum clube havia dez anos, tendo sido o próprio Tottenham o último a obter a glória. De acordo com o
relato da BBC, enquanto o Tottenham alcançou a glória com elegância e estilo, o Arsenal o fez com coragem e profissionalismo indomáveis.
Eddie Kelly quebra tabu...
Pela primeira vez na história das finais da FA Cup, um jogador substituto marcou um gol.
Ficha técnica: Arsenal 2 x 1 Liverpool - Final da FA Cup de 1970/71.
Data: 08/05/1971.
Local: Wembley Stadium, em Londres.
Arsenal: Bob Wilson; Pat Rice, Frank McLintock, Peter Simpson e Bob McNab; Peter Storey (Eddie Kelly), George Graham e George Armstrong; John Radford, Ray Kennedy e Charlie George. Técnico: Bertie Mee.
Liverpool: Ray Clemence; Chris Lawler, Tommy Smith, Larry Lloyd e Alex Lindsay; Ian Callaghan, Emlyn Hughes, Brian Hall e Steve Heighway; Alun Evans (Peter Thompson) e John Toshack. Técnico: Bill Shankly.
Árbitro: Norman Burtenshaw.
Gols: Steve Heighway aos 92', para o Liverpool; Eddie Kelly aos 101', e Charlie George aos 111', para o Arsenal.
PC
Foi gol de raça mesmo...os caras tavam mortos.
ResponderExcluir