sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Grandeza desafiada

Não adianta tentar fugir da discussão. Ela está em todas as esquinas e botecos do país. O assunto persegue cada brasileiro, vivo ou morto. Se o leitor vive no Brasil, certamente já escutou a pergunta fatal: "o Grêmio deveria entregar o jogo?".

Explicarei a situação em pormenores, para o caso de algum marciano vir ler minha crônica. A uma rodada de se encerrar o Campeonato Brasileiro, o líder é o Flamengo. Isto significa que, domingo, basta ao rubro-negro uma simples vitória, para que a esperada conquista venha. Porém, a situação não é muito confortável. O clube da Gávea não pode nem pensar em empatar ou perder. Isto porque, dois pontos atrás, estão Internacional, Palmeiras e São Paulo, nessa ordem, ávidos para abocanhar a taça. Portanto, Internacional, Palmeiras e São Paulo dependem de um tropeço do Flamengo no Maracanã. Se o rubro-negro vacilar, o primeiro herdeiro da glória é o Colorado de Porto Alegre. Os clubes paulistas só terão chance se também o Internacional tropeçar.

O dilema está no adversário do Flamengo. Quis o destino cruel que exatamente o Grêmio tivesse que enfrentar o rubro-negro na rodada derradeira do certame. Ao analisar a tabela, vemos que o Grêmio não quer mais nada com a hora do Brasil, como diria minha mãe. O campeonato de pontos corridos tem essa desvantagem: as últimas rodadas acabam se transformando em um tédio insuportável para os clubes que habitam o meio da tabela. O tricolor gaúcho é um desses times, que apenas cumprem tabela.

Se o leitor é marciano, talvez não saiba da histórica e centenária rivalidade entre Grêmio e Internacional. Em 1909, o Flamengo nem sequer existia como time de futebol, e os clubes gaúchos já quebravam lanças em confrontos memoráveis. Grêmio e Internacional são praticamente antônimos. Em dias de jogo, metade de Porto Alegre se veste de azul, a outra metade se veste de vermelho, e uma metade não fala com a outra. Quando o Grêmio vence, as margens do Rio Guaíba silenciam. Quando o Internacional vence, é a Azenha que emudece. O Grenal é uma rivalidade de cem anos que merece um romance de García Márquez.

Caríssimo leitor de Marte, a essa altura você já somou dois com dois, e percebeu o aspecto dramático que envolve o Flamengo x Grêmio do Maracanã. Se o Grêmio vencer ou empatar, oferecerá, numa linda bandeja, o troféu máximo do futebol brasileiro ao Internacional, seu maior rival. Por outro lado, basta o Grêmio perder, para evitar que o mar vermelho tome conta de Porto Alegre. Eis a questão: o Grêmio deveria entregar o jogo, simplesmente deixando o Flamengo vencer e levar a taça?

Alguns torcedores do Grêmio vêm deixando bem claro que acham, sim, que o Grêmio deveria entregar a partida. Eles só conseguem pensar na segunda-feira, e só de imaginarem a comemoração dos colorados, já sentem calafrios homéricos. Surgiu na internet a campanha "Entrega Grêmio", com os escudos misturados: o do Grêmio rubro-negro, o do Flamengo preto e azul. Para meu espanto, a maioria gremista parece aderir mesmo à causa.

Para mim, é espantoso mesmo. Digo isso porque entendo que uma torcida não deve jamais torcer contra o próprio pavilhão. Eu, por exemplo, sou tricolor nato, confesso e hereditário. É impossível que eu vibre com um gol contra o Fluminense. Não importa a circunstância, eu sempre vou desejar que o Fluminense vença suas partidas.

As palavras do meia gremista Souza, então, são apavorantes. Deve-se ouvir a torcida? Claro, mas somente quando ela está certa! E, neste caso, ela está muito errada. Espero que Souza não seja escalado, porque ele claramente não entrará em campo com vontade de ganhar. E atleta assim não pode jogar. Amplio: uma declaração como aquela precisa ser julgada no tribunal.

Alguns dirão: "mas não há nada mais em jogo para o Grêmio". Retruco: "é claro que há!". Há honra, há caráter, há dignidade, há hombridade em jogo. Uma vez que enverga uma camisa centenária, o jogador precisa respeitar sua história.

Outros dirão: "mas o Internacional escalou reservas ano passado, e prejudicou o Grêmio". É verdade, mas convenhamos que o Colorado estava priorizando a Copa Sul-Americana. Logo, havia um motivo para a escalação dos reservas, e este não era prejudicar o Grêmio. Mais: tenho certeza que os reservas encharcaram as camisas tentando vencer, como bons profissionais que são.

Outra: mesmo que houvesse provas concretas de que o Internacional entregou um jogo para prejudicar o Grêmio, por que o Grêmio haveria de fazer o mesmo? Não é porque seu rival foi pequeno e mesquinho, que você também o será. Por exemplo, há fortes indícios de que, em 1996, o Flamengo perdeu propositalmente para o Bahia, em São Januário, no intuito de rebaixar o Fluminense. O rebaixamento tricolor acabou acontecendo, exatamente por causa da derrota rubro-negra. Há quem diga que foi o pior dia da história do Fluminense. Eu digo que foi o pior dia da história do Flamengo. Amigos, nunca em sua história o Flamengo foi tão pequeno quanto naquele dia.

A mancha de um jogo entregue fica, para sempre. A história do Flamengo tem essa nódoa eterna. Mas eu não desejo vingança. Se, um dia, o Flamengo depender do Fluminense, torcerei com todas as minhas forças pela vitória tricolor. O Fluminense não entregaria o jogo, tenho certeza. Se um dia o fizesse, eu sentiria, pela primeira vez, vergonha do clube para o qual torço.

Portanto, pelo fair play que rege historicamente o futebol brasileiro, eu imploro ao Grêmio que venha ao Maracanã com força máxima, e lute até o fim pela vitória contra o Flamengo.

Aos torcedores gremistas, peço que não coloquem o ódio da rivalidade acima do amor ao clube. Torçam pelo Grêmio, por mais contraditória que essa postura possa parecer.

Grêmio, Imortal de Três Cores, tua grandeza será desafiada domingo, no Maracanã. Não decepciones tua história.

PC

9 comentários:

  1. O fato é que o Flamengo é muito capaz de vencer a partida mesmo sem o Gremio entregar, se entrar com garra... O que realmente preocupa é o Flamengo de repente relaxar achando q o jogo ta entregue...

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente um time que nao ganhou nenhuma fora de casa nao vai fazer força nenhuma pra ganhar a Ultima e ajudar o rival.
    Mas eu acredito em um empate.
    Gremio vai ser valente, forte, copero e peleador.

    ResponderExcluir
  3. Entregando ou não, eu acho que o Flamengo leva. O time, assim como o Flu, vem esculachando nas rodadas finais do brasileiro. Merecem e, se vencerem, vou ficar feliz pelos meus amigos flamenguistas. Mas como o PC disse, meu negócio é o meu Fluminense. Se vai abrir as pernas ou não o Grêmio, eu não sei. E sinceramente pouco me importa.

    ResponderExcluir
  4. Grêmio, grêmio. se ainda tem uma pequena honrinha, que seja de, pelo menos empatar em casa. Pq até o Náutico, um dos piores times do campeonato venceu DUAS fora de casa.

    Mas, com Grêmio tendo maior rival na cola do líder e o jogo apitado por Heber Roberto Lopes... o Flamengo só perde para ele mesmo. Não tem como.

    ST, PC!

    ResponderExcluir
  5. O Flamengo que deveira entrar com time misto.

    Essa taça já está na Gavéa!

    ST

    ResponderExcluir
  6. "O Fluminense não entregaria o jogo, tenho certeza. Se um dia o fizesse, eu sentiria, pela primeira vez, vergonha do clube para o qual torço."

    Perfeita colocação PC, faço das suas palavras as minhas.

    Estregar um jogo, é desonrar a camisa que está vestindo, seja ela do Fluminense, ou do 15 de Novembro.

    Jogadores que entregam um jogo não podem ser considerados profissionais.

    Vejamos o Felipe, goleiro corinthiano, tirou a mão da bola, entregou dois gols, na maior cara de pau. Isso pra min, é o suficiente para não querer velo nem pintado a ouro nas laranjeiras, e eu que defendia sua convocação a seleção, não defendo mais.

    Espero ver um Grêmio honrado no Domingo.

    st

    ResponderExcluir
  7. É bem verdade que o Inter está proporcionando que o Grêmio leve a Taça do Campeão Mundial do Jogo Limpo, e o Grêmio pode ganhá-lo. Mas acontece que pra isso precisaria vencer o Flamengo no Maracanã.

    O Grêmio não ganhou de ninguém fora de casa. Digo isso porque o estádio dos Aflitos é a nossa segunda casa. E o Maracanã lotado, com "A MAIO TORCIDA DU MUNDU", não será lugar para o Grêmio vencer.

    Mesmo que o tricolor for com força máxima, não vai dar.

    E digo mais, o Inter é capaz de perder pro Santander...

    ResponderExcluir
  8. O Grêmio não precisa vencer para ser honrado (é só empatar rsrsrs), basta lutar pela vitória, não jogar de corpo mole.

    ResponderExcluir
  9. Sensacional PC
    Torcida e jogadores do Grêmio estão pensando mais no Internacional do que no próprio time.
    Flamengo é o time mais odiado do Brasil (por ser o mais amado, numericamente) e por ser tudo o que é. O que será do elenco do Grêmio perante o Brasil inteiro se entregarem um título pro Fla? Serão mal vistos pra sempre.
    Agora, o que será deles se ganharem? Serão vistos como homens, profissionais pelo Brasil inteiro. E o título do Inter? O Grêmio nao tem nada a ver com isso, pelomenos nao o elenco (a torcida, a gente sabe que tem)... Até porque muitos jogadores podem vir a jogar no Inter

    Espero que o Grêmio nao entregue, assim como os gremistas nao querem ver o Inter campeao, nao quero ver o Flamengo...

    Então que vença o MELHOR

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.