sábado, 12 de dezembro de 2009

Grupos da Copa do Mundo 2010


Amigos, no início do mês a FIFA definiu, por sorteio, os grupos da Copa do Mundo de 2010. A Seleção Brasileira é a cabeça-de-chave do Grupo G, e vai enfrentar Coréia do Norte (15/06, no Ellis Park, em Johannesburg), Costa do Marfim (20/06, no Soccer City, também em Johannesburg) e Portugal (25/06, no Estádio Moses Mabhida, em Durban).

Confira os grupos:

Grupo A
África do Sul
México
Uruguai
França

Grupo B
Argentina
Nigéria
Coreia do Sul
Grécia

Grupo C
Inglaterra
Estados Unidos
Argélia
Eslovênia

Grupo D
Alemanha
Austrália
Sérvia
Gana

Grupo E
Holanda
Dinamarca
Japão
Camarões

Grupo F
Itália
Paraguai
Nova Zelândia
Eslováquia

Grupo G
Brasil
Coreia do Norte
Costa do Marfim
Portugal

Grupo H
Espanha
Suíça
Honduras
Chile

A Seleção Brasileira, única a ter participado de todas as edições da Copa do Mundo, é também a maior vencedora do torneio, com cinco conquistas (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). A Itália conquistou quatro taças (1934, 1938, 1982 e 2006), a Alemanha três (1954, 1974 e 1990), a Argentina duas (1978 e 1986), o Uruguai duas (1930 e 1950), a França uma (1998) e a Inglaterra uma (1966).

Das equipes que participam do certame, outras duas já foram finalistas: a Holanda duas vezes (1974 e 1978), e a Eslováquia duas vezes (1934 e 1962, na época Tcheco-Eslováquia).

Na primeira fase, se repetirão alguns confrontos que marcaram a história da Copa do Mundo.

No dia 12/06, no Royal Bafokeng (Rustenburg), Inglaterra e Estados Unidos iniciarão suas caminhadas na Copa de 2010. Em 1950, as equipes protagonizaram um jogo incrível, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Com um gol de Gaetjens aos 38 minutos do primeiro tempo, os Estados Unidos venceram a Inglaterra por 1 a 0, na maior zebra da história dos campeonatos mundiais. O resultado era tão inesperado que, reza a lenda, ao receber o telegrama "England 0 x 1 USA", parte da imprensa inglesa chegou a divulgar a vitória britânica por 10 a 1.

Também no dia 12/06, Argentina e Nigéria se enfrentam no Ellis Park (Johannesburg). Na Copa de 1994, os argentinos venceram os nigerianos por 2 a 1, de virada, com gols de Claudio Caniggia. Mas o jogo ficou marcado mesmo pelo doping de Diego Armando Maradona, maior ídolo da história da albiceleste, e hoje técnico da equipe. O confronto de 1994 foi o último jogo disputado por don Diego em Copas do Mundo. O último gol do gênio em mundiais foi marcado dias antes, no jogo Argentina 4 x 0 Grécia. Coincidentemente, a Argentina também enfrentará a Grécia em 2010 (22/06, no Estádio Peter Mokaba, em Polokwane).

No dia 17/06, no Estádio Peter Mokaba (Polokwane), França e México se enfrentarão pela segunda rodada do Grupo A. Há quase oitenta anos, em 13/07/1930, diante de mil pessoas, franceses e mexicanos faziam no Estádio Pocitos (Montevideo) o primeiro jogo da história das Copas do Mundo. O francês Lucien Laurent, aos 19 minutos, marcou o primeiro gol de um campeonato mundial. A França venceu por 4 a 1.

No dia 21/06, no Green Point (Cidade do Cabo), Portugal e Coreia do Norte repetirão o histórico jogo de 1966. Após eliminar a Itália, a Coreia do Norte partiu para cima dos portugueses, e abriu incríveis 3 a 0 em 25 minutos. Mas Portugal tinha o lendário Eusébio, que comandou a maior virada da história das Copas do Mundo, marcando quatro gols. José Augusto marcou o quinto, e o jogo terminou Portugal 5 x 3 Coreia do Norte.

No dia 25/06, no Estádio Moses Mabhida, em Durban, Brasil e Portugal repetirão o confronto de 1966. Na ocasião, o bicampeão mundial Brasil sucumbiu diante do forte esquadrão português, liderado por Eusébio, que marcou dois gols na vitória por 3 a 1. Após doze anos, a Seleção Brasileira voltava a sentir o amargo gosto da eliminação.

Quais os seus palpites para as classificações dos grupos? Qual chave é a mais difícil? Qual é a mais fácil? Qual é a mais equilibrada? Solte o verbo nos comentários!

E vamos, Seleção, rumo ao hexa!

PC

3 comentários:

  1. Que passeio pela história das Copas!!!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. A África do Sul deve se despedir cedo...

    ResponderExcluir
  3. Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem de hoje: Série: Seleções Rumo à África
    Sua visita será um grande prazer para nós.
    Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
    Atenciosamente,
    Sebastião Santos.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.