sexta-feira, 16 de abril de 2010

Meu personagem da semana: Neymar

Amigos, depois do jogo Santos x Guarani, seria um crime não fazer de Neymar o meu personagem da semana. Grande figura, que a imprensa espanhola tem chamado de "o Messi brasileiro". Examino a ficha de Neymar e tomo um susto: 18 anos recém-completados! Quem vê uma atuação de Neymar é capaz de jurar, de pés juntos, que o garoto possui bem mais do que dezoito anos. E no entanto lá está, na ficha, a data de nascimento: 5 de fevereiro de 1992.

Verdadeiro garoto, o meu personagem anda e corre em campo com uma dessas autoridades irresistíveis e fatais. Não é Pelé, mas parece um rei, de cujo peito pendem mantos invisíveis. Ponham Neymar em qualquer rancho, e sua majestade dinástica ofuscará toda a corte ao redor.

O que estou chamando de realeza é, acima de tudo, um estado de alma. Neymar leva sobre todos os outros jogadores uma vantagem considerável: a de se sentir rei, da cabeça aos sapatos. Quando ele apanha a bola e dribla um oponente, é como se estivesse escorraçando um plebeu ignaro e piolhento. O craque prodígio parte para cima mesmo, não quer saber quem está à sua frente.

Vejam o que ele fez, quarta-feira, no já referido Santos x Guarani. Enfiou, quase sempre pelo próprio esforço pessoal, cinco gols no goleiro bugrino. Sozinho, Neymar liquidou a partida, liquidou o Guarani, monopolizou o placar. Um torcedor do Guarani, na Vila Belmiro, chorava de desespero: "vá jogar assim no diabo que o carregue!", vociferou ele.

O primeiro gol de Neymar contra o Guarani foi de pênalti. Mas até um pênalti Neymar consegue transformar em pintura. A paradinha do garoto é até desmoralizante. O goleiro sempre cai, irremediavelmente batido.

O que dizer do segundo gol? Neymar recebe a bola, olha para frente, e vê um caminho entupido de adversários. Mesmo assim, resolve fazer tudo sozinho. Dribla o primeiro e o segundo. O terceiro chega a encostar na bola, mas também fica pelo caminho. A finalização de canhota é a suprema humilhação do goleiro derrotado. Sem precisar da ajuda de ninguém, Neymar promoveu a minuciosa e sádica destruição da defesa bugrina.

Após um gol de Robinho, continuou o show de nossa majestade. Arouca tabelou com Ganso, e deixou o garoto sozinho, com os sete metros do arco escancarados à sua frente. Era o terceiro gol de Neymar. E estávamos ainda no primeiro tempo.

Começa o segundo tempo, e Neymar continua impossível. Ele invade a área, dribla, e é derrubado. Para interromper o garoto, só mesmo à base dos pontapés. Pênalti que o novíssimo rei prefere não cobrar, deixa para o companheiro Marcel. Logo depois, Robinho ainda fez mais um, de cabeça, após passe de Marquinhos. Depois, Moreno descontou para o Guarani, de falta. Seis a um. Mas Neymar ainda não estava satisfeito. Em uma demonstração de supremo respeito ao adversário, Neymar nunca tira o pé, nunca descansa.

O quarto gol de Neymar foi de uma categoria inexcedível. O goleiro e o zagueiro marcando de pertinho, em vão. Um chute sutil, e a humilhação da rede estufada. Logo depois, o quinto gol do craque, em assistência de Robinho. Santos oito, Guarani um, Neymar cinco.

Amigos, para ter atuações assim, não basta apenas o simples e puro futebol. É preciso ter algo mais, essa plenitude de confiança, de certeza, de otimismo, que faz de Neymar o craque imbatível. Eis a maior virtude de Neymar: a absoluta falta de modéstia. Põe-se acima de tudo e de todos, e dessa forma intimida até a própria bola. Sim, a bola vem lamber-lhe as chuteiras, como uma cadelinha amolecida.

Até os paralelepípedos brasileiros e sul-africanos já sabem que Neymar é imprescindível na formação de qualquer Seleção. Na África do Sul, o garoto não tremerá para ninguém. Ponham na sua frente um marfinense de dois metros, o Cristiano Ronaldo, ou o próprio Messi, e Neymar olhará de cima para baixo. Não se inferiorizará diante de ninguém. O Brasil precisa disso, dessa atitude viril e insolente. Neymar acha que, perto dele, todos os outros são verdadeiros pernas-de-pau.

Com Neymar no time, os outros escretes tremerão diante de nós.

PC
(como sempre, com trechos inspirados em Nelson Rodrigues)

9 comentários:

  1. O cara deveria ser convocado, mesmo que não jogasse. Seria uma preparação para o futuro (já presente!), como fizeram com o Ronaldo gordinho. Mas o Dunga é cabeça dura!

    ResponderExcluir
  2. Convocado acho q ele infelizmente não vai ser, faz falta em qualquer time ou seleção....o complicado vai ser cruzar com esse moleque abusado numa semifinal de Copa do Brasil.

    Saudações Tricolores,

    Rafael Paiva
    www.otricolorcarioca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tá jogando fácil.
    Talvez fosse negócio convocar ele no lugar do Adriano, que vai acabar perdendo ritmo de tanto que não joga.

    ResponderExcluir
  4. Acho difícil Neymar ser convidado uma vez que Nilmar,Luis Fabiano e Robinho ja estão na copa,o único que pode sair do ataque é o Adriano,porém caso isso acontece acho que o Dunga vai preferir levar outro centro-avante forte e alto.

    Pra ele convocar o Neymar acho que só se robinho ou nilmar se machucarem.

    Se fosse EU,levaria o Neymar no lugar do adriano mesmo e levava só o LF de centro avante paradão,mesmo porque o Nilmar consegue fazer essa funçao bem tambem caso precisasse

    ResponderExcluir
  5. Eu levaria Neymar como quinto atacante, tirando um lateral esquerdo. (em caso de problema, Daniel Alves pode entrar na canhota)

    ResponderExcluir
  6. Nunca se sabe, o que vai acontecer, se a camisa amarelinha vai pesar... Mas deveria ser convocado, no lugar do Adriano
    O Messi mesmo, aposto que vai amarelar na copa...

    ResponderExcluir
  7. Acho que levar o Neymar seria mais util para dar experiência para ele disputar outras copas, acho que ele ainda não esta pronto, assim como acho que o time do Santos ainda tem que se ajustado para enfrentar grandes times, pois é um time que encanta, ataca, joga bonito, porém da bastante espaço para o outro time jogar e se o adversário jogar com inteligência pode até aplicar um goleada neles com uma certa facilidade.

    A grande virtude do time do Santos é que eles não administram o resultado contra times pequenos, eles jogam com tudo o jogo todo enquanto a maioria dos grandes já entram em campo em marcha lenta e ganham os jogos na manha e isso faz parecer que o time do Santos é muito melhor que os outros, o que pode até ser, mas tem que ver no Brasileiro pois estaduais não dizem nada (nem se é bom, nem se é ruim).

    []'s

    ResponderExcluir
  8. neymar te amo d++++++++ sou sua fã tou me apaixonando por uma pessoa que nunca vou conhecer e essa pessoa e vc.Não duvide de minha palavra por que uma palavra seguinifica mais que uma gota perdida no mar esaiba essa e agotra e nela ta escritra.Neymar te amo d+++++++++.Bjssss

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.