quinta-feira, 22 de abril de 2010

A situação do Flamengo na Libertadores


Amigos, o problema do Flamengo na Libertadores é a distração. Na competição continental, o rubro-negro sempre entra em campo distraído, pensando na morte da bezerra, contando carneirinhos. Alguns dizem que é soberba, não sei, mas é fato que o Flamengo sempre entra distraído. Foi assim em 2007, contra o Defensor no Uruguai. Foi assim em 2008, contra o América do México, no Maracanã. Foi assim ontem também, contra o Caracas no Maracanã.

Reparem que o resultado de 3 a 2 não é ruim apenas matematicamente. É ruim moralmente também. O time do Caracas era composto de reservas, os titulares poupados para o Campeonato Venezuelano. O goleiro parecia ter sido catado em alguma pelada no Aterro: não teria vaga nem no Friburguense, nem no Duque de Caxias. Era para o Flamengo ter atropelado os venezuelanos no Maracanã. A facilidade com que o rubro-negro virou a partida no primeiro tempo, em apenas quatro minutos, demonstra a fragilidade do rival.

Mas é aquela história. Se você está distraído, o adversário passa a gostar do jogo e vem para cima. Foi o que o Caracas fez no segundo tempo. Estava 2 a 1, e o Flamengo não fazia forças para ampliar, esperando o resultado cair do céu. Aos 22, o único venezuelano bom de bola, chamado Gómez, recebeu lançamento do goleiro, no meio-campo. Viu Leonardo Moura pela frente, e aplicou-lhe um longo "drible da vaca". Vieram mais dois zagueiros rubro-negros, e foram devidamente escorraçados, como se fossem ignaros e piolhentos plebeus. O chute no ângulo não deu chances a Bruno. La Pulguita Gómez acabava de marcar um gol antológico no Maracanã, e a partida estava empatada.

Uma goleada classificaria o rubro-negro, mas estava bem claro que um massacre não era mais possível. O Flamengo então lançou-se todo para a frente, para buscar uma vitória magra mesmo, que ao menos manteria as chances de classificação, mesmo que remotas. Aos 30, David conseguiu marcar, após assistência de Leonardo Moura. Nos minutos finais, o desespero atrapalhava, e acabou impedindo o quarto gol, que aumentaria muito as probabilidades de obter a vaga.

Os trinta mil presentes, irritados, vaiaram quase todo o time, até mesmo Adriano. Outro dia, o maior ídolo rubro-negro Zico declarou que nem ele tinha privilégios na década de 80 e que, portanto, ninguém mais deveria ter. E ele tem toda a razão. Os privilégios fazem mal a Adriano. Ele é jogador de Seleção, pode até decidir uma Copa sozinho. Mas não é um gênio. Se não treinar, iguala-se aos pobres mortais. E este é o fato: no Flamengo, Adriano não treina. Mesmo assim, tem feito seus gols, porque é um jogador muito bom. Mas, se treinasse, seria muito melhor. E além disso daria um bom exemplo aos companheiros.

Abro um rápido parêntese para falar do escrete. Em 2010, Adriano não atuou em nível de Seleção. Se Dunga precisava de uma desculpa para convocar Neymar, bom, agora não precisa mais. Fecha parêntese.

Hoje à noite, saberemos se o Flamengo passa da primeira fase, ou não. O rubro-negro depende que os três seguintes resultados aconteçam, juntos:
- Internacional x Deportivo Quito ter um vencedor.
- o Cerro-URU perder, empatar, ou ganhar por no máximo 2 gols de diferença (contra o Emelec-EQU).
- o Racing-URU perder, empatar, ou ganhar por no máximo 3 gols de diferença (contra o Cerro Porteño-PAR).

Em caso de conseguir a vaga, o Flamengo enfrentará Corinthians ou São Paulo, com o primeiro jogo no Maracanã e o segundo na capital paulista.

Independentemente da classificação, fontes confiáveis me garantem que o técnico Andrade será demitido ainda nesta semana. Mesmo após ter conquistado o Campeonato Brasileiro em 2009, após dezessete anos de jejum do Flamengo. Mesmo sendo um ídolo do clube, multicampeão como jogador. O treinador está desprestigiado pela cúpula rubro-negra, e cairá.

Gratidão e profissionalismo não existem mesmo nos dicionários dos clubes cariocas.

PC

3 comentários:

  1. é, os times cariocas se assemelham justamente nas características ruins... duvido que quem esteja permitindo a "mordomia" do Adriano seja o Andrade né...

    ResponderExcluir
  2. Campanha da Libertadores mais uma vez vergonhosa para a mulambada, mesmo que consiga a classificação! A soberba desse time se traduziu num gol de placa pra torcida ver de camarote! Os jogadores do fla não acreditaram na técnica do camisa 10 do time venuzuelano e foram driblados seguidamente! Caracas, que golaço!
    E aí, Bruno? Tem explicação? Não tem não! Buáaaaaaaaa
    Será? Se vc quiser eu te dou várias!
    E agora, o idiotas da objetividade estão fazendo todas as contas para classificar seu time!
    Ano passado eu tava 99% preocupada! Hj eu tô 100% Feliz!
    Chora urubu!

    ResponderExcluir
  3. Essa Patricinha Tamborim tá se mostrando mais do mesmo.
    Primeiro aquele negócio de "A permanência do Andrade depende do afastamento do Pet"...qual é?!?! Não tem coragem de bancar a própria decisão (a de afastar o Pet)?
    Deixa o Adriano fazer o que bem entende. E demite o Andrade. Isso é muita sacanagem com o cara.

    Aprendeu, Andrade? Aprendeu, Pet? É assim que a Gávea trata seus ídolos.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.