segunda-feira, 26 de abril de 2010

Te cuida, Cruzeiro!

O ladrão veste laranja!

Amigos, apitará Cruzeiro x Nacional/URU, pelas oitavas da Libertadores, o árbitro argentino Hector Baldassi. É melhor os cruzeirenses irem se preparando psicologicamente para o assalto...

O primeiro time brasileiro garfado por Baldassi na Libertadores foi o Flamengo (é, até o rubro-negro...). Aconteceu em 2007, na partida contra o Defensor/URU. O juiz argentino amarrou o jogo, tolerando a excessiva cera dos uruguaios. No fim das contas, faltou um gol para o Flamengo levar o jogo para os pênaltis.

Um ano depois, a vítima foi o Santos, em jogo contra o América/MEX (salve Cabañas!), válido pelas quartas-de-final. Mais um clube brasileiro eliminado da Libertadores, em mais uma polêmica arbitragem do señor Hector.

O maior assalto de todos ocorreu na finalíssima de 2008: Fluminense x Liga/EQU. Dois pênaltis clamorosos a favor do Tricolor foram solenemente ignorados por Baldassi, um em Washington (foto abaixo), outro em Cícero. Além disso, a tolerância com a cera dos equatorianos foi além da conta, especialmente com o goleiro Cevallos. Após atrasar todas as reposições de bola ao longo da partida, o arqueiro só foi punido com o cartão amarelo aos treze minutos do segundo tempo da prorrogação, quando a advertência já não servia para mais nada. Até na disputa de pênaltis Baldassi foi infeliz, tolerando as inaceitáveis provocações do já citado goleiro, que deveria ter sido expulso ao abandonar a meta em uma das cobranças.

Só o Baldassi não viu esse pênalti.

O engraçado é que, segundo quase todos os cronistas e torcedores argentinos, Baldassi é o melhor juiz do país (tão bom que até apitará a Copa do Mundo - te cuida, Seleção!). Até mesmo respeitados atletas brasileiros, como o Rogério Ceni, elogiam a conduta do señor Hector. É por essas e outras que eu não acredito em unanimidades e nem em reputações. Quase sempre, a reputação é uma coisa, e o sujeito é outra, completamente diferente.

Não considero Baldassi um grande juiz, e nem mesmo um juiz medíocre. Vejo-o, de alto a baixo, como um péssimo homem. Vejo-o como um árbitro que, com uma falsa inocência paradisíaca, dá, em bandejas douradas, títulos aos adversários do Brasil.

O jogador brasileiro não pode piscar o olho, que Baldassi vem, lá de longe, sacudindo o dedo, e apitando a falta. Uma tênue infração brasileira assume as proporções de um crime hediondo. Com uma comovente cara-de-pau, Baldassi só ameaça e só coage os brasileiros.

Os fatos estão ao meu lado: Baldassi já eliminou da Libertadores o Flamengo, o Santos e o Fluminense. Aviso desde já aos leitores cruzeirenses: ele tentará o possível e o impossível para desclassificar também o Cruzeiro.

Só falta ao currículo de Baldassi um feito extraordinário: eliminar a Seleção Brasileira de uma Copa do Mundo. Se um dia ele conseguir a proeza (Deus nos livre e guarde desta tragédia infinita), transformar-se-á automaticamente no maior ídolo da história argentina. Neste dia, Maradona, Di Stefano, Messi e até Evita parecerão nanicos e ínfimos diante da magnânima expressão do señor Hector Baldassi.

PC

(para quem por ventura considerar que fui parcial na análise dos erros de Fluminense x Liga/EQU, peço que leia o texto do ex-árbitro Arnaldo Cezar Coelho sobre o assunto)

8 comentários:

  1. PC, esqueceu de citar que no Cerro X Flu da Sulamericana ano passado o pau roncou e essa MÚMIA foi conivente com a violência paraguaia o jogo todo!

    Cruzeirenses, preparem-se: vai acontecer um FURTO...

    ResponderExcluir
  2. O Rogério Ceni elogia pq até agora não foi roubado por ele. Teve também aquele penalty escandaloso no Conca, ano passado, contra o Cerro lá no Paraguai.

    ResponderExcluir
  3. "Quase sempre, a reputação é uma coisa, e o sujeito é outra, completamente diferente."

    Sensacional essa frase!

    Se o Baldassi roubar a seleção, eu quero ver o Lédio Carmona falar "Não foi por isso que a seleção perdeu..."

    ResponderExcluir
  4. Pc...do jeito que a coisa tá feia pro nosso lado é melhor começar a rezar desde já. O time é considerado fraco, mas com uma ajudinha dessas...sei não.
    Belo Post

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Pô, Clítia...eu achava que o Cruzeiro era um timaço.

    Mudou muito do ano passado pra cá?

    ResponderExcluir
  6. O recalque do botafoguense Arnaldo Cesar Coelho no final do texto é revoltante!!!

    Só cita erros que prejudicam o Flu, dezenas deles, tirando o impedimento da prorrogação, que foi marcado pelo bandeira, e vem dizer que é demais culpar o baldassi (com minúsculas mesmo) pela perda do título...vai #@$¨¨$@%&%

    ResponderExcluir
  7. Confesso que acabo não guardando o nomes dos árbitros e fico sem saber qual fez o que. Seria bom, pra pessoas como eu, ter sempre postagens deste tipo em mãos.
    Marcarei de perto o Sr. Juiz desta vez.

    Valeu por mais essa PC!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.