Amigos, saiu hoje a mais aguardada lista do ano, com os vinte e três nomes que lutarão pela sexta Copa do Mundo brasileira. A convocação de Dunga não revelou nenhuma surpresa, sendo coerente com discurso e ações do treinador da Seleção.
Em comparação com os recentes escretes campeões (1994 e 2002), percebemos que a equipe atual carece de talento. Em 1994, Parreira levou cinco atacantes (Romário, Bebeto, Viola, Paulo Sérgio e Ronaldo) e três meias articuladores (Raí, Mazinho e Zinho), além de quatro excelentes laterais (Jorginho, Branco, Cafu e Leonardo). Em 2002, Felipão tinha um trio titular excepcional (Ronaldinho, Rivaldo e Ronaldo), dois bons laterais (Cafu e Roberto Carlos), e ainda contava com outras opções criativas no banco (destaque para Denílson).
Agora, examinemos o escrete de Dunga, e procuremos por talentos que podem mudar o rumo de uma partida. Encontramos os atacantes Luís Fabiano, Nilmar e Robinho, e um único articulador: Kaká. No máximo, os laterais reservas Daniel Alves e Gilberto podem se improvisar no meio-campo. Muito pouco caso precisemos reagir em uma partida do mata-mata.
Analisando os resultados, o trabalho de Dunga é, até agora, inquestionável: venceu a Copa América, venceu a Copa das Confederações, e foi o primeiro lugar das eliminatórias. Por isso, pelos resultados, considero o Brasil favorito ao título na África do Sul.
Porém, acho que estamos correndo riscos desnecessários. Uma possível lesão de Kaká comprometeria a capacidade criativa da Seleção de maneira irremediável. (Deus nos livre e guarde dessa tragédia infinita!)
A solidez do sistema defensivo nos ajuda a ter esperanças de sofrer poucos gols, e não precisar correr atrás do resultado. Ter um Thiago Silva na reserva não é para qualquer time.
Se eu fosse o treinador, adoraria olhar para o banco e ver também Ganso e Neymar, ao invés de Josué, Kléberson, ou até o titular Felipe Melo.
Mas estou com Dunga, e não abro: o capitão do tetra terá meu apoio incondicional. Mesmo com este questionado escrete, a Seleção há de levantar a sua sexta Copa do Mundo.
PC
PS: Dunga acaba de divulgar a lista dos sete suplentes, que ficam de sobreaviso: Alex (Chelsea), Sandro (Internacional/BRA), Marcelo (Real Madrid/ESP), Carlos Eduardo (Hoffenheim/ALE), Paulo Henrique Ganso (Santos/BRA), Ronaldinho (Milan/ITA), Diego Tardelli (Atlético Mineiro/BRA).
Daniel Alves e Gilberto podem ser improvisados pra substituir o Kaká, mas esperar rendimento do nível do titular não é plausível.
ResponderExcluirDaniel é um cracaço, mas nunca jogou na posição. Gilberto vem jogando na meia ofensiva no Cruzeiro, mas já é um veterano e sua velocidade sequer se aproxima da de Kaká. E para um time que joga no contra-ataque essa velocidade é imprescindível.
O Ganso ficar na lista de espera é um tanto incoerente, porém ele era o jogador do Santos mais próximo de conseguir uma vaga, pois o Robinho e o Nilmar seria os jogadores da posição do Neymar e ambos estão mais prontos para jogar uma copa.
ResponderExcluirQuando a Josue e Kleberson, realmente eles poderiam dar vaga a um volante de maior qualidade (Denílson, Thiago Motta ou Lucas) e uma jogador de criação, que poderia ser o Ronaldinho, Diego, Alex (ex-Cruzeiro e ex-Palmeiras) ou PH Ganso.
Mas o grande equivoco do Dunga é na lateral esquerda. O Maxwell é titular do Barcelona e o Marcelo é titular do Real Madrid, ambos são jogadores que jogam na lateral em time muito ofensivos, ou seja, não deixam brechas defensivas e apoiam com qualidade.
Enquanto é isso, Gilberto tem jogado de meia no Cruzeiro e o Michel Bastos é ponta DIREITO no time dele.
[]'s
O Dunga ver o Julio Baptista como reserva do Kaká, só que eu vejo mais o Julio como jogador de ataque, não como jogador para pensar e organizar o jogo.
ResponderExcluirAmigo bigmontz,
ResponderExcluirNãio vejo nem o julio baptista como jogador de seleção. Acho que esse temor na criação é de todo o mundo. Mais torço para que Dunga repita Felipão e cale a opinião publica
Discordo sobre o Marcelo, muito criticado no Real na parte defensiva. Na ofensiva, nós já conhecemos o jogador. Continuo achando, só o Kaká é muito pouco para uma Copa, mas... temos que torcer e vamos torcer! Certo, PC?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirse o dunga fosse bom, não teria deixado a branca de neve ser envenenada!!!!
ResponderExcluirFabiano Reis,
ResponderExcluirmas seria maior filha da putagem da parte do Dunga não levar o Julio Baptista depois deste jogar tantos jogos pela seleção sempre com atuações dentro do esperado.
Eu não sou fã do Julio Baptista, mas ele tem características que nenhum outro meia/atacante brasileiro tem e é bom ter variedade de características no elenco, por isso que defendo a convocação do Alex (do Fenerbahçe), talvez o único meia que pense o jogo que temos em nível de seleção, no lugar de Kleberson.
[]'s