Amigos, a
vitória do Fluminense sobre o Flamengo foi, sem dúvida, de lavar a alma de qualquer tricolor. Saímos todos em êxtase do Maracanã, festejando uma vitória que vale bem mais que os três pontos na tabela.
Houve, porém, uma ocorrência muito triste antes do jogo, no Estádio Mario Filho. Um grupo de torcedores comuns havia organizado um protesto pacífico contra as arbitragens que prejudicaram o Tricolor nas três primeiras rodadas (em especial a última, de Leonardo Gaciba, no jogo Corinthians 1 x 0 Fluminense). A manifestação consistiu em simplesmente estender uma faixa com os dizeres "O MINISTÉRIO DA SAFADEZA ADVERTE: ROUBE COM MODERAÇÃO".
Convenhamos: a frase (de autoria do amigo
Fabiano) é criativa e bem humorada. A aprovação era quase unânime, todos os torcedores que liam apreciavam, riam, ou aplaudiam a iniciativa.
Infelizmente, o GEPE (Grupamento Especial de Policiamento nos Estádios) não concordou com o protesto. Quinze minutos após estendermos a faixa, fomos obrigados a retirá-la, por ordem do comandante do dia. Os tricolores ao redor indignaram-se. Exigimos explicações, mas o máximo que ouvimos foi "ordem superior" e "a frase não tem a ver com o clube" (!!!???).
(a quem interessar possa, informo que o trio de arbitragem olhou na direção da faixa demoradamente, logo após entrar em campo, momentos antes da retirada)
Frise-se que a proibição da exibição da faixa não se deu por causa do local específico em que ela estava, e sim por causa de seu conteúdo. Amigos, sabem qual é o nome disso?
Censura. Cerceamento à liberdade de expressão.
Nenhum nome é citado diretamente, ninguém é ofendido moralmente, não há sequer palavrão. As manifestações verbais usuais contra as arbitragens nos estádios são muito menos educadas que nossa frase escrita. E, no entanto, fomos vergonhosamente censurados pela força policial.
Deixo no ar perguntas que não sei responder. Precisaremos de uma liminar para estender nossa faixa novamente? Tivemos nosso direito à livre expressão desrespeitado? Deveríamos ser indenizados por isso? A quem devemos recorrer? Com a palavra, os homens da Lei.
PC
(protesto da torcida do Vasco em 2009)
Fomos censurados pq CERTAMENTE os "homens" das ordens superiores torcem pra esse timinho q ficou perdidinho em campo ontem! E ficaram com medo pois sem o apito amigo eles são um NADA!
ResponderExcluirAtitude rídicula nos tempos atuais!
Essa faixa ainda aparecerá na nossa torcida!
ST
O que importa é o que o trio de arbitragem leu e entendeu a msg.
ResponderExcluirE o melhor foi a nossa vitória.
ST
O Brasil é uma vergonha.
ResponderExcluirPC o GEPE é o mesmo grupo de policiais ridículos que não deixaram a gente entrar no Fri-Flu, alegando super lotação?
ResponderExcluirPC, provavelmente o tal comandante se sentiu ofendido! Mas a faixa deve ser mantida. Insistam no protesto. Sobre a faixa do Vasco, acho que não barraram por causa do Eurico. Talvez por isso, não sei. Mas pelo menos vencemos e tudo caminha para, finalmente, termos um lateral esquerdo.
ResponderExcluirEstava na Fiel e acho que vi essa faixa entre a Fiel e a Força Flu..foi isso ?!
ResponderExcluirRealmente um absurdo, tanto o despreparo dos policiais, quanto a roubalheira das arbitragens e principalmente essa censura !!!!
Um acinte esta atitude da arbitragem. Acredito que tenham sido dois motivos:
ResponderExcluir- era em jogo que envolvia o Flamengo
- o árbitro era Marcelo de Lima Henrique, que vestiu a carapuça
Abraços solidários,
Vinícius Faustini
www.otempoeoplacar.blogspot.com
Obrigação levarmos a faixa no próximo jogo.
ResponderExcluirAbs!
PC... que a faixa seja sempre levada... que seja aberta nos "esquentas" antes dos classicos... e com a midia ja ciente do ocorrido... novas atitudes deverão ser tomadas...
ResponderExcluire omo um amigo ai mencionou... era contra a MULAMBADA, e contra o JUIZ deles... o que vc queria???
era tanto "apego" e intimidade.. que em determinado momento do jogo Juan se dirigiu a ele dizendo "-Porra Marcelo???" rs ST
Acho que a faixa devia ir a todo jogo e, além disso, levar uma com a frase: "Sem Censura!"
ResponderExcluirAcho que a faixa devia ir a todo jogo e, além disso, levar uma com a frase: "Sem Censura!"
ResponderExcluir[2]
PC n desista dessa faixa...continue o protesto
ResponderExcluirContinuem com o protesto. Vamos em frente, tricolores! Não podemos esquecer da forma como o Fluminense tem sido roubado. Se a diretoria não faz as vezes, que a torcida, então, compre a "briga".
ResponderExcluirST
POis é amigo.
ResponderExcluirEu estava lá com você. mas não vamos desistir
Link para essa postagem no Portal Pó-de-Arroz.
ResponderExcluirCitação no Netflu.
ResponderExcluirPrimeiramente, a Polícia Militar não deve fazer segurança em eventos privados. Se organizo uma festa com fim lucrativo eles nãovêm fazer a segurança da minha efsta. Outra coisa, quem poderia fazer um juízo de valor sobre a possibilidade de uma faixa seria um juiz, e NUNCA um Policial Militar, tive um problema séria aqui em SP para levar pó de arroz no jogo do Flu e o comandante do Batalhão de Choque disse que eu não poderia levar o talco pois seria um ato de ostilidade e de violência, ou seja, uma artitrariedade imensa na mão de um PM.
ResponderExcluirDevemos questionar mais este poder que deram aos PMs nos estádios sem ninguém para fiscalizá-los.
Pelo menos ganhamos dos urubus. Lembrando que nem na época da ditadura militar tinhamos um controle tão rigoroso para entrar nos estádios.
Sugiro que coloquemos o nome do Gaciba... ele merece a "homenagem"!
ResponderExcluirAbraços,
simples , so levar de novo na proxima quarta feira
ResponderExcluirvamos ver se irao retirar agora
NÃO DESISTAM DESSE PROTESTO. SE POSSÍVEL FOR, EM JOGOS FORA LEVEM ESSA FAIXA. INSISTAM, MOVAM AÇÃO NA JUSTIÇA SE NECESSÁRIO. É INJUSTIFICÁVEL ESSA PROIBIÇÃO.
ResponderExcluir"Primeiramente, a Polícia Militar não deve fazer segurança em eventos privados."
ResponderExcluirNesse caso você ta errado. O Maracanâ é um bem do estado e ele tem todo o direito de proteger seu patrimonio. Alem disso se a PM nao fosse o mandante é que teria que arcar com as despesas da segurança e se desse tumulto a culpa seria do mandante do jogo.
Agora eu concordo com quem ficou indignado. Não existe essa de "faixa tal pode", "faixa tal não pode". Ou pode ou não pode independente do conteúdo (quer dizer que se a torcida resolvesse estender uma faixa de "Viva Senna" nao poderia? O policial fez foi embromar mesmo).
Tá na cara que foi uma típica manobra mulambenta.
Achei a atitude da PM plenamente compreensível.
ResponderExcluirComo o fra ganharia sem seu maior ídolo na atualide? Primeiro perderam pra La U, depois o Adriano foi embora, cogita-se a saída de outros, até aí tudo bem, mas até o MLH??
A polícia só quis preservar o espetáculo.
Mais citações:
ResponderExcluir- Blog da Flusócio.
- Orkut - Fluminense.
- Orkut - O foco é o Flu.
Olá PC.Sou editor do Jornal "o torcedor" e gostaria de utilizar esse texto no jornal com créditos para você. o que acha? Entre em contato comigo.
ResponderExcluirclaudiokote@gmail.com
Abraços.
Resta saber quem era o "Comandante do Dia" e entrar com uma representação.
ResponderExcluirTeria sido rubro-negro Major Busnelo?
Citação nos comentários no blog do Garcez.
ResponderExcluirRepercussão no Extra.
ResponderExcluir