domingo, 30 de maio de 2010

Resenha: Atlético Mineiro 1 x 3 Tricolor

Amigos, não se improvisa uma bela vitória. Os grandes triunfos são resultado do lento trabalho de gerações. Por exemplo, a batalha Fluminense x Atlético, este domingo, no Mineirão. Eis a inescapável verdade: a vitória do Tricolor começou a ser construída antes, muito antes desta semana, há décadas. Contarei aqui a história de como tudo aconteceu.

Há sessenta séculos o profeta escreveu: "em 1951, chegará de Minas Gerais a Álvaro Chaves um Fio de Esperança, chamado Telê, que dará importantes taças a Laranjeiras. Quarenta anos depois, Telê utilizará sua vasta experiência para forjar um gigante em São Paulo. Lá, na terra da garoa, um discípulo, chamado Muricy, aprenderá muito com Telê. Anos depois, o bom aluno Muricy utilizará seus conhecimentos novamente em Álvaro Chaves".

E tudo tem ocorrido exatamente como previsto pelo profeta. O Fluminense de Muricy é um time com a cara de Telê. Quando veio o técnico tricampeão brasileiro, muita gente rosnou: "é retranqueiro, é defensivista!". Estavam obtusamente errados: vejam como o Fluminense joga bonito, como o Fluminense joga para a frente. Nesta semana, o Tricolor encurralou o Corinthians no Pacaembu, e depois o Flamengo no Maracanã, e depois o Atlético no Mineirão. Três adversários de primeira grandeza, todos acuados, pressionados, apertados contra a própria meta.

O Atlético abriu um a zero, logo no comecinho, com Muriqui. E então cometeu o erro fatal: recuou, chamou o Fluminense para seu próprio campo. Achou que agüentaria noventa minutos de pressão. Só agüentou sessenta.

Aos quinze do segundo tempo, Marquinho cobrou escanteio pela esquerda, e o guerreiro Gum testou para o gol: era o saboroso empate tricolor. Quando mais precisamos de um gol salvador, Gum mostra serviço. Foi assim na Copa Sul-Americana, no ano passado. Foi assim no Mineirão, neste domingo.

Três minutos depois, Darío Conca lança Alan, e o príncipe pó-de-arroz invade a área e chuta cruzado: Fluminense 2, Atlético 1. A assistência de Conca foi, mais uma vez, um passe de cinema. O argentino completou neste domingo 150 jogos com a camisa do Fluminense. Mais uma vez, teve grande atuação, assim como já havia tido no Fla-Flu de quarta-feira. Conca é o maestro deste time. E ainda é um maestro que encharca a camisa de suor. Melhor, impossível.

Mesmo à frente no placar, fora de casa, o Tricolor continuou com amplo domínio da partida. Aos 22, Fred quase marca seu gol, em chute no contrapé do bom goleiro Marcelo, que fez grande defesa. Aos 33, Mariano lança Fred na boa, mas o centroavante do Fluminense mais uma vez pára em Marcelo. Dois minutos depois, é a vez de Conca acertar belo chute de fora da área, para mais uma defesa antológica de Marcelo.

Aos 39, o Atlético acorda, e quase empata com Diego Tardelli. De dentro da pequena área, ele chutou por cima. Obrigado, Gravatinha, por sua doce e santa intervenção! Aos 46, Fred tabela com Alan e finalmente assinala o seu merecido gol, dando números finais à peleja: Fluminense 3, Atlético 1.

Na quarta-feira, temos mais uma batalha no caminho do tricampeonato brasileiro. O adversário do Fluminense é o Vitória, no Maracanã. Será nosso até-breve ao Maior do Mundo, que fecha para três anos de reformas. Amigos, chegou a hora de subir as rampas. Tricolores vivos, doentes e mortos, vamos encher o Estádio Mario Filho, e dar ao cimento sagrado a despedida que ele merece. Quarta-feira é dia de chorar as lágrimas de mais uma bela vitória. Lembrem-se: o grande triunfo começou a ser construído há muito tempo, com um Fio de Esperança...

PC

26 comentários:

  1. Tudo começou com o grande Zezé Moreira, campeão mundial em 52 pelo Tricolor!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blog. =D

    e Parabens ao Flu, que hoje fez uma bela partida. =P

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, mestre! Seu brilhante e inesquecível trabalho nos deu a Copa Rio, a glória suprema do timaço inesquecível de Castilho, Píndaro, Bigode, Didi, Telê e tantos outros.
    E ainda hoje, quase 60 anos depois, reflete-se em nossas memoráveis vitórias.

    ResponderExcluir
  4. O time tá tomando corpo, PC... não tá um primor, mas melhorou sensivelmente pontos que eram verdadeiros desastres.

    Como eu comentei com um amigo durante o jogo: com esse time jogando desse jeito, dá prá brigar pela vaga na Libertadores... se reforçar mais um pouco a equipe (e acertar nas contratações, claro) não é exagero pensar na taça...

    ST!

    ResponderExcluir
  5. Cara, resenha perfeita,"as usual", rsrs..
    Estou muito feliz! Há quanto tempo a gente não tinha a alegria de ver o nosso FLUZÃO no topo da tabela,onde é o nosso lugar???
    Vence o FLUMINENSE!! ST!

    ResponderExcluir
  6. Bela resenha! Fluminense se portou o tempo inteiro mto bem. Ouso dizer que agora,c/ treinador,o time joga fora de casa do mesmo jeito que joga em casa.

    ST

    ResponderExcluir
  7. Belíssima partida do nosso tricolor. Que continue assim que Álvaro Chaves aguarda o troféu de 2010, com direito a reformas na sala, para seu descanso eterno.

    Como jogou o Mariano!

    ResponderExcluir
  8. Pitacos:

    *Leandro Eusebio e Marquinho jogaram muito bem, novamente. Isso mostra que temos que ser pacientes, tinha torcedor do Fluminense quase colocando o zagueiro na cruz por conta do inicio de ano e mesmo depois que ele começou a melhora a torcida continuou, agora ele e Gum estão formando uma zaga bastante segura. Marquinho, sempre defendido por mim, foi outro que subiu de produção, ele não é um jogador para ser o principal armador de um time que quer ganhar um campeonato, porém é um bom jogador e funciona muito bem jogando de camisa 8, como fez hoje.

    *Muricy está calando a minha boca, eu disse que o time jogaria feio e coisas do tipo por conta do histórico recente dele, porém ele conseguiu armar um time forte na defesa justamente por buscar o domínio de jogo no campo de ataque.

    *Como joga este Carlinhos, forte na marcação e no apoio, agora temos saída pelos dois lados.

    *Dario Conca é argentino e não foi formado pelo Fluminense, mas tem mais respeito e tem carinho maior pela camisa tricolor que 99% dos jogadores formados no Tricolor.

    []'s

    ResponderExcluir
  9. Obrigado a todos pelos comentários! :)

    ResponderExcluir
  10. Maravilha de virada.
    Vc esqueceu do gol q o Gum fez contra o Cruzeiro, no mesmo Mineirao, ano passado, em q o Flu virou com 3 gols no 2o tempo, assim como hj.
    Nosso zegueiro jogou MUITO hj! Muito mesmo. E foi premiado.
    Na verdade o time todo foi bem. Meritos de nosso treinador. Sem duvida, uma das melhores contratacoes dos ultimos tempos.
    Cada dia sinto mais orgulho do meu time! 4a feira eh dia de maraca!

    Quero cantar meu eterno AMOR!
    ST

    ResponderExcluir
  11. Era o que faltava pra acender a torcida pra quarta,uma vitória maiúscula fora de casa contra um dos candidatos a titulo.

    Esse Muricy é cabra bom mesmo o homi,conseguiu fazer marquinho jogar bola,esse lado esquerdo ainda vai dar muito o que falar.

    50 mil quarta seria bem legal.

    ResponderExcluir
  12. Eles tão fazendo a parte deles, agora é a nossa vez. Lotemos o Maraca!

    ResponderExcluir
  13. Em todos os meus 14 anos como torcedor TRICOLOR, esta é a primeira vez que vejo um "técnico" no comando do meu time... Que volume de jogo é esse? Meus parabéns, Muricy Ramalho!

    ---

    "Na quarta-feira, temos mais uma batalha no caminho do tricampeonato brasileiro"

    [PC] Ai eu te pergunto: No momento dos possíveis e futuros festejos, a nossa "amada" REDE GLOBO colocaria um BI ou um TRI na telinha? Ela reconheceria?

    ResponderExcluir
  14. Dreh, a Globo provavelmente botaria "bi".

    E é por isso que temos que fazer barulho, e gritar em alto e bom som: "tri".

    A Globo repete mentiras até que se tornem verdades, vide o caso do campeonato brasileiro de 1987...

    ResponderExcluir
  15. Acho que devemos encher o saco e fazer o máximo de barulho com relação às arbitragens que seguidamente beneficiam o Corinthians...

    Já fomos roubados contra eles, meu medo é que o sejamos tbm em outras partidas. Já olharam a tabela? Quem é a ameaça real aos gambás? Somos nós. Temos que botar pressão.

    ResponderExcluir
  16. Fernanda Greco,

    Bem lembrado o gol do Gum contra o Cruzeiro no ano passado.

    Lembrei-me também dos dois gols dele contra o Internacional, que garantiram um pontinho precioso no Maracanã.

    ResponderExcluir
  17. Finalmente os guerreiros voltaram !
    E agora nós temos um treinador de verdade !!!

    ResponderExcluir
  18. PC, grande resenha! Vc está 'ganhando corpo' como colunista, meu caro! Rs.
    E junto, nosso Tricolor também vem crescendo. Com Muricy no comando, até jogadores que rendiam pouco começam a aparecer. O Brasileiro ainda está no começo, mas tem fumaça de título no ar. Claro, se não derem um jeitinho para o Corinthians, como disseram, ontem, ao microfone, os jogadores do Santos!!!
    Parabéns, PC, ao Flu e a você pela coluna!
    Sds,
    Leandro

    ResponderExcluir
  19. Começo como o Horta: Saudações Tricolores.

    Foi uma excelente reação, mais uma vez o time jogou pra frente, e o mais importante: o trabalho do nosso mago da boa forma, Ronaldo Torres, continua forte e com prestigio do Muricy: o time tá correndo o tempo todo.

    A partida mereceu alguns destaques, mas também algumas atenções: entramos sempre depois de 5, 6 minutos de jogo...

    Carlinhos foi excelente, mas ele ainda pode melhorar na parte defensiva. Sim, desculpem, mas o gol foi numa tabela na lateral dele. Duas outras importantes mudanças não tem sido comentadas: nossos botineiros e quase sempre amarelados pelos juízes tem jogado limpo e bem: Diogo e Diguinho fizeram uma excelente partida. Principalmente o afobado Diogo - que por erros já me fez quase visitar nosso presidente cardiologista para consulta de emergência - foi muito bem na partida.

    Temos Gum de volta a forma de guerreiro OGUM e Euzébio confiante (o que a presença de um zagueiro reserva como o André Luis faz, não é?).

    No mais, um primor de texto, PC! Muricy não é de retranca: é de marcação forte no meio campo ofensivo. E gostei de uma alteração que pode funcionar: JC no meio campo, fazendo o que o Marquinhos está fazendo, como ele fez no Goiás... prestem atenção que essa mudança pode ocorrer depois da copa.

    Meu ingresso para quarta está na mão. Afinal, tricolores, é a despedida do Maraca até o final das obras. Papo de levar celulares e câmeras para registrar o antes e depois.

    Saudações Tricolores

    ResponderExcluir
  20. Leandro e Cláudio,

    Obrigado pelos elogios, que valem muito vindos de dois tricolores "alto nível". :)

    Cláudio, gostei muito também dessa experiência de Júlio César no meio. Acho que pode dar caldo.

    ResponderExcluir
  21. vale lembrar que o GUM também fez o primeiro gol no mineirao ano passado contra o Cruzeiro e com isso o Fluminense conseguiu virar o placar nas duas vezes.

    ST

    ResponderExcluir
  22. Comentários no Pavilhão Tricolor:

    1 Domingo, 30 Maio 2010 19:39 Marcello.
    Temos um novo "Monstro": Muricy Ramalho.

    2 Domingo, 30 Maio 2010 19:55 Marcos Barreto
    S!
    Estamos no caminho certo. Domínio absoluto.
    Tô embasbacado com o Muricy.
    Abraços
    14_I/JG27

    3 Domingo, 30 Maio 2010 20:09 Marcus Vinicius Caldeira
    "Estamos formando um time campeão"

    Essas foram as palavras de Fred ao sair de campo. Um pouco exagerado? Talvez. Mas, de fato, estamos com um time competitivo e que ficará mais competitivo ainda com os reforços que chegarão.

    Nos últimos três jogos (Corinthians, Flamengo e Atlético/MG) fomos superiores em campo em boa tarde do tempo. Contra o time paulista o trio de arbitragem operou para eles. Contra o Flamengo e hoje, contra o Atlético com a juizada apitando certinho ganhamos e com folga.

    Vitória maiúscula de um time bem montado por Muricy e que foi soberano o jogo inteiro. Atuações soberbas de Carlinhos, Gum e Alan. Fred mesmo ainda fora de ritmo e forma mostra que mais uma vez é fundamental para o time. Conca, que completou 150 jogos com a camisa tricolor, deu o passe para o segundo gol.

    Vitória animadora que faz subirmos na tabela. Todos temos que ir ao Maraca quarta empurrar o time para mais uma vitória. Podemos acabar, antes da parada para a Copa, como líderes do Brasileirão.

    4 Domingo, 30 Maio 2010 20:09 Thiago Rachid
    O dia parecia que seria de Muriqui, mas terminou sendo de Muricy.

    5 Domingo, 30 Maio 2010 20:48 Edu Manfredo
    O Fluminense jogou bem, apesar de ainda errar alguns passes bobos.

    Parabéns ao Muricy que vem montando vem o time.

    Parabéns a Gum e Leandro Euzébio que nos 20 min finais do jogo, jogaram muito!

    Parabéns ao Fred que, mesmo fora de forma, é importantíssimo ao time. Que se cuide melhor para se machucar menos.

    Ganhar do Vitória e chegar aos 12 pontos é fundamental.

    ResponderExcluir
  23. 6 Domingo, 30 Maio 2010 21:01 Thiago Rachid
    Quando o treinador é fora-de-série, até Marquinhos rende algo. O time deu tudo o que poderia dar nos últimos jogos. Parabéns ao treinador. Treinador bom é o que faz um Marquinhos render. Lembram como o Tiuí fez gol no Santos com Vanderley? Quando o técnico é bom, ele sabe tirar algo do atleta.

    7 Domingo, 30 Maio 2010 21:39 Cesar
    Parabéns Fluzão ! Parabéns Guerreiros! Parabéns Muricy !!!

    Há tempos não via um time "encorpando" (como está na moda dizer) tanto.

    Sem dúvida que depois de tantos anos de campanhas pífias, podemos finalmente começar a acreditar no time, muito mais pela forma com que está jogando que pela mera sequencia de resultados.

    Reforços ainda são fundamentais se quisermo ser campeões e com segurança.
    Que venham Deco, Diego Souza, Renan, Dida, sei lá quem... precisamos ter grandes jogadores no campo e no banco e, um campeonato tão longo (cartões, lesões, mudanças táticas, etc...)

    Não devemos descansar porém. Muito treino pois erros bobos ainda estão acontecendo e para superar isso basta muito trabalho correto.

    TODOS NO MARACANÃ NA PRÓXIMA 4A FEIRA !!!
    PRA CIMA FLUZÃO !!!

    8 Domingo, 30 Maio 2010 22:23 Baninho
    Ta ficando bom,mas calma galera está começando agora,vamo que vamo,abraço e SAUDAÇÕES TRICOLORES!!!!

    9 Domingo, 30 Maio 2010 22:31 Ivo
    O time inteiro jogou com raça e com técnica. Tínhamos um padrão de jogo. Agora, este nosso miolo de zaga ... . Revejam o gol do Atlético MG, o que é aquilo?

    10 Segunda, 31 Maio 2010 00:42 Marcelo de Freitas
    => Partidão do Lê Euzébio. Tá merecendo um gol, qual Gum.

    Lado esquerdo muito bem. Já no direito, Mariano um tanto isolado, não?

    Imaginem se Maicon ainda estive prá duplar com ele: prum 4+3+3 show só faltaria mesmo o ROBBEN prá replaçar o Marquinho... kkk

    Marco, aliás, é muito útil na parte defensiva. O segundo começou após uma boa cobertura dele ao Carlinhos, seguido dum lançanense dos mais adoráveis. Alan fluzilou depois. Marco tb bateu o córner do 1º gol.

    => Os 'malditos' tão destruindo no FLUMURIÇA!

    ResponderExcluir
  24. 11 Segunda, 31 Maio 2010 07:46 Denis Machado
    Tricolores,

    Valeu pela vitória.
    Quarta-feira todos ao Maraca.

    Sds Tricolores.

    12 Segunda, 31 Maio 2010 09:43 Marco Aquino
    Faz muito tempo, mas tanto tempo que nem me lembro, quando o Flu jogou com autoridade no campo do adversário.

    Até o Leadro Euzébio, ontem, jogou bola.

    Bem vindo Muricy

    13 Segunda, 31 Maio 2010 12:40 Tomé
    Minha única preocupação é a avaliação de utilidade durante a boa fase. Aqui e ali já se sente um espírito que minimiza a presença de alguns perebas no time sob o argumento de que "não se pode ter um time com 11 craques". Nessa, um Marquinho da vida acaba se tornando "taticamente útil" e vai ficando, mesmo sendo a bosta que é.

    Diogo é útil. Pode perfeitamente ser o CINCÃO reserva. Mas acreditar em Marquinho e Leandro Euzébio, mesmo como reservas imediatos, é uma temeridade.

    Apesar das boas atuações nos últimos três jogos, não podemos nos iludir. As contratações têm que chegar. Precisamos de mais talento. Poderíamos também aproveitar a má fase e o desespero dos Patéticos/PR da vida para empurrar jogadores como o Willians e enxugar o elenco.

    14 Segunda, 31 Maio 2010 14:15 Leo_20
    Amigos, depois do susto no início (tal qual contra o Curintia), tomamos as redeas do jogo (tal qual a postura de time que tem tudo pra ser campeão).

    Nem lembro o nome do nosso arqueiro ontem... Qtos tiros de meta ele bateu?

    Atuação primorosa (mão do Muriça). Pena o chutaço do nosso Conquinha não entrar. Coroaria sua 150ª atuação repleta de brios com o nosso manto.

    ADENDO: Leandro Eusébio. Não nos esqueçamos que as primeiras atuações de Gum Guerreiro tb foram pífias (ainda mais ao lado de LA). Mostramos uma solidez extrema. A bola raramente adentrava nossa área.

    Flu x Vitória - É mais cedo o embate que nos permitiu sair do G-4 que garantiria, com um empate contra o Coxa, a permanencia na série A em 2009(fora na 37ª rodada). Gol relâmpago de Alan, golaço de Fred, e os 4 a 0 que nos motivou encarar a LDU e fazer placar idem no embate final pela Sula.

    Todos ao maior do Mundo, nesse nosso último encontro. Pena pro Maraca, que não verá Fluzão Campeão BR 2010.

    15 Segunda, 31 Maio 2010 18:46 Bruno - Juiz de Fora
    Quarta feira vai ser lindo demais!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.