sexta-feira, 16 de julho de 2010

A fatídica final


Amigos, hoje pela manhã olhei o calendário e vi: "dezesseis de julho". No mesmo instante, sofri o impacto. A boa memória para datas me fez lembrar imediatamente da tragédia que eu não vivi. Há sessenta anos, um gol silenciava uma multidão. Ghiggia corria pelo flanco direito... chutava... marcava... e ali começava o inferno de Barbosa. Abatido, cabisbaixo, o goleiro do Vasco se levantava lentamente, desejando sumir.

Muito já se escreveu e muito já se falou sobre a fatídica final. Provavelmente, aqueles noventa minutos são os mais comentados da história do Brasil. Sessenta anos depois, continuamos a fazê-lo. A impressão é que as seis décadas passaram em vão sobre aquela derrota. Já vencemos cinco Copas do Mundo, mas nada parece curar a ferida de 1950.

Outro dia, tive o prazer de conversar com uma das testemunhas da arquibancada, o senhor Armando Giesta. E ele me relatou assim o gol fatídico: "o Uruguai tinha um puta ataque, o Schiaffino, o Míguez e o Ghiggia, muito bom ataque. Quando eles fizeram 2 a 1, onde estava o Juvenal? Lá na frente, lá no ataque, e o Bigode sozinho para marcar o Ghiggia. Sem cobertura, sem cobertura! E o Schiaffino e o Míguez fechando no meio. O Barbosa teve que sair. Eu tava bem ali atrás e vi: ele foi para o meio e depois não conseguiu voltar".

Juvenal, Bigode, Barbosa e também o artilheiro Ademir já sucumbiram à cruel imposição da natureza humana. Faleceram sem muito alarde: não houve o enterro com as honras que mereciam. Às vezes reclamamos que nossos heróis não são homenageados em vida. Pior é o caso dos quase-heróis, que não são homenageados nem depois de mortos. Pior ainda é o caso de Barbosa, que teve que suportar o peso da culpa pelo resto de sua vida, e ainda tem que suportá-lo depois de morto.

Particularmente, acredito na teoria de que aquela derrota é que nos fez os melhores do mundo. Talvez, se tivéssemos vencido, aquele fosse até hoje o nosso único título. A inesperada derrota gravou-se nos nossos corações, de tal forma que a obsessão pela vitória nos fez melhorar, melhorar e melhorar.

A verdade é que considero o escrete de 50 digno de todas as homenagens. Inclusive Barbosa, inclusive Bigode, inclusive Juvenal. São todos eles heróis brasileiros: Barbosa, Augusto e Juvenal, Bauer, Danilo e Bigode, Friaça, Zizinho, Ademir, Jair e Chico, e também o técnico Flávio Costa, e também os reservas Castilho, Eli, Nena, Nilton Santos, Noronha, Rui, Adãozinho, Alfredo, Baltazar, Maneca e Rodrigues.

E é a eles que dedico estas mal traçadas linhas.

PC

4 comentários:

  1. 2008 foi o 1950 tricolor.

    Podemos ganhar 6 Libertadores, aquela será pra sempre lamentada.

    ResponderExcluir
  2. Sobre 1950, realmente, um absurdo o que se fez com os jogadores de 1950. Eles não mereciam o sofrimento que passaram...

    ResponderExcluir
  3. O Maracanã deveria ser TOTALMENTE posto abaixo e reerguido ali um estádio multi-uso, com local para eventos e shows, além de um belo museu de futebol. Sairia muito mais barato do que o gasto até hoje somado ao que será gasto para a Copa. Em termos internacionais, não digo clubisticos, não traz boas recordações a ninguém!
    Em tempo: nossa grande Dalton fechou com o Internacional. Esse final já estava escrito.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.