sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fenerbahçe pede para ser rebaixado na Turquia


Técnico e jogadores do Fenerbahçe na coletiva de imprensa.

Amigos, hoje veio da Turquia uma notícia surpreendente: o Fenerbahçe, atual campeão da Süper Lig, a primeira divisão turca, fez um pedido oficial à Federação para jogar a segunda divisão na próxima temporada.

O motivo é o escândalo de manipulação de resultados que abalou o último Campeonato Turco. Segundo a Polícia de Istanbul, 19 jogos tiveram seus resultados arranjados, e mais de 30 pessoas estariam envolvidas, entre jogadores e dirigentes (o presidente do Fenerbahçe e mais quatro dirigentes do clube estão presos). A Federação Turca já havia indicado o vice-campeão Trabzonspor para a disputa da Liga dos Campeões da Europa, no lugar do Fenerbahçe; entretanto, não havia punido o clube na competição local.

A atitude do Fenerbahçe é digna de muitos aplausos. Mas não é inédita na história do futebol, pelo menos em sua essência de espírito esportivo.

No longínquo e já centenário 1909, em Portugal, o Benfica venceu seu rival Sporting por 2 a 1, através de um pênalti muito polêmico, assinalado pelo árbitro de nacionalidade inglesa. O Sporting protestou, e o Benfica solicitou à Liga a anulação do jogo. O pedido foi negado.

Em 1921, no Rio de Janeiro, o Fluminense, na época disparado o maior vencedor do Campeonato Carioca, terminou a competição no último lugar. O regulamento previa que se disputasse uma repescagem contra o vencedor da Segunda Divisão, a fim de definir qual clube jogaria a Primeira Divisão no ano seguinte. Os outros clubes propuseram que o Fluminense fosse mantido, levando-se em consideração toda a sua importância para o Campeonato. O Tricolor, no entanto, fez questão de disputar a repescagem prevista. No dia 15 de outubro, no campo neutro de General Severiano, o Fluminense venceu o Vila Isabel por 3 a 1, com dois gols de Welfare e um de Machado. Conquistou assim, no campo, o direito de permanecer na Primeira Divisão.

Em 1927, novamente o Fluminense demonstrou seu espírito esportivo. Vencedor do Torneio Início do Rio de Janeiro, descobriu posteriormente que havia realizado a substituição de dois atletas de um jogo para o outro, o que era vetado pelo regulamento. Sem que nenhum outro clube se manifestasse a respeito, o Tricolor pediu à Liga a anulação do torneio, e devolveu a taça (detalhes aqui).

Uma pena que esses belos exemplos de esportividade sejam tão raros nos dias de hoje...

PC

(foto: Reuters. Lugano e Alex jogam no Fenerbahçe.)

4 comentários:

  1. Se o Flamengo fosse devolver todas as gentilezas que lhe foram concedidas ao longo da história, sentir-se-ia impedido de jogar com os peladeiros daqui da rua.

    ResponderExcluir
  2. Já enviou essa matéria para o ricardo teixeira?

    ResponderExcluir
  3. Interessante é que quando veem falar de virada de mesa miram logo no Fluminense e não mostram a história como ela é.

    Acho que quem gosta de futebol acaba admirando atitudes como estas e da valor a rica história dos grandes clubes do mundo.

    Por ai.

    ResponderExcluir
  4. Hermê, a CBF (sob outra presidência, claro) teria que criar a 11ª divisão para o Flamengo e o Corínthians jogarem só eles.

    Ou então, desistiriam logo da CBF e criariam a LFR. (Liga de Futebol de Rua)

    Seria a primeira vez que a Globo passaria futebol de rua na TV.

    Imaginem:

    - Lá vai Ronaldinho Gaucho - que personalidade!! Que categoria!! Aos 40 anos ainda jogando o seu melhor futebol. - Você viu, Junior, como ele impediu que a bola caísse na casa nº 34 com um simples toque na bola?

    - Hein?!!?

    - Junior?!?! Dormiu de novo. Mas Casão, você reparou que quando jogaram água da janela do quinto andar daquele prédio que fica em frente ao paralelepípedo que faz a trave do gol à esquerda, o Leo Moura ainda mostrou agilidade para impedir que molhasse seu penteado moicano?

    - (funga-funga) Claro que ví. E você reparou que quando o cachorro da rua de trás apareceu e pegou a bola, o Willians roubou a bola e saiu jogando?

    - Não é à toa que o Willians ainda é o maior ladrão de bolas das ruas.

    Obs. O Futuro não é tão promissor...

    Mauro Axlace.

    Aqipossa.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.