quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Problemas na venda de ingressos


O tempo passa, e a venda de ingressos do Fluminense continua enfrentando os mesmos graves problemas de sempre. Ontem, a amiga Jessyca Ponce relatou a farra dos cambistas no Engenhão, na venda de entradas para Fluminense x Coritiba (leiam aqui). Basta o jogo ter um pouco mais de apelo, e pronto, está armada a festa dos sanguessugas.

Os ingressos dos setores Leste Inferior e Superior do Engenhão já estão esgotados, mas sabe-se-lá-quantos estão nas mãos dos cambistas. Já imagino as ruas do entorno do estádio na noite de quinta-feira, infestadas com essa praga que assola o futebol brasileiro. Compraram centenas de ingressos por 10 ou 15 reais cada (valores de meia-entrada), e venderão cada um por 50, 60, talvez até mais. E o torcedor, sem alternativa viável, acabará se rendendo.

Sob a justificativa de "dificultar a venda de meias-entradas irregulares", o Fluminense opta por simplesmente não vender os ingressos com desconto pela internet. Os torcedores têm algumas opções, todas insatisfatórias:
I) ou abrem mão do desconto a que têm direito, e compram a inteira pela internet (nada animador para estudantes, que geralmente vivem de mesadas ou bolsas);
II) ou encaram as filas e a concorrência com os cambistas (outra alternativa nada animadora - vide o relato da Jessyca);
III) ou simplesmente desistem de ir ao jogo (a pior alternativa do ponto de vista do clube, que deixa de arrecadar - aliás, tenho certeza de que esta mal lutada "guerra contra a meia-entrada" é uma das causas da baixa média de público do Fluminense no Brasileirão).

O que vale mais? O conforto do torcedor/cliente/consumidor do clube? Ou esta estúpida "guerra contra a meia-entrada"? (que, convenhamos, não impede o sujeito disposto a burlar as leis, falsificando carteirinhas - aliás, os cambistas aparentemente compram os ingressos com desconto mesmo sem apresentar a documentação devida - novamente, vide o relato da Jessyca)

Aproveitando o tema do post, volto a cobrar dos responsáveis as explicações para o escândalo do mês passado, exposto aqui em dois posts (parte I e parte II). Relembrando o caso: ingressos de cortesia da diretoria e do departamento de futebol foram apreendidos pela polícia nas mãos de cambistas. E até agora, não vimos punição aos responsáveis pelo vazamento dos ingressos...

PC

14 comentários:

  1. O pessoal aqui coloca a meia entrada com preço que devia ser a inteira e quem não é falsário leva no bumbum pagando o dobro do preço.

    ST

    ResponderExcluir
  2. Ah, estou falando de shows, cinema, etc também, não só futebol.

    ResponderExcluir
  3. Novamente a bagunça dos ingressos!!!

    Quando nosso clube tomará medidas para acabar ou, pelo menos, reduzir drasticamente a ação desses bandidos safados que compram ingressos baratos e revendem por dois, três quatro vezes acima do valor? Eu tinha esperança que isso tivesse acabado, mas continua, infelizmente!!!!!!!!!!

    Aguardo, sinceramente, uma posição do clube. Uma satisfação para nós, torcedores!!!!!!!!!!!

    Usem a ouvidoria do site (eu já escrevi), precisamos fazer barulho sobre o assunto!

    ST

    ResponderExcluir
  4. PC, se não me engano, o fato de não se venderem mais entradas para estudantes e menores pela internet foi determinação do MP. Se foi a pedido dos clubes eu não sei, mas sei que foram eles que determinaram. E o fizeram porque alguns torcedores que não tem direito a meia entrada estavam comprando esses ingressos e quem deveria fiscalizar os comprovantes, não estava nem aí, então o clube acabava tendo certo prejuízo.

    Como comentaram no meu blog, o clube infelizmente pouco se importa com isso tudo, já que a carga de ingressos disponível foi esgotada e o dinheiro já entrou. Se essas entradas estão nas mãos dos cambistas ou de torcedores... Tanto faz.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, a mão que foi parar o ingresso FAZ TODA A DIFERENÇA!!!

    ResponderExcluir
  6. Cara, eu fui em 2009 no Mineirão em um jogo do Cruzeiro e lá o esquema de meia-entrada é diferente.
    Você pode compra-lo na internet normalmente, mas para entrar, a fila de estudantes é separada do demais e você precisa mostrar a carteirinha original tanto na entrada do estádio quanto para entrar no setor desejado.
    É um boa forma de dificultar os cambistas, claro que para todo esquema existirá um método de burlar, mas a atual forma é a mais ridícula de burlar.

    ResponderExcluir
  7. E tem mais: o Fluminense tem dito que as meias-entradas estão sendo conferidas na entrada do estádio, e é mentira.

    Não estão, não. Esse ano já me cansei de ver a galera entrando sem apresentar o documento.

    ResponderExcluir
  8. Cambista existe porque existe quem compre. Aquele que compra é tão bandido quanto aquele que vende.
    Na final da Liberta, depois de passar horas na fila e de levar muito spray de pimenta na cara, não consegui ingresso, que foram parar na mão de bandidos com a conivência do poder público (que nesse caso não foi menos bandido). Assisti ao jogo numa mesa de bar.
    Na "final" do CB de 2010, depois de ir a todos os jogos, fiquei de fora, sem a mínima condição de perder tempo em fila. Assisti o jogo em um churrasco com amigos.
    Teve torcedor zé ruela se vangloriando de ter pago R$ 300 para bandido.

    A solução é simples e de aplicação geral para qualquer tipo de evento:

    1) Não comprar na mão de bandido, garanto que em uns três encalhes expressivos de ingresso os bandidos dos dois lados somem. Isso nós consumidores podemos fazer.

    2) O governo do estado revogar a lei da meia entrada e que se volte a paticar preços justos. Essa é mais difícil, uma vez que irá mexer com o bolso de muita gente (imexível).
    Mas também, nesse caso, nós consumidores, podemos fazer algo. Basta levantar a bunda da cadeira e parar de fazer protestos cômodos pelo teclado.

    Quanto a fiscalização de carteiras de estudantes na entrada dos eventos, chega a ser uma proposta no mínimo ingênua. Esbarramos em outra espécie de bandidos, aqueles que vendem e aqueles que compram carteiras falsas.

    E a coisa fica cíclica sem solução.

    Solução existe, basta você é eu queremos.

    Seremos Campeões!

    STRI

    ResponderExcluir
  9. Um outro ponto que foi tocado: o ingresso de cortesia.

    1) Você recebe a cortesia;
    2) Você de boa fé doa essa cortesia para um amigo seu;
    3) Seu amigo, por sua vez, doa para um amigo dele;
    4) O amigo do seu amigo vende esse ingresso que vai parar na mão de um revendedor.

    Quem é o infrator?

    No meu ponto de vista o infrator é você.
    Mas você agiu de boa fé, então o infrator é o seu amigo.
    Mas o seu amigo, também agiu de boa fé, então o infrator e o amigo do seu amigo que vai negar até a morte ter vendido o ingresso. Então restou o revendedor, que irá afirmar com toda convicção que foi o amigo do seu amigo que o uso para vender.
    O amigo do seu amigo por sua vez dirá que foi o seu amigo que o usou para vender.
    O seu amigo dirá que foi você que o usou para vender, logo você é o infrator.

    Virou um mensalão.

    Seremos Campeões.

    STRI

    ResponderExcluir
  10. PC,
    esse é outro problema que infelizmente não é privolégio do tricolor carioca, mas do futebol brasileiro, com raras exeções.

    Esse é um mau que tem que acabar e com urgencia no Brasil. É uma vergonha, dirigente não respeita torcedores, frauda a prestação de contas, frauda o número verdadeiro de pagantes e outras marucutais mais... inclusive esses cambistas que ninguém consegue entender como esses caras conseguem os ingressos com tanta facilidade.

    SOMOS FLAMENGO
    somosflamengo33.blogspot.com

    BLOG DO CLEBER SOARES
    clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. PC, tá ficando muito chato ir à estádio. Além dos problemas da compra de ingresso, transporte, você não pode entrar com isso, não pode entrar com aquilo. Agora até a faixa 'lutem até o fim', para entrar no estádio, precisa de ok do Papa! Tudo é julgado pelos tribunais virtuais, etc e tal. Daqui a pouco, até grito de gol vai ser julgado! O tradicional grito de olé, então, prisão para todos os que estiverem no estádio naquele jogo. Isso, dentre outras coisas mais 'globais', afasta a torcida.

    Hoje é vencer ou vencer e jogar a pressão para o galo!

    ST

    ResponderExcluir
  12. Nos jogos do Flu que eu vou em Volta Redonda eu só pago meia...

    Ninguém pede carteirinha. Vou pagar inteira prá que, já que vc vê gente da organizada vendendo cortesia DO LADO DA BILHETERIA???

    O clube tá perdendo dinheiro por causa da organizada e eu é que vou fazer "caixa" pro clube??? Nem fudendo!

    ST!!!

    ResponderExcluir
  13. Resposta da Ouvidoria do clube:
    "Prezado torcedor, a implantação de um processo de venda de ingressos sem transtornos para o torcedor e menos vulnerável à ação de cambistas é uma das principais ações da atual diretoria do Fluminense. Caso queira ter informação sobre o que já foi realizado pelo departamento de arenas do clube, favor acessar o site do Fluminense Football Club - clicar em futebol - Notícias - página 9 - dia 12 de setembro de 2012. Saudações Tricolores, Ouvidoria do Fluminense Football Club"

    ResponderExcluir
  14. Meu comentário:

    A ouvidoria tem feito ótimo trabalho, respondendo aos torcedores e encaminhando as reclamações aos setores responsáveis.

    Porém, essa resposta não satisfaz o torcedor, né? E lá queremos saber o que já foi feito??? Ora, claramente não foi suficiente para acabar com o problema, muito pelo contrário aliás.

    Tinham que responder é o que será feito...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.