quinta-feira, 9 de maio de 2013

Resenha: Tricolor 2 x 0 Emelec

Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press.

Amigos, desde aquela tarde dominical em 1946, quando Pedro Amorim lançou Ademir, e este assinalou o golaço do Supercampeonato contra o Botafogo, o Estádio de São Januário faz parte da história do Fluminense. Ontem, mais de seis décadas depois, lá estávamos novamente, a empurrar o onze tricolor para mais uma vitória histórica, agora na Copa Libertadores da América.

Se na decisão de 46 tínhamos Gualter e Haroldo na defesa, contra o Emelec tivemos Digão e Leandro Euzébio, soberanos. Diego Cavalieri, nosso guardião, teve pouco trabalho durante os noventa minutos, pois foram poucas as vezes em que os equatorianos conseguiram passar por nossos zagueiros. 

Mas vamos logo ao personagem da noite: Fred, nosso artilheiro, nosso Ademir do século XXI. Fred voltou ao time, e o time é outro com Fred. É impressionante: cada um dos outros dez joga melhor quando Fred está em campo. E o onze tricolor, potencializado pela presença do craque, transforma-se numa equipe difícil de ser batida.

O gol: aos 28 minutos do primeiro tempo, Jean cruzou para a área, e lá estava Fred. No lugar certo. Na hora certa. E a cabeçada inapelável do artilheiro venceu o goleiro Dreer, tal qual o chute de Ademir contra Oswaldo Baliza no Supercampeonato. Fluminense 1, Emelec 0.

A vaga nas quartas-de-final só foi garantida mesmo no final do segundo tempo, quando Rhayner cruzou da direita e Carlinhos fez 2 a 0. A esta altura, os violentíssimos equatorianos já atuavam com nove, após duas expulsões corretíssimas. Pouco depois, ecoou o apito final e, com a habitual pitada de dramaticidade, o Fluminense está na próxima fase.

A seis noites da glória, na distante caverna que habita, o Profeta coça sua longa barba branca, e sorri...

8 comentários:

  1. O segundo tempo foi horrível. Um dos piores do Fluminense no ano. O time não conseguia acertar dois passes seguidos. Xinguei muito! Quando o desgaste físico atingiu Fred, o time caiu muito de produção.

    O primeiro tempo foi muito bom. O time com Fred é mesmo outro. Joga muito mais fácil! E o cara mesmo há um tempão sem jogar deixou o seu!

    Aaaaah FREFRED FRED FRED

    Carlinhos, Edinho e Digão jogaram muito. Até o Bruno foi bem!

    Até o juiz foi razoavelmente bem!!! Banana, como todo árbitro da América Espanhola, mas razoável. Poderia ter expulsado alguns emelecas mais cedo e inverteu alguns lances, mas não comprometeu. Coisa rara!

    ResponderExcluir
  2. O time foi horrível durante os 90 minutos, sem dinâmica, sem coesão e com muitos espaços no meio de campo. A classificação foi mais pela ruindade do Emelec, que está mais para um dos pequenos do Campeonato Carioca do que para um time capaz de disputar (e não estar apenas presente) uma Libertadores, do que por méritos do Fluminense. Enquanto o segundo tempo corria, Fluminense ia se acovardando na defesa e o Emelec pressionando, cada vez mais o filme da eliminação do ano passado contra o Boca surgia em minha cabeça e começava a achar que levaríamos um gol no final, sem qualquer tempo para reagir.

    Felizmente, o Abel terá 2 ou 3 semanas para recuperar alguns jogadores e faze-los jogar como um time competitivo, como era no ano passado. Será a última chance pois, caso o Fluminense continue jogando assim, dificilmente passa das Quartas.

    Sobre a atuação dos jogadores, só destaco positivamente o Carlinhos e o Fred. Aliás, o fato de um jogador visivelmente fora de forma e de ritmo como o Fred (apesar de toda a sua qualidade) ter feito tanta diferença ontem já mostra como coletivamente o time está mal. Outros jogadores como o Bruno, Edinho e os zagueiros tiveram atuações corretas, mas não foram soberanos, do contrário o time não teria sofrido pressão de uma equipe tão fraca como a do Emelec. Jean, apesar do cruzamento no primeiro gol, foi muito mal. Parece que precisa de mais foco, pois depois que passou a ser convocado para a seleção, o seu futebol decaiu. WNem ainda está claramente fora de ritmo e, principalmente, no segundo tempo desperdiçou bons ataques do Fluminense. Thiago Neves foi o pior em campo, além de estar fora de ritmo, é um ex-jogador em atividade. Independente da sua condição física, o titular deveria ser o Rhayner. Enfim, muita coisa precisa ser feita e, vendo que na mesma competição ainda está um time como o do Atlético Mineiro, não dá para alimentar qualquer expectativa de título.

    ps: depois de tanta catimba, violência e daquele pênalti no primeiro jogo, foi no mínimo irônico (ou talvez até sintomático) que o primeiro gol do Fluminense tenha surgido justamente da única falta que não existiu.

    ps2: mesmo que por um "milagre" e o Fluminense à disposição o Engenhão ou o Maracanã, ontem ficou claro que o estádio ideal para os jogos do time na Libertadores é São Januário.

    ResponderExcluir
  3. PC,

    eu, e todo mundo pelo jeito, concorda que o time não vem fazendo aquele ano.... confesso que não vejo um futuro muito promissor na competição,... e não, não estou sendo clubista como podem alguns me classificar. Tu me conhece e sabe como sou imparcial com essas coisas. Mas me parece que algo existe dentro do tricolor para que o time jogue amarrado, as vezes sem vontade é o que parece... sei lá....

    Vida nova que segue, esperemos as 4ª de finais.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.blogdoclebersoares.com

    SOMOS FLAMENGO
    www.somosflamengo33.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu vejo muito pessimismo por aqui, acho que seremos campeões.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Big!

    Duvido que o Galo termine campeão! Joga com a desvantagem de decidir em casa. Quando perder de zero fora, vai se enrolar em casa. O time é psicologicamente fraco, mostrou isso no Brasileiro. Se o Lúcio não tivesse feito m, provavelmente o Atlético já estaria fora. O Corinthians está mais pra lá do que pra cá, embora ainda tenha chances de se classificar. É muito difícil tirar o Boca depois de perder de zero fora. E depois pega o Vélez.

    O Fluminense é muito cascudo, forte psicologicamente e tem um caminho mais fácil. Sem dúvida é um dos favoritos.

    Não sei de onde o povo tirou que o time tem que jogar bem pra ganhar Libertadores. O Inter de 2010 era fraco. O Santos de 2011 idem.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com Big e Ramón. Não há motivo algum para tanto pessimismo.

    Convenhamos, com essa chave fácil que pegamos (Emelec, Olimpia e Tigre), até mesmo um clube médio do Brasil (digamos, um Criciúma, um São Caetano, um Atlético PR) teria e obrigação de se classificar às semifinais. O que dizer do Fluminense...

    E se acham que o time está jogando mal, pensem bem: depois das quartas-de-final, haverá um mês de intervalo para a Copa das Confederações, tempo suficiente para que o time melhore muito.

    Eu particularmente tenho poucas críticas ao time ontem. Se tecnicamente não foi mesmo brilhante, por outro lado não faltaram vontade, garra, ímpeto e suor.

    Sim, passamos um sufoco desnecessário. Mas convenhamos, o Emelec só chegou ao Rio com chances reais de classificação sabemos MUITO BEM por quê...

    ResponderExcluir
  7. Acho que as pessoas se esqueceram como na verdade foi 2008.

    Aquele time do Fluminense sofria, suava bicas, mas passava com brio. Este time está fazendo isso, como em 2009 quando estranhamente o time que estava indo pro degola sem melhorar em quase nenhum atributo técnico (continuava errando muitos passes e com as mesmas deficiências) e sofrendo a cada jogo conseguimos nos safar.

    A história se repete, o Flu vem forte, sabendo o que quer, com um Carlinhos afim de jogar, com um TN que ontem mostrou que pode voltar a render como articulador de jogadas mesmo errando muito. Ontem o Diguinho entrou bem, o Digão lembrou o moleque abusado de 2009, Edinho numa boa noite e Nem mostrando que está voltando a forma de antes.

    O caminho será duro, mas vamos assim, desacreditados até o fim.

    Att,

    BMZ

    ResponderExcluir
  8. acredito assim como o PC que a pausa da copa das confederações será fundamental, essa preparação vai render a taça!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.