sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Observatório da imprensa esportiva #2 - O apagão geral de 7 de dezembro


No Observatório da imprensa esportiva #1, há duas semanas, critiquei a descarada distorção de uma notícia pela ESPN. Hoje, no segundo post da série, voltarei no túnel do tempo até o fatídico fim de semana final do Campeonato Brasileiro de 2013. No sábado 7, o Flamengo jogou contra o Cruzeiro no Maracanã, e deliberadamente escalou o atleta suspenso André Santos. Nas horas seguintes, um inacreditável apagão coletivo acometeu toda a imprensa esportiva brasileira, e ninguém publicou a matéria que seria o furo do ano.

Na sexta-feira 6, o STJD decidira que André Santos não poderia atuar na rodada final do Campeonato Brasileiro, cumprindo a suspensão pelo cartão vermelho recebido na decisão da Copa do Brasil. E este fato foi amplamente divulgado, apesar de o noticiário esportivo do dia ter sido quase inteiramente tomado pelo sorteio dos grupos da Copa do Mundo. O primeiro jornalista a divulgar a suspensão do atleta rubro-negro foi o ótimo Wellington Campos, que eu sigo no twitter e quase sempre chega na frente da concorrência nos bastidores do futebol carioca. Veja seu post no twitter, precisamente às 13:39 da sexta-feira 6:

Na sexta-feira à noite, passado o frenesi do sorteio das chaves do Mundial, os sites esportivos publicaram a notícia. O primeiro foi o Lancenet, às 19:39: Suspenso, André Santos não enfrenta o Cruzeiro pelo Brasileirão. Na sequência, vieram O Globo, Extra, e sites menos famosos, como Futnet e ESP BR. Em resumo: a suspensão de André Santos era um fato público, amplamente noticiado. (Lembrem-se que, no dia 27/12, o próprio André Santos confessou que sabia de sua suspensão, tendo alertado um funcionário do Flamengo a respeito, quando soube que seria escalado.)

Print screen da notícia do Lancenet.

No sábado 7, o Flamengo estranhamente escala André Santos em seu time titular, no jogo "para cumprir tabela" contra o Cruzeiro, que se iniciaria às 19:00. Assim que o Flamengo divulgou sua escalação, diversos torcedores atentos notaram que algo estava errado e se manifestaram nas redes sociais. Só no twitter, pelo menos três torcedores perceberam o equívoco antes ainda de a bola rolar no Maracanã:




Quando o jogo começou, os relatos naturalmente se multiplicaram. Muitos torcedores se lembraram da notícia da véspera e estranharam a escalação irregular de André Santos. É neste ponto que entra minha crítica à imprensa esportiva: onde estavam vocês? Até meros torcedores são mais vigilantes que vocês?

Incrivelmente, não houve uma única e escassa notícia, ou um singelo relato do jogo que fosse, na imprensa esportiva inteira, que citasse a escalação do atleta rubro-negro suspenso. Um apagão geral que só pode ser justificado de duas maneiras: ou houve um surto contagioso de incompetência, ou foi omissão.

O furo era enorme: com a escalação irregular, o Flamengo se auto-flagelara, desobedecera o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, fatalmente seria punido com a perda de 3 pontos - além do conquistado no empate - e assim passava a estar na alça de mira dos clubes que lutariam pela permanência na Série A no domingo 8. Com 45 pontos na classificação corrigida, o Rubro-Negro seria, por exemplo, ultrapassado pelo rival Fluminense, caso este vencesse o Bahia no domingo.

A briga contra o rebaixamento era o grande foco de todos, uma vez que o título já estava definido, e as vagas na Copa Libertadores quase certas. E no entanto, mesmo com uma matéria desta proporção escancarada diante de seus olhos, toda a imprensa esportiva brasileira incrivelmente ignorou o acontecido. Eu mesmo, se tivesse percebido o fato, certamente o teria publicado aqui, pelas drásticas consequências que ele poderia ocasionar na classificação final do Campeonato. (Mas nem assisti ao jogo, mais preocupado em celebrar o transcurso de meu aniversário.)

E entretanto, repito: não houve uma única e escassa notícia, ou um singelo relato do jogo que fosse, na imprensa esportiva inteira, que citasse a escalação irregular de André Santos e suas consequências. No domingo 8, a Portuguesa insanamente cometeu o mesmo erro do Flamengo, e acabou salvando o Rubro-Negro da degola. Somente na terça-feira 10, com a denúncia da CBF ao STJD, é que os casos André Santos e Heverton vieram à tona.

Incompetência ou omissão?

PCFilho

9 comentários:

  1. Fifa cobra atitude da CBF contra Fla e Lusa e estabelece prazo para que providências sejam apresentadas
    Entidade exige imediata suspenção das ações e recursos na Justiça Comum


    A Fifa perdeu a paciência. Depois de ter cobrado explicações da CBF sobre o imbróglio envolvendo Flamengo, Portuguesa, CBF e STJD tendo recebido como resposta um pedido de ajuda, a entidade endureceu o discurso e estabeleceu prazo até o dia 19 de fevereiro, véspera do prazo limite para publicação da tabela do Campeonato Brasileiro, já publicada pela CBF, para que a mesma apresente um relatório sobre as medidas tomadas pela entidade para que cessem todos os expedientes envolvendo Flamengo e Portuguesa na Justiça Comum, inclusive de modo a impedir que isso ocorra novamente no futuro.

    A CBF, na reunião com os demais clubes, ocorrida na última quinta-feira, alinhavou um pacto entre todos os participantes da série A contra o uso do tapetão da Justiça Comum. Os clubes, exceto o Flamengo, se comprometeram a não mais recorrer à Justiça Comum, inclusive observando formas de evitar serem beneficiados por ações movidas por seus torcedores.

    A Fifa quer que a CBF entre em contato diretamente com os clubes e deixe claro que sanções serão impostas em caso de os mesmos insistirem na conduta anti-desportiva. A entidade deixou claro ainda que qualquer medida é a ser adotada é de exclusiva responsabilidade da CBF.

    Duro golpe na virada de mesa

    O documento Marco Villiger, Diretor de Assuntos Legais, e Marc Cavaliero, encarregado da área de disciplina e governança, certamente vai esfriar os esforços ainda em curso para tentar levar a cabo a virada de mesa, uma vez que a CBF está coagida a usar o poder a si consagrado como entidade máxima do futebol brasileiro, que lhe garante até mesmo a prerrogativa de excluir os clubes envolvidos das suas competições, de acordo com o parágrafo 3 do artigo 68 do Código Disciplinar da Fifa.
    ----
    continua....
    http://www.otricolor.com/?pg=noticia&id=5251

    ResponderExcluir
  2. PC, como já te disse, quando se trata de investigar determinados clubes, a imprensa dá apagão, e o silencio é ensurdecedor.

    E já dei exemplo aqui em Portugal, que os clubes de lisboa, sporting e benfica, tem sempre muito mais destaque e puxa-saquismo na imprensa do que o Porto, e quando há cheiro de podre no ar em relação a estes dois clubes da capital, também há apagão.

    Uma amiga minha italiana diz que a fra-press italiana é para o Milan, a fra-press espanhola já sabemos, é toda do Real Mandril(como chamam os adversários), na França é o Marselha e na Alemanha, o Bayern, e no Brasil, como todo mundo sabe, é toda pra mulambada carioca e paulista.

    A qualidade da imprensa esportiva é praticamente igual em todos os lugares, porque o cara antes de ser jornalista, torcia por algum clube, mas antigamente (com raras excessões tipo Ary Barroso ou Jorge Curi, que a cada gol da mulambada gritavam cerca de quase um minuto, como apurou João Saldanha, enquanto que dos outros clubes era tipo 10 segundos),
    o pessoal tipo Rui Porto, Valdir Amaral, e mesmo recentemente o Garotinho, conseguiam ser isentos e tratar todos por igual.

    Mas não podemos esperar isenção da maioria dessa raça, que exerce o clubismo antes da profissão, e esqueceram o juramento que fizeram na formatura.

    O que se pode fazer é calar a boca deles ganhando títulos, como faz aqui em Portugal o Porto.

    E Fred, hein???Tem jeito não, tá bichado...

    ST

    ResponderExcluir
  3. "Vamos deixar quieto que dai pode ser que ninguém veja.."

    ResponderExcluir
  4. A FIFA perdeu a paciência e já deu um basta para os malfeitores.

    Quando quiserem aprender sobre regras de futebol, leis do Brasil ou honradez, façam uma visita ao FFC!

    ResponderExcluir
  5. "Depois de optar por preços abusivos no Fla-Flu de sábado, no qual o torcedor tricolor tem como opção mais barata a entrada a R$ 100, o Flamengo fez um convite através de seu Facebook oficial aos torcedores para acompanharem a partida pela televisão.

    Como mandante do jogo, o clube rival foi quem determinou o valor dos bilhetes. Vale destacar que o canal Premiere, para o qual o Flamengo fez propaganda, é parceiro do Rubro-Negro, que tem, inclusive, um programa semanal na grade de programação.

    Fonte: Lancenet - Autor: Rodrigo Mendes"

    ResponderExcluir
  6. Crise na Globo se aprofunda. E nada do DARF. IBOPE ajeitando os números.

    http://cidadedeminas.blogspot.com.br/2013/12/crise-na-globo-se-aprofunda-e-nada-do.html?spref=tw

    OLHE BEM, PRESTE ATENÇÃO

    ResponderExcluir
  7. Adicionaria mais um fato a essa lista. Segunda-feira, o jogador foi ao Bem Amigos e disse que não estava sabendo de nada, vejam só: http://sportv.globo.com/site/programas/bem-amigos/noticia/2014/02/andre-santos-sobre-suspensao-no-stjd-nao-sabia-ninguem-falou-nada.html

    Uma contradição dessas, acredito que seria digno de nota da imprensa futebolística, não acham? Ainda mais considerando que o vídeo em que ele afirma que sabia da escalação foi noticiado por alguns jornalistas, mas o que se ouviu da imprensa foi apenas barulho de grilo...
    Ano de Copa no Brasil e parece que por isso está todo mundo vendido, até aqueles se intitulavam tão "independentes".

    ResponderExcluir
  8. Isso vai acabar em "pizza".

    No blog do PC tem lá uma foto que, juntando as peças, bate tudo certo(não do CB, mas do patrocínio), que está aqui abaixo no link

    http://4.bp.blogspot.com/-TC3xmHGRKp4/UuJCv6kcTLI/AAAAAAAA6sM/74Ad69e3R4k/s1600/framengo+sujo.jpg

    Coincidencia, né?

    A porra do André Santos confirma, não UMA, mas DUAS VEZES na TV que foi o clube que disse que ele ia jogar(e mesmo que não jogasse, constava da súmula), até cita o nome dum tal de serginho, e NINGUÉM INVESTIGA!!!

    E como já disse, aqui em Portugal ninguém investiga clubes de lisboa, mesmo quando o treinador do benfica agride e empurra policiais dentro de campo ao vivo e a cores para todo Portugal, mas quando se trata do Porto, são mais rápidos que o THE FLASH:

    Veja se alguém consegue entender:
    querem SUSPENDER um jogador do Porto porque a Liga de Clubes não repassou uma parte da verba para a Federação Portuguesa de Futebol referente à transferencia do mesmo jogador do clube onde jogava para o Porto, sendo que o Porto já pagou a totalidade da verba à...Liga de Clubes.

    Entenderam?

    ResponderExcluir
  9. Mais uma ótima matéria. Parabéns!
    Aproveito pra sugerir uma outra sobre as mudanças de estratégias de defesa de Portuguesa e Flamengo, de acordo com os acontecimentos e conveniência.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.