domingo, 6 de julho de 2014

Assis

Assis eterno.

Amigos, este domingo sem futebol nos traz a triste notícia do falecimento de Assis, o maior mito da história do Fla-Flu, aos 61 anos.

O sonho de dez entre dez meninos brasileiros é decidir um Campeonato no Maracanã lotado. Se acontecer num Fla-Flu, melhor ainda. Pois bem: Assis o fez duas vezes.

Na noite de 11 de dezembro de 1983, no último lance do último clássico do Campeonato, Assis escapou pela direita, recebeu o lançamento de Deley, invadiu a área, tocou na saída de Raul, e entrou para a história e a lenda do Fla-Flu.

Exatamente um ano e cinco dias depois, em 16 de dezembro de 1984, aos 30 do segundo tempo, Aldo cruzou da ponta direita e Assis voou como um anjo para cabecear e vencer Fillol. Ali, Assis deixou de ser apenas mais um personagem do maior clássico da Terra. Ali, Assis passou a ser o maior nome da história do Fla-Flu.

E apesar disso tudo, Assis era um homem muito humilde. Atendia aos pedidos de cada torcedor, de cada fã, com uma paciência do tamanho de seu talento. É impossível não admirar Assis, não gostar de Assis.

Há não muito tempo, Washington se foi, também prematuramente. A parceria agora se reeditará nos gramados celestes. O lendário casal 20 logo estará dando trabalho aos zagueiros lá em cima, é fato.

Afinal, Assis e Washington são garantias de gols e de taças, assim na terra como no céu.

Vá em paz, Assis. Obrigado por tudo.

PCFilho

6 comentários:

  1. Estou em choque!!!

    Custa acreditar!!!

    Parece até predestinado que o CASAL 20 jamais poderia ficar separado por muito tempo...

    Descanse em paz Assis.A voce e a Washington, devo muitas das minhas maiores alegrias que tive na vida, e fui sortudo em ver o Casal 20 ao vivo em quase todos os jogos entre 1983 e 1987...

    Estou simplesmente chocado...

    ResponderExcluir
  2. Eu soube agora! Triste! Não sabia que tinha problemas sérios de saúde! Que Deus o ilumine, Assis!

    ResponderExcluir
  3. Aí PC, posta essa foto que está arrepiante

    https://scontent-a-lhr.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/t1.0-9/10526042_704603559587508_4608583457784149462_n.jpg

    ResponderExcluir
  4. Pois é PC, veja o que o GLOBOESPORTE escreveu:

    "Nota da redação: em casos de falecimento, os editores e repórteres têm o cuidado de não selecionar fotos das vítimas sorrindo. No caso de Assis, isso foi praticamente impossível. A maioria das fotos registradas no arquivo do GloboEsporte.com exibiam o craque e eterno ídolo sempre feliz. É com essa imagem que ficamos."

    Sorrindo, era assim que o Casal 20 deixava os tricolores na maioria das vezes, e por 5 anos consecutivos.

    ResponderExcluir
  5. Em setembro, farei 40 anos de arquibancada, que começaram na partida Fluminense 5 a 1 Vasco, em 1974.
    Outro dia fiquei pensando em qual teria sido o time mais marcante parta mim, e cheguei a conclusão que foi a (também) Máquina Tricolor da década de 1980.
    Uma velha amiga de arquibancada, a Siglia, comentou com a chegada de Assis e Washington: Agora vai, estava faltando crioulo neste time, para se referir a arte e descontração que os negros trouxeram para o futebol!
    Todos os jogadores daquele elenco são meus heróis, todos sem exceção.
    Assis e Washington fizeram a maior dupla de ataque que vi jogar no Fluminense, até porque pareciam saber onde estava o outro, sem precisarem se olhar.
    Não por acaso os amigos se reencontrarão na Pátria Espiritual.
    Sempre lembrarei deles com muito carinho e gratidão.
    Obrigado, guerreiros!

    ResponderExcluir
  6. PC, rbn e Alexandre, emoção pura no post e comentários em homenagem ao Eterno Carrasco Assis!!! Valeu, amigos! Valeu, Craque!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.