terça-feira, 4 de novembro de 2014

Ilídio Lico: "escalação de Heverton foi coisa premeditada"


Amigos, o Campeonato Brasileiro de 2013 parece não acabar nunca. Ontem, fui alertado por um leitor sobre uma entrevista de Ilídio Lico - o presidente da Portuguesa - concedida semana passada, ao Blog do Jorge Nicola. Perguntado sobre se sabe por quê Héverton foi escalado irregularmente na última rodada do Brasileirão de 2013, ele respondeu: "Foi coisa premeditada. Não dá para falar muito, porque eu não tenho como provar e ainda vou acabar processado, mas sabemos da participação do departamento jurídico. E agora estamos tentando eliminar o Manuel da Lupa". A declaração do mandatário da Lusa contraria frontalmente a tese amplamente aceita de que foi tudo coincidência. Entretanto, estranhamente, a fala de Ilídio Lico não ecoou na imprensa esportiva brasileira...

Em janeiro, o Ministério Público de São Paulo já havia sugerido que a Portuguesa sabia da suspensão de seu atleta. O Flamengo, outro clube punido na ocasião, também sabidamente tinha conhecimento da suspensão de André Santos. Entretanto, estranhamente, as investigações do MP-SP não produziram desdobramentos nos meses seguintes...

Vale dizer que este blog sempre questionou a bizarra tese da coincidência (vide posts O erro da Portuguesa - uma abordagem estatística e Casos de perdas de pontos no Campeonato Brasileiro desde 2003). Em menos de 24 horas, dois clubes cometeram o mesmo primaríssimo erro - convenhamos, creditar essa situação ao mero acaso é de uma ingenuidade quase infantil.

PCFilho

10 comentários:

  1. E não apenas isso, porque quase não comentaram sobre o caso Corinthians e a situação do Petros? O mesmo ocorreu com o Criciúma.
    Não tenho informações suficientes para dizer se os times estavam errados ou não nas situações mencionadas, mas considerando o disse-me-disse que foi no ano passado, esperava ao menos mais do que umas meras notinhas de rodapé de jornal, mas todos sabemos o porquê isso não ocorreu...

    ResponderExcluir
  2. Flamengo e Corinthians no meio, não precisa dizer mais nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fluminense mais uma vez se salvou, coincidência?! E o Criciuma faz parte do jogo? Ou foi porque o fluminense não ia ser beneficiado?

      Excluir
    2. Tô esperando o flamengo ganhar algo no tapetão, vamos aprender com o Fluminense ainda.

      Excluir
    3. O que o Fluminense ganhou no tapetão até hoje?? Que eu saiba, nada.

      Já o Flamengo... se classificou para a 2ª fase de uma Copa Libertadores no tapetão (em 1981).

      Quanto à situação do ano passado, o Fluminense se salvou sim, mas graças ao erro do Flamengo. Foi o Flamengo que se salvou graças ao erro da Portuguesa.

      O maior beneficiado pela escalação "premeditada" do Heverton foi o FLAMENGO, como se depreende imediatamente de uma simples análise da tabela de classificação final.

      O Fla ficou em 16º, e o Flu em 15º. Se não fosse o "descuido premeditado" da Lusa, quem cairia? ;)

      Excluir
    4. O Fluminense não é o "Rei do Tapetão" porque ganha títulos lá, mas porque não os perde para clubes picaretas, que tentam ganhá-los lá ou simplesmente tentem reverter uma medida administrativa como a perda de pontos automática por escalação irregular de jogadores suspensos, que até crianças sabem que não podem entrar em campo.

      Excluir
    5. O que o Fluminense ganhou no tapetão? O time tricolor foi o PRIMEIRO a usar justiça comum pra se beneficiar. Perdeu completamente a credibilidade. Esses blogueiros...
      http://esportes.terra.com.br/infograficos/viradas-mesa/

      Excluir
    6. Satirizzando,

      Quem é você para falar que eu perdi credibilidade?? É você, que nem assina seu nome, que vem aqui e repete uma mentira. Não, o Fluminense não foi o primeiro clube a usar a Justiça Comum para se beneficiar. Este link que você cita fala do caso do Flávio em 1969, né? Pois é, saiba que, 18 anos antes, ainda em 1951, o Botafogo, derrotado em campo pelo Madureira por 2 a 1, alegou que o tricolor suburbano escalara dois atletas irregulares, e tentou ganhar os pontos do jogo no tapetão. Portanto, não, o Fluminense não foi o pioneiro do tapetão.

      Aprendeu, aluno? Pra vir falar de minha credibilidade, tem que comer muito feijão com arroz, babaca.

      Excluir
  3. LUSAGATE - Torcedor ilustre da Lusa diz que escalação de Héverton foi caso de corrupção Exemplo de vida e ícone...

    http://fb.me/1tSvv4AqU

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.